Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso : Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior
Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)
Professora Lilia Nantes
Acadêmico (a): Dayane Lúcia da Silva RGM: 013.970
Polo: Deodápolis Data:20/08/2019
Atividades das Aulas 03 e 04
1 - Disserte o que você entendeu sobre a seguinte afirmação: “ 5 linhas)
	“Para Comparato, (2003, p. 57), os Direitos Humanos são inerentes ao próprio ser humano, sem estar conectado com qualquer particularidade de pessoas ou grupo. Não se pode falar em Direitos humanos sem abordar a dignidade e não se pode falar em dignidade sem abordar os Direitos Humanos.” ( de 5 a 10 linhas)
R: Aspiração de proteger a dignidade humana de todas as pessoas está no centro do conceito de direitos humanos. A pessoa é colocada sobre um sistema de comprometimento e valores entre os indivíduos, para que possa proteger a vida de cada um que esta em sociedade, como a dignidade humana, a igualdade, a fraternidade e a liberdade, pelo menos a do pensamento, a da democracia, são valores e princípios básicos da sociedade. Uma sociedade mutante, que se transforma e transforma o mundo.
2- As práticas do racismo são diversas e se apresentam de diversas formas. Por meio das estatísticas sobre escolaridade, mercado de trabalho, criminalidade, presença nas artes e outros, pode-se perceber o problema na prática. A discriminação dá-se de duas formas: direta ou indireta. Explique cada uma delas. 
R: Discriminação Direta: Considera que existe sempre uma pessoa seja sujeita a tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido, ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável.
Discriminação indireta: é considerado que exista discriminação indireta sempre que disposição, critério ou prática, aparentemente neutro, coloque pessoas de uma dada origem racial ou étnica numa situação de desvantagem comparativamente com outras pessoas; 
3- Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino- americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que:
a) atualmente, o termo “pluralidade cultural” não se aplica ao Brasil por causa da Globalização.
b) a mistura de todas estas raças e etnias não caracteriza a identidade do povo brasileiro.
c) o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história.
d) a diversidade cultural e racial não interfere nas formas com que os habitantes do Brasil organizaram sua vida social e política.
e) ações racistas e discriminatórias não existem na sociedade brasileira por causa da grande diversidade cultural e racial do país.
4- No que tange a inclusão, explique sobre o que garante a Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. 
R: Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos in,dígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
5- De acordo com a aula 5, Mota (1999, p.41) constata que: Até os anos 70, era comum a suposição de que as populações indígenas não tinham futuro. Também era lugar comum a ideia de que não tinham passado. A situação começou a mudar nas legislações que atuam na garantia do Direito Indígena. 
Você poderia citar no mínimo três das legislações que atuam na garantia do Direito Indígena atualmente?0
R: Declaração universal dos direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela ONU, em 13 de setembro de 2007.
A lei 11.645, de 10 de março de 2008, obriga o ensino da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, particulares e publicas do Brasil.
Dia nacional de luta dos povos indígenas - lei nº 11.696, de 12.06.2008.