Buscar

Classificação dos Crimes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Classificação dos Crimes
· Crimes comuns e crimes especiais: os primeiros são os previstos no código penal (homicídio 121; furto 155; roubo 157; lesão corporal 129; estupro 213). Os especiais são os previstos em leis extravagantes (lavagem de dinheiro: lei 9.613/98; porte ilegal de arma de fogo: lei 10.826/2003; crimes ambientais: lei 9.605/98; tráfico de drogas: lei 11.343/2006). 
Crimes comuns são aqueles que estão no código penal, mas dentro do código existem diversas leis.
Sempre lei especial se aplica no lugar da lei geral, pois a lei especial é mais específica.
· Crimes unissubjetivos/concurso eventual e crimes plurissubjetivos/concurso necessário: o primeiro pode ser cometido por uma só pessoa ou por várias em concurso de agentes (homicídio, lesão corporal, roubo). No segundo, o tipo penal exige a pluralidade de sujeitos ativos como requisito para que o crime ocorra, obrigatoriamente, deve ser praticado por duas ou mais pessoas (associação criminosa 288; rixa 137).
Crimes unissubjetivo- é aquele que pode ser cometido por uma só pessoa ou várias.
Crimes plurissubjetivos- conclui que só uma pessoa não pode cometer esse crime, necessariamente deve ser cometido por várias pessoas.
· Crime próprio: é aquele que a lei requer alguma qualidade ou condição especial do sujeito ativo, sendo que somente determinadas pessoas podem cometê-lo.Peculato (artigo 312, só o funcionário público pode praticar este crime). Aborto do artigo 124, só a gestante pode praticar.
Crime próprio existe uma condição específica. Ex.: Uma pessoa chega em uma escola e rouba um computador, está cometendo um furto, já uma professora rouba o computador nas mesmas condições ela está cometendo peculato
· Crimes materiais e crimes formais: crimes materiais são aqueles em que o tipo penal descreve uma conduta e um resultado material, e exige esse resultado para que haja a consumação (homicídio, lesão corporal, furto). Crimes formais, o tipo penal descreve uma conduta e um resultado, mas, contenta-se apenas com a conduta para a consumação do crime. 
Artigo 159 (extorsão mediante sequestro), o crime está consumado, mesmo que os sequestradores não obtenham o dinheiro exigido da família da vítima para libertá-la. Sequestro qualificado pelo fim libidinoso (148, §1º, V), não precisa a realização do ato libidinoso para a consumação do crime.
	
Crimes materiais: é aquele que para se consumar tem de haver resultado, um exemplo é o homicídio que para se consumar tem de ter havido morte.
Crimes formais: não precisa que o resultado ocorra para se concluir que o crime se consumou. Exemplo: sequestro alguém para obter vantagem, mas não consigo a vantagem, pois pessoa foi resgatada, no entanto o crime se consuma mesmo assim.
· Crimes comissivos e crimes omissivos: comissivo, o verbo do tipo corresponde a uma ação (homicídio, roubo, estupro, lesão corporal). Omissivo, o verbo do tipo corresponde a um não fazer, a uma omissão (omissão de socorro – artigo 135; e omissão de notificação de doença – artigo 269)
· Crime Comissivo: Para se cometer esse crime o verbo é uma ação, como matar, roubo, estupro, lesão, ou seja, existe uma ação, um fazer.
· Crime Omissivo: Não faz uma ação que deveria fazer, o verbo será deixar de fazer algo que era obrigado a fazer, como omissão de socorro, não notificar uma doença.
	
· Crimes de conduta mista: uma ação seguida de uma omissão (artigo 169, §único, II – apropriação de coisa achada). Crimes de conduta mista são aqueles que tem uma ação e depois uma omissão.
Exemplo clássico é o 169: Foi uma ação, achou algo perdido, não restitui foi a omissão, não foi atrás da autoridade competente para devolver essa coisa
· Crimes principais e acessórios: os principais são aqueles cuja existência não depende da ocorrência de crime anterior. Os acessórios são aqueles que necessitam de um crime anterior (receptação – artigo 180; lavagem de dinheiro – lei 9.613/98).
Crimes Acessórios: Só existe se antes dele houve outro crime, exemplo só vai haver receptação se antes houve o crime principal que foi o roubo, depende do crime principal que é o roubo.
· Crimes de forma livre e crimes de forma vinculada: crimes de forma livre são aqueles que existem inúmeras formas de praticá-lo (ex: homicídio); e crimes de forma vinculada: formas taxativamente previstas em lei (artigo 149 – redução a condição análoga a de escravo).
Você pode cometer homicídio de diversas formas diferentes, é um crime de forma livre, a lei não vai dizer a forma que você vai praticar esse crime.
Crimes de forma vinculada: a lei traz as formas que você pode cometer esse crime. Próprio tipo penal traz as formas.

Outros materiais