A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
A1 - Ética e Profissionalismo em Enfermagem

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0,7 em 0,7 pontos
	
	
	
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.
“Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos”.
Este trecho do código de ética refere-se a:
	
	
	
	
		Respostas Selecionadas:
	 
a. Direitos de exercer a atividade alicerçado nos direitos humanos
	Respostas Corretas:
	 
b. Direitos de exercer a atividade alicerçado nos direitos humanos
	
	
	
· Pergunta 2
0,7 em 0,7 pontos
	
	
	
	Leita com atenção.
 
O plenário do Cofen aprovou no dia 14/02/20 nota técnica sobre o coronavírus (Covid-19). O documento, elaborado pela Comissão de Atenção à Saúde (CTAS), traz orientações aos profissionais de Enfermagem sobre a nova doença  e como lidar com uma possível chegada ao Brasil. Para o Cofen a Enfermagem tem um papel fundamental na detecção e avaliação dos casos suspeitos, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também  por se tratar da maior categoria profissional de Saúde, e a única que está 24h ao lado do paciente. Na China, onde ocorreu o primeiro epicentro da doença, os profissionais de Enfermagem ainda estão enfrentando longas jornadas para conter a epidemia. A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é um cenário desafiador para todos os profissionais da saúde. A saber o (a) Enfermeiro (a) se vê em um contexto ainda mais engembrado de dificuldades por estar na linha de frente do processo de cuidado. Nesse contexto de assistencia às vitimas da pandemia, os profissionais da Enfermagem possuem o exercicio da sua profissão regulados pela lei do exercicio profissional 7.498, de 25 de junho de 1986. Sabendo disso, mesmo em situações emergênciais o (a) enfermeiro (a) necessita consideradas no exercicio das suas atividades o que consta na lei do exercicio profissional dos profissionais da Enfermagem. De acordo com essa elei, assinale a alternativa que aponte funções que são privativas do (a) enfermeiro (a).
II. I. o profissional de enfermagem deve exercer sua profissão com autonomia, respeitando os limites estabelecidos pelos preceitos éticos e legais, técnico-científicos e teórico-filosóficos.
II. II. é de responsabilidade do Conselho Federal de Enfermagem a decisão relativa à penalidade de suspensão do exercício profissional.
II. III. é dever assegurar a prática profissional mediante consentimento prévio do paciente, representante ou responsável legal, ou decisão judicial.
II. IV. o profissional de enfermagem deve responsabilizar-se por falta cometida em atividades profissionais independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe, por imperícia, negligência ou imprudência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.
II. V. na gradação da penalidade, consideram-se somente a gravidade da infração, o dano causado e o resultado
 
Estão corretas apenas as afirmativas
	
	
	
	
		Respostas Selecionadas:
	 
I, III e, IV
	Respostas Corretas:
	 
I, III e, IV
	
	
	
1. Pergunta 3
0,7 em 0,7 pontos
	
	
	
	 
Os valores e os compromissos éticos dos profissionais da Enfermagem, assim como os direitos, partem do mesmo ponto: a dignidade humana. Embora os direitos humanos não sejam uma linguagem corrente da Enfermagem, o preceito que baliza a prática da enfermagem – a busca do bem-estar do paciente e da comunidade – é consistente com aqueles em que se funda a Declaração Universal de Direitos Humanos.
 
Sabendo que os direitos humanos devem permear a prática assistencial do profissional da enfermagem, leia com atenção as alternativas abaixo.
3. 1. Os profissionais da Enfermagem que atuam na área dos direitos humanos compartilham ideais similares. Como a busca por sistemas de saúde efetivos integrados e que estejam ao alcance de todos.
3. 2. A interface entre Enfermagem e direitos humanos deve ser compreendida sob a perspectiva do referencial internacional dos direitos humanos e do Código de Ética dos Enfermeiros do Conselho.
3. 3. O Código de Ética dos profissionais de Enfermagem estabelece a obrigação dos enfermeiros de salvaguardar, respeitar, e promover, ativamente, os direitos humanos relacionados aos cuidados em saúde e ressalta que os enfermeiros são responsáveis por suas ações e omissões em proteger os direitos humanos.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Respostas Selecionadas:
	 
I, II e III
	Respostas Corretas:
	 
I, II e III
	
	
	
1. Pergunta 4
0,7 em 0,7 pontos
	
	
	
	Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação. O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos. Sabendo disso, leias com atenção as afirmações abaixo sobre os direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
I. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção fora das fronteiras de cada Estado, mesmo com restrições internacionais.
II. Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
III. Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.
IV. Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Estão corretas somente o que se afirma em
	
	
	
	
		Respostas Selecionadas:
	 
d. II, III e IV
	Respostas Corretas:
	 
d. II, III e IV
	
	
	
1. Pergunta 5
0,7 em 0,7 pontos
	
	
	
	Uma adolescente de 16 anos completos, saudável, estudante do ensino médio, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde, sem acompanhante. Refere que já iniciou a vida sexual e gostaria de fazer uso da pílula anticoncepcional, apesar de utilizar o preservativo. O enfermeiro que a atende diz que só pode prescrever o método pedido após falar com um de seus pais ou responsável legal. (Questão adaptada - Enade, 2008)
A partir das discussções realizadas em sala de aula e da leitura dos materiais sobre os principios básicos da bioética, a conduta do enfermeiro está
	
	
	
	
		Respostas Selecionadas:
	 
e. Errada. Tal atitude pode ser considerada infração ética, pois, mesmo sendo menor de idade, a paciente mostra-se capaz de tomar decisões relativas à sua saúde e não há necessidade de comunicar aos responsáveis legais assuntos de sua vida sexual.
	Respostas Corretas:
	 
e. Errada. Tal atitude pode ser considerada infração ética, pois, mesmo sendo menor de idade, a paciente mostra-se capaz de tomar decisões relativas à sua saúde e não há necessidade de comunicar aos responsáveis legais assuntos de sua vida sexual.
	
	
	
1. Pergunta 6
0,7 em 0,7 pontos
	
	
	
	A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. A enfermagem brasileira, face às transformações socioculturais, científicas