A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 2 Sociologia do esporte 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 10.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
Você acertou!
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A distinção social é uma categoria relevante para os profissionais de educação física...[esse profissional tem ao poder apresentar as diferentes modalidades esportivas para os seus alunos, diversificando as possibilidades de prática e construindo o que chamam de cultura esportiva.]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a cultura esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Cultura esportiva é a possibilidade de reconhecer e criar gosto pelo esporte não por meio de uma modalidade, mas pelas inúmeras oportunidades de movimento, desenvolvimento de habilidades e interação.
Você acertou!
“Após serem apresentados a diferentes modalidades, os alunos podem se identificar com práticas diferentes daquelas mais tradicionais, servindo tanto para perceber habilidades que não conheciam e as desenvolverem, como também por criar gosto por uma prática que pode mantê-los fisicamente ativos no decorrer da vida." (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 191).
	
	B
	Cultura esportiva é quando um grupo de pessoas praticam as mesmas modalidades esportivas, no mesmo pais de origem.
	
	C
	Cultura esportiva são atividades esportivas ligadas a atividades de expressão corporal.
	
	D
	O indivíduo não cria uma cultura esportiva, visto que as suas experiências são restritas às modalidades praticadas na sua comunidade.
	
	E
	Cultura esportiva é  formada pelas modalidades coletivas.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condição social menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
Você acertou!
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentemente de qualquer condição.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das manifestações de carinho que um sujeito tem pelos demais.
	
	E
	O bullying tem uma relação mais direta com ambiente escolar, manifestado principalmente na violência verbal e simbólica dos sujeitos.
Você acertou!
“Embora seja uma relação mais direta com comportamentos de crianças nas escolas, o bullying tende a incorporar comportamentos de violência verbal e simbólica”. (Livro –base:, p. 185).
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “Há uma grande quantidade de categorias sociológicas com potencial de serem utilizadas na compreensão e interpretação do esporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.135.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
1. Dominação ideológica.
2. Diversidade
3. Secularização.
(   ) Trata de transformar o sagrado em mundano.
(    ) Considera que há diferença de características entre as pessoas.
(   ) Considera o Estado como um instrumento dos mais ricos para oprimir os mais pobres.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3-2-1.
Você acertou!
Segundo o livro-base [1] “ As categorias dominação ideológica e resistência têm origem na teoria marxista. Como vimos anteriormente, essa teoria faz uma forte crítica ao sistema capitalista, entendendo que ele está estruturado de tal forma que o Estado é um instrumento dos mais ricos (burguesia) para continuar oprimindo os mais pobres (classe operária) [2] Diversidade é um termo relativamente comum em nosso cotidiano, referindo-se a não existência de uma mesma característica para todos. Ao adotar o termo para se referir a uma categoria sociológica, apropriamos essa ideia para pensar que as pessoas não têm as mesmas características entre si.[3] Secularização é o termo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.