Buscar

Atividade Reflexiva I docx 5 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Práticas de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Atividade Reflexiva I
 Pluralidade Cultural: Como o professor deve trabalhar a questão.
Por nossa própria formação histórica, o Brasil é um dos países de maior diversidade étnica e cultural do mundo. A formação étnica brasileira se deu a partir da miscigenação entre povos africanos, portugueses e indígenas. Posteriormente, nosso país também passou a ser o lar de imigrantes de diversos países Europeus como Itália e Alemanha, japoneses entre outros, tornando se um país multicultural.
Todo esse multiculturalismo presente na nossa sociedade, deve ter espaço nas escolas, que devem estar abertas para a diversidade, diferenças e cruzamento de culturas. 
“A diversidade e o reconhecimento das diferenças reafirmam a centralidade da educação como o processo e a escola é a instituição social de mediação dos dilemas colocados à sociedade” (RODRIGUES; ABRAMOWICZ, 2011, p. 246).
A educação é o caminho para o respeito as diferenças, pois os alunos são sujeitos em formação. O professor deve estar atento a sua própria formação e formação dos alunos, buscando estratégias pedagógicas que não somente leve os alunos a aceitar as diferenças, mas também a valorizar a pluralidade cultural.
Um dos vídeos que nos serviu como base para construir esta atividade, mostra como professores buscam em suas práticas pedagógicas, valorizar a cultura africana, não somente abordando a presença do negro na história como escravo, mas apresentando o continente africano de forma positiva, resgatando a importância da contribuição afrodescendente. Tais práticas não somente levam aos alunos a respeitar a cultura africana, mas conhece-la e aprecia-la.
Durante este período de realização do estágio, pude observar a professora, em uma das aulas fazendo uso dos dedos das mãos, mencionou que como nossos dedos também somos diferentes, mas que todos tem sua importância. Foi a única vez durante cerca de trinta dias de estágio que vi nossas diferenças sendo abordada em sala de aula. Contudo acredito que falta em muitos docentes, bases para que o assunto seja intensamente discutido e desenvolvido em sala de aula. O assunto da diversidade, de outras culturas, não deve ser tema apenas das datas comemorativas. O professor como mediador, deve contribuir para a construção de sujeitos críticos, produtos de uma educação inclusiva.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MACENA, J. O.; CAPELLINI, V. L. M. F. A diversidade cultural na formação e atuação de professores. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, ,v.8,n.22, p.160-176, jan./abr. 2018. Disponívelem:<http//ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9051/4739;>Acesso em: 29 fev. 2020.
PRÁTICAS pedagógicas - A diversidade cultural na sala de aula. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nra5S1pvaNo> Acesso em: 29. Fev. 2020

Outros materiais