A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

VIOLÊNCIA CRIMINALIDADE E PREVENÇÃO
AVALIAÇÃO
A busca de soluções para a questão dos crimes violentos tem colocado a _______________ e o ____________ em posições opostas. A primeira, por exemplo, busca a solução na correção de distorções sociais, tais como a diminuição da pobreza, a melhoria da educação e da melhor distribuição de renda. Essas são conhecidas como “ ____________”. Por outro lado, as “______________” para os crimes violentos, propostas pelos defensores das medidas de controle, apontam o estabelecimento de maior quantidade e disponibilidade de recursos policiais, bem como o aumento das prisões e disponibilidade de vagas no sistema prisional, como o caminho a ser seguido. É preciso ter em conta, entretanto, que ambos, fazem parte de um contínuo em que o castigo efetivo, classificado como uma “________” por natureza pode ser um eficaz dissuasor do crime e, portanto, um mecanismo de prevenção contra alguns tipos de conduta violenta. Assim, de acordo com especialistas na matéria, as ações de prevenção não devem ser definidas de acordo com as soluções que produzem, e sim pelos seus efeitos observáveis nas condutas futuras.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a. erradicação, embate, soluções a longo prazo, soluções imediatas, solução imediata.
b. prevenção, embate, soluções a curto prazo, soluções mediatas, solução a curto prazo.
c. prevenção, combate, medidas leves, medidas drásticas, solução drástica.
d. erradicação, controle, soluções duras, soluções brandas, solução branda.
e. prevenção, controle, soluções brandas, soluções duras, solução dura.
Analise as alternativas abaixo assinalando V para verdadeiras ou F para falsas:
Segundo a OMS, ainda que fatores biológicos e individuais possam ser explicativos da violência, o mais comum é que a explicação se dê por sua associação com outros, tais como: familiares, comunitários, culturais que, em conjunto criam condições adequadas a manifestações violentas, físicas ou simbólicas.
Resposta 1
Encontrada sob diversas formas em praticamente todos os lugares, consubstanciada nos milhares de vidas que são perdidas e por outro tanto de lesões sofridas, resultantes dos tipos de interações que se estabelecem entre as pessoas, podendo tais perdas, a exceção no caso de mortes, serem de natureza objetiva, subjetiva ou ambas. V
Resposta 2
Essa violência tem sido observada com uma incidência no mundo todo, sendo a causa de morte da maioria das pessoas entre 15 e 44 anos, com uma incidência crescente entre a faixa etária de 15 a 24 anos, como mostra o caso brasileiro em relação ao homicídio de jovens nessa faixa de idade.V
Resposta 3
Segundo a OMS, os impactos econômicos da violência no mundo são imensuráveis, particularmente se agregarmos a eles os resultados físicos, tangíveis da violência, aqueles que, traduzindo em dor e sofrimento, produzem perdas de alto custo nos níveis psicológico e social, por exemplo.V
Dentre as estratégias legislativas consideradas importantes na redução da violência e da criminalidade, NÃO se encontra(m):
Escolha uma:
a. Restrição de liberdade juvenil.
b. Proibições de porte de arma.
c. Redução da duração das penas.
d. Proibições de venda de álcool.
Considerando as estratégias tradicionais de prevenção e controle do crime e da violência, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
 Com o advento do automóvel e do radiocomunicador, os governos e as organizações policiais enxergaram uma grande oportunidade de inverter o cenário de crime e violência que pairava nas áreas urbanas.
 Uma das consequências desse novo modelo foi o aumento da capacidade quantitativa de atendimento aos chamados da população, assim como a redução do tempo de resposta das organizações policiais a tais chamados.
 O modelo tradicional é fruto das respostas encontradas por dirigentes policiais, agentes de governo e acadêmicos, para fazer frente à vertiginosa redução da criminalidade experimentada no começo do século passado em diferentes países, mas, principalmente, nos Estados Unidos da América.
O resultado é:
Escolha uma:
a. V - V - V
b. F - F - V
c. F - V - F
d. V - F - V
e. V - V – F
Com base no conteúdo estudado, analise as alternativas e assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Em um levantamento dos estudos que objetivaram estimar os custos da violência e do crime em diferentes países, Cerqueira (2007) encontrou os seguintes dados: Em 1999, o custo bruto do crime e da violência alcançava 11,8% do PIB americano, ou seja, cerca de US$ 1,1 trilhão.
b. Na Austrália, em 2001, os custos chegaram a cerca de US$ 21,7 bilhões.
c. Em seis países da América Latina, no ano 2000, um estudo conduzido por Lodoño, Gaviria e Guerrero (apud Cerqueira, 2007), concluiu que os custos da violência e do crime alcançavam as seguintes proporções relativas ao PIB de cada país: El Salvador 24,9%; Colômbia 24,7%; Venezuela 11,8%, Brasil 10,5%; Peru 5,1%; e México 12,3%.
d. Outro estudo realizado por Soares (2003, apud Cerqueira, 2007), concluiu que os custos da violência e do crime (ou a perda de bem-estar) em 73 países em 1995 era correspondente a 15%, em média, do PIB nacional. Tais perdas, inclusive, eram mais acentuadas nos países da América Latina e Caribe (27%), seguidos por países do leste europeu – ex-comunistas – (15%), países do oeste do Pacífico (9%), países norte-americanos (8%) e países do oeste europeu (5%).
e. Todas as alternativas estão corretas.
Acerca das categorias de violência estudadas, faça a associação correta:
 
I – Violência Autoinfligida
II – Violência Interpessoal
III – Violência Coletiva
A - Constitui-se de três subcategorias de acordo com o relatório da OMS: social, política e econômica. O relatório informa que nessa categoria, as divisões que a compõem parecem sugerir a existência de razões específicas para a violência cometida por grandes grupos de indivíduos ou pelo Estado, como se fizessem parte de uma agenda social prévia e legítima, pelo menos na percepção de tais grupos, como são, por exemplo, os casos de crimes de ódio cometido por certos grupos e os atos terroristas.
B - Nesta categoria estão incluídos todos os tipos de violência cometidos por uma pessoa ou por um grupo de pessoas a outras pessoas ou grupos. Segundo a OMS, a violência interpessoal pode ser dividida em dois subgrupos: (I) violência intrafamiliar (ou da família) e parceiros íntimos. Incluem-se aqui, as violências ocorridas tanto no interior das residências quanto fora delas. Neste grupo estão incluídos os abusos infantis, violência contra o parceiro íntimo ou contra idosos; (II) violência comunitária, que incluem as interações violentas entre pessoas que não tenham laços de parentesco, podendo ou não se conhecerem. Esse tipo de violência geralmente se dá fora das residências.
C - É aquela em que a pessoa que comete a violência, comete contra si mesma. Está dividida em dois subtipos: (I) o suicídio, no qual se incluem desde os pensamentos suicidas até as tentativas e os suicídios consumados; e, (II) o autoabuso, que inclui atos de automutilação.
Escolha uma:
a. III – A, II – B, I – C.
b. I – A, II – C, III - B
c. II – A, I – B, III – C.
d. II – A, I – C, III – C.
e. III – A, I – B, II – C.
Dentre as estratégias legislativas estudadas que são consideradas importantes na redução da violência e da criminalidade estão:
Escolha uma:
a. o incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool.
b. o aumento no número de vagas em presídios e prisão do criminoso; o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool.
c. Ampliar limites de encarceramento, políticas de tolerância zero e combate à corrupção.
d. Políticas armamentista, redução da maioridade penal e aumento do poder de fogo das instituições policiais.
e. Todas as alternativas estão corretas.
O BID utiliza-se de sistema de classificação de estratégias de prevenção da violência e da criminalidade, agrupando-as em ações

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.