A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639455) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16931042
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os trabalhos de assessoria são tão demandados no mercado que é difícil imaginar uma área em que um assessor seja dispensável. Atualmente, podemos identificar quatro eixos de trabalho vinculados aos serviços de assessoria. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Assessoramento significa auxílio operacional, técnico e tático.
II- Assessorab significa assessoria específica, unidisciplinar.
III- Assessoraxe significa assessoria multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
IV- Assessorística significa assessoria ao trabalho intelectual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	As organizações apresentam objetivos comuns entre alguns indivíduos, pois através dos seus esforços produzem um bem de prestar algum tipo de serviço, sendo que os integrantes da organização necessitam colocar em ação suas habilidades, bem como seus conhecimentos. As organizações apresentam algumas características gerais de organizações. Referente às características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na identidade própria, as organizações podem vir a persistir por muito tempo, ocorrendo de geração em geração.
	 b)
	As organizações universais podem ser formadas em qualquer lugar do mundo, sob determinado motivo ou objetivo, desde que apresentem objetivos comuns a todos.
	 c)
	As organizações de pessoas associadas são compostas por meio de convívio dos seres humanos em sociedade e coletivamente com princípios reguladores.
	 d)
	Na divisão do trabalho, existe um sistema composto por informações e organizações pertinentes à gestão.
	3.
	As organizações apresentam uma combinação de esforços individuais e subjetivos, com propósitos e objetivos coletivos em comum ao grupo de interesses. Podemos citar como exemplos de organizações as creches, as associações de moradores, as escolas, as empresas, entre outras. Sobre as organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Poderemos citar que uma organização só existirá se determinado grupo reunido com objetivos comuns se organizarem para tal propósito.
(    ) As pessoas ou grupos podem definir atividades de acordo com interesses comuns e individuais.
(    ) Os clubes de mães, as clínicas, as igrejas e o corpo de bombeiros não são considerados como uma organização. 
(    ) As organizações também podem ser entendidas como instrumentos utilizados pelo indivíduo para desenvolver possíveis ações coletivas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	A autogestão é conhecida como método de gestão de empresas, ou também uma forma de política da empresa, assumindo a democracia direta. É preconizada uma estrutura organizacional participativa com igualdade de direitos e obrigações. Analise as sentenças a seguir:
I- A autogestão está diretamente relacionada a determinados métodos e técnicas administrativas para o desenvolvimento gerencial de todo o processo de trabalho.
II- A autogestão não apresenta um quadro sinóptico inédito com o intuito de desenvolvê-lo para organizar e interpretar o processo de gestão.
III- A cogestão é uma tentativa de unificar a criatividade e o empreendimento operário no processo produtivo capitalista para aumentar a produtividade.
IV- O controle operário significa um retrocesso com relação à cogestão, pois não apresenta um controle operário do produto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	O profissional de Serviço Social é demandado socialmente para responder à questão social, por meio de vários programas sociais, bem como diferenciadas políticas sociais, estabelecidas nas mais diferentes organizações públicas, privadas, governamentais e não governamentais. Assim, sobre as Organizações Não Governamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As ONGs são agrupamentos coletivos com determinado nível de institucionalização, entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, podendo contar com a participação voluntária.
(    ) São entidades tanto privadas como públicas, podendo ter fins lucrativos e contar com a participação voluntária e de colaboradores.
(    ) As Organizações Não Governamentais são agrupamentos de voluntários que prestam assessoria a entidades privadas que desenvolvem projetos de ajuda humanitária.
(    ) As entidades sem fins lucrativos representam o Terceiro Setor e possuem papel relevante no processo de inclusão social, como também no fortalecimento dos movimentos sociais e populares. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Podemos encontrar organizações tanto no setor público quanto no privado, como também encontramos no terceiro setor, tais como as ONGs, as OCIPs, associações, institutos, entre outros. Referente às organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No setor privado, encontram-se as empresas designadas de organizações industrial, comercial, financeiro, de lazer e entretenimento, de prestação de serviços, entre outras.
	 b)
	No setor público estão localizadas as ONGs, sem fins lucrativos e com a participação da sociedade civil.
	 c)
	No terceiro setor estão as organizações governamentais, como as prefeituras e as fundações do Estado.
	 d)
	As organizações não poderão ser entendidas como instrumentos utilizados pelo homem para ampliar determinadas tarefas que não seriam possíveis de serem alcançadas por um indivíduo em particular.
	7.
	De modo geral, as organizações têm certas características que definem, inclusive, que entidades e instituições físicas sejam consideradas formas de organização. Para não fugir de uma definição conceitual, elas apresentam um princípio fundamental, que vale para todo o tipo de organização. Sobre esse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a união de interesses contraditórios, cuja consecução depende da subjugação aos interesses de seus dirigentes.
	 b)
	É a divisão de trabalho social, permitindo a multiplicação das capacidades individuais.
	 c)
	É a apropriação do patrimônio de seus integrantes em prol da organização.
	 d)
	É a perpetuação dos interesses individuais e familiares dos seus dirigentes.
	8.
	O cooperativismo é conhecido como a doutrina que preconiza a coparticipação e a associação de pessoas ou grupos com interesses comuns, com objetivo de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. Sendo assim, o associativismo tem por fundamento o progresso social da cooperação e do subsídio mútuo. Aqueles que se deparam com a mesma situação desvantajosa de competição conseguem, pelo conjunto de esforços, garantir a sobrevivência. Referente ao cooperativismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cooperativismo apresenta a capacidade de integração, colaboração e participação com outras pessoas com propósitos e objetivo comuns, para a construção de um único projeto econômico.
(    ) O cooperado não tem direitos iguais, e os resultados alcançados não são repartidos entre todos os participantes.
(    ) A cooperativa não é formada como uma empresa de propriedade coletiva, e sim voluntariamente é composta a equipe.     
(    ) O cooperativismo é uma doutrina que apresenta as cooperativas como sendo uma forma ideal para organização das atividades econômicas.
Assinale

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.