A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação Online 2 - Educação em Direitos Humanos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Nota finalEnviado: 27/04/20 22:45 (BRT)
8/10
1. Pergunta 1
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, documento elaborado pelo governo federal em conjunto com organizações da sociedade civil, define os parâmetros, os objetivos e os fundamentos da educação em direitos humanos em âmbito nacional, refletindo o estabelecido internacionalmente sobre o tema. A respeito da definição de educação em direitos humanos de acordo com o plano defina quais afirmativas são verdadeiras, indicando, em seguida, a alternativa que traz a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas:
1. A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos.
2. Para o plano, uma das dimensões da educação em direitos humanos diz respeito a apreensão de conhecimentos historicamente conhecidos sobre os direitos humanos e sua relação com os contextos internacional, nacional e local.
3. Não faz parte das dimensões da educação em direitos humanos a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político.
4. O Plano enfatiza como dimensão da educação em direitos humanos o desenvolvimento de processos metodológicos participativos.
5. O Plano destaca que os valores, atitudes e prática sociais que expressem a cultura dos direitos humanos devem ser trabalhados no espaço de educação formal exclusivamente.
Incorreta
(B) As afirmativas I, II e IV... está correta
Ocultar outras opções 
6. 
As afirmativas I, II, III, IV e V são as verdadeiras.
7. 
As afirmativas I, II e IV são as verdadeiras.
Resposta correta
8. 
As afirmativas III e V são as verdadeiras.
9. 
As afirmativas I, II e III são as verdadeiras.
10. 
As afirmativas I e II são as verdadeiras.
2. Pergunta 2
/1
Sobre a educação em direitos humanos no ensino básico, os principais documentos que norteiam a área compreendem que um dos eixos fundamentais para a educação básica devem ser as estratégias de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, incluindo a reflexão sobre a elaboração, atualização e implementação do projeto político pedagógico, dos materiais didáticos, dos modelos de gestão e participação, além do processo de avaliação. Sobre estratégias para a educação em direitos humanos no ensino básico, escolha a opção verdadeira: 
Correta
(D) Assegurar que o ensino e ...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para servir de parâmetro legal e plano de ação para a educação em direitos humanos. As Diretrizes Nacionais preveem, dentre outras questões, propostas de práticas educativas para a educação básica. Indique as afirmativas verdadeiras e as falsas a respeito das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no que tange a educação básica. São parte das diretrizes:
1. Estimular a participação direta dos alunos em processos de organização da escola, incluindo a definição de regras de convívio;
2. Debater sobre a comunidade escolar como um todo, incluindo questões relacionadas à educação em si, à saúde, ao cuidado com o meio ambiente, dentre outras;
3. Incentivar o debate sobre uma sociedade que reconheça que há diferenças entre os seres humanos e que estas são frutos da falta de esforço pessoal;
4. Debater sobre escolhas religiosas e políticas específicas com os alunos do ensino básico;
5. Demonstrar com fotos e vídeos exemplos de violação de direitos humanos de forma a impressionar os alunos.
Agora assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas:
Correta
(C) As afirmativas I, II e ...
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
Sobre a educação dos profissionais dos [EJ1] sistemas de justiça e segurança, a capacitação desses profissionais é encarada como estratégica para a consolidação da democracia pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A respeito das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, marque as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.
1. Fortalecer programas e projetos de cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento em direitos humanos, dirigidos aos(às) profissionais da área.
2. Propor e acompanhar a criação de comissões ou núcleos de direitos humanos nos sistemas de justiça e de segurança, que abarquem, entre outras tarefas, a educação em direitos humanos.
3. Incentivar o desenvolvimento de programas e projetos de educação em direitos humanos nas penitenciárias e demais órgãos do sistema prisional, inclusive nas delegacias e manicômios judiciários.
4. Propor às associações de classe e dirigentes de meios de comunicação a veiculação gratuita das peças de propaganda dessas campanhas.
5. Definir parcerias com entidades associativas de empresas da área de mídia, profissionais de comunicação, entidades sindicais e populares para a produção e divulgação de materiais relacionados aos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que contempla as afirmações verdadeiras:
Incorreta
(A) As alternativas I, II e ... está correta
Ocultar outras opções 
6. 
As alternativas I, II e III são as corretas.
Resposta correta
7. 
As alternativas I, II e IV são as corretas.
8. 
As alternativas II, III e IV são as corretas.
9. 
As alternativas I, II e V são as corretas.
10. 
As alternativas IV e V são as corretas.
5. Pergunta 5
/1
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945 como resposta às atrocidades da 2ª Guerra Mundial e para estimular a cooperação entre as nações, evitando novos conflitos como as grandes guerras mundiais. A organização é composta de diversos órgãos, com finalidades diferentes. Sobre os órgãos das Nações Unidas, selecione a opção que indica a descrição correta sobre o que faz cada órgão para todos aqueles identificados: 
Correta
(B) Secretariado - presta ...
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos prevê diversos objetivos para a educação em direitos humanos no país. Dentre eles, fortalecer o respeito aos direitos humanos e as liberdades fundamentais, promover o pleno desenvolvimento da personalidade e dignidade humana, fomentar o entendimento, a tolerância, a igualdade de gênero e a amizade entre as nações, os povos indígenas e grupos raciais, nacionais, étnicos, religiosos e linguísticos, dentre outros. Relacione o público-alvo com as ações programáticas previstas no plano:
23 - 1_v1.PNG
23-2_v1.PNG
Agora, indique a alternativa correta quanto à associação entre as colunas da tabela acima:
Correta
(A) I – e, II – d, III – c, ...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos prevê ações para a educação dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança, compreendendo os direitos humanos como indispensáveis para a implementação da justiça e da segurança pública em uma sociedade democrática. Para isso, a educação em direitos humanos constitui um instrumento estratégico no interior das políticas de segurança e justiça. Sobre os princípios previstos no PNEDH para esses profissionais, selecione a afirmativa falsa: 
Correta
(A) apaziguamento das ...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Sobre a participação da Sociedade Civil organizada na educação em direitos humanos, destaca-se a atuação de organizações não governamentais, fundações, empresas, dentre outros atores, diretamente nos processos de ensino-aprendizagem sobre o tema. Sobre os desafios da educação em direitos humanos em espaços da sociedade civil organizada, compreendendo como tal organizações para ação social, marque a afirmativas falsa:
Correta
(A) As organizações da ...
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
/1
A educação em direitos humanos, conforme prevista no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, é compreendida, no âmbito da educação básica, como instrumento para o desenvolvimento social e emocional dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sobre os princípios que norteiam a educação