A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Atividade Domiciliar de PCP

Pré-visualização | Página 1 de 3

MARIANE DOS SANTOS ANDREGHETO DIAZ 
RA: F33057-5
ATIVIDADES DOMICILIARES
Psicologia: Ciência e Profissão
CAMPINAS
2020
Texto 2: A Diversidade da Atuação do Psicólogo
1. Dê exemplos de locais que caracterizem os contextos de: Saúde, Educação, Organizacional, Institucional-Comunitário e de Pesquisa.
R. 
- Saúde: hospitais públicos e privados, clínicas de psicoterapia, CAP’s, ambulatórios, clínicas psiquiátricas, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial. 
- Educação: escolas públicas e privadas.
- Organizacional: empresas públicas e privadas, dentro de setores de RH, recrutamento e seleção, treinamentos. 
- Institucional-Comunitário: Orfanatos, asilos ou instituições equivalente, ONG’s, clubes, instituições da Justiça, agências de Publicidade, associações. 
- Pesquisa: local onde visa a produção de conhecimento, principalmente dentro de Universidade, onde psicólogos são contratados para serem docentes, onde podem atuar desde como professores, na transmissão do conhecimento, como nas áreas de pesquisa, para construir conhecimento.
2. Por que não faz sentido discutir as atividades do psicólogo sem fazer referência aos contextos em que elas são desempenhadas?
R. Porque cada contexto em que o profissional está inserido, lhe proporcionará diferentes maneiras de atuação, por exemplo: um psicólogo que queira seguir carreira em atendimento, como por exemplo em clínica para psicoterapia, não vai seguir a mesma linha que um profissional especialista em Recrutamento e Seleção, onde a frente de trabalho é totalmente diferente e sem relações. 
3. 
(a) Nomeie e explique cada uma das atividades de coleta e avaliação sistemáticas de informação, mencionadas pelo texto;
R. 
- Observação: nesse caso, seria umas das principais ferramentas de trabalho desse profissional, uma vez que observar, nos permite fazer análises diferentes dentro de um contexto, ao observar sistematicamente o fenômeno a ser estudado que nos permite levantar hipóteses. 
- Aplicação de testes: existem diversos tipos de testes e finalidades distintas. Com os testes, nos permite identificar e conhecer os mais variados fenômenos.
- Entrevista: é uma atividade que deve ser planejada com antecedência para diferentes contextos.
(b) Por que se pode dizer que essas atividades do psicólogo contribuem para a caracterização da Psicologia como Ciência?
R. Porque a Psicologia como ciência, nos permite a produção de conhecimento através do comportamento humano.
4. 
(a) Explique o que são as seguintes atividades: psicodiagnóstico; psicoterapia; orientação/aconselhamento;
R. 
- Psicodiagnóstico: Nesse caso, pode ser utilizados as três atividades (observação, aplicação de testes, entrevista) para registrar as características psicológicas do indivíduo.
- Psicoterapia: Nesse caso parte-se da premissa que cada psicólogo segue uma determinada abordagem, sustentada por um referencial teórico, para se alcançar múltiplos objetivos, desde a solução de problemas, modificações de comportamento, autoconhecimento entre outros. 
- Aconselhamento e orientação: é algo pontual, diferente da Psicoterapia, trata alguma situação mais específica, algumas vezes o aconselhamento é mais educativo. 
(b) Invente exemplos dessas atividades em variados contextos de atuação.
R. 
- Psicodiagnóstico: em ambiente organizacional, onde o recrutador utiliza de entrevistas, testes, observação de comportamento em dinâmicas.
- Psicoterapia: na área da saúde, em consultório particular, onde a psicoterapia vai atuar de forma individual para tratar alguma queixa e cabe ao psicólogo direcionar o tratamento baseado no seu referencial teórico. 
- Aconselhamento: em ambiente escolar, a atuação de um psicólogo pode ser direcionada através de orientadores educacionais, coordenadores, para orientar assuntos pertinentes ao contexto de maneira pontual. 
5. De que forma as atividades do psicólogo junto a equipes multiprofissionais se relacionam ao objetivo de contribuir para a compreensão dos fenômenos humanos e para a saúde integral do cidadão?
R. Ao trabalhar de forma multidisciplinar, podemos alcançar com êxito determinado objetivo, ou em ambiente hospitalar, com pacientes internados e todo o apoio à família, com em escolar, onde o trabalho do psicólogo seria mais de direcionar outras especialidades na atuação de diferentes aspectos, desde psicopedagoga, ou fonoaudióloga e que dentro de cada área de atuação, possa desenvolver um trabalho mais focado
Texto 3: A atuação do psicólogo em contextos específicos
Sobre o contexto da Saúde
Psicologia Clínica:
1. Descreva algumas características da forma típica de atuação do psicólogo clínico ("modelo clínico de atuação").
R. a atuação clínica pode ocorrer em diversos ambientes, mas a mais comum para sociedade, seria a clínica particular, que pode ser feita individual ou em grupo, onde se aplica os métodos e as técnicas que s Psicologia oferece.
2. Reflita sobre a seguinte afirmação: "a atuação do psicólogo clínico não se restringe ao consultório particular".
R. Mesmo sendo a mais comum para a sociedade, a atuação de um psicólogo clínico também se encontra em hospitais, Postos de Saúde ou em escolas. 
3. Como você entendeu a afirmação do texto de que o modelo clínico tradicional de atuação não se mostrou apropriado para ser aplicado nos contextos de atuação mais recentes, especialmente na Saúde Pública?
R. Por se tratar de algo muito grande, com um grupo grande de pessoas, onde o trato individual e mais personalizado quase não seria possível, pois não conseguiríamos fazer uma intervenção mais individual.
4. Que características deveria ter a atuação do psicólogo nesses novos contextos, de acordo com os críticos do modelo clínico tradicional?
R. Nesse caso, sugere-se que a atuação seja mais preventiva, considerando a sociedade como um todo, a comunidade onde está inserida, fatores ambientais, para que as necessidades desse grupo possa ser atendida. Lembrando que muitas vezes, esse grupo de classe mais pobres, não conseguem acesso a esse tipo de profissional. 
5. Quais são as principais atividades do psicólogo clínico?
R. Psicodiagnóstico, psicoterapia e o aconselhamento. Algumas vezes, orientação vocacional. 
6. Quais são as críticas feitas ao modelo de atuação do psicólogo clínico restrita ao consultório particular?
R. Muitas vezes, esse tipo de profissional se especializa em uma determinada faixa etária ou grupos mais específicos, além de ser um tratamento longo, com alto custo, que não permite acesso a toda sociedade, principalmente aos mais pobres. 
Psicologia Hospitalar:
7. Como você entende a afirmação de que o papel do psicólogo no hospital é contribuir para a humanização da instituição hospitalar?
R. Ao tratar em ambiente hospitalar, o papel do psicólogo passa para um papel de acolhimento, onde a doença ocupa destaque nesse âmbito, dessa forma cabe ao profissional atender não somente ao paciente, mas muitas vezes apoio à família dos internados, proporcionando um momento de bem-estar. 
8. Reflita sobre a seguinte afirmação: "O indivíduo, portanto, não se resume à sua doença, mas é um ser humano complexo e é esse 'todo' humano que precisa ser considerado".
R. Nesse caso, pode estarmos em ambiente hospitalar, temos uma doença fisiológico a ser tratada, porém o paciente, como figura humana, também precisa de atenção e orientação para sua saúde mental e psíquica. 
9. Quais são as principais atividades do psicólogo hospitalar?
R. Orientação e aconselhamento, psicoterapia mais breve, além do mais a de contribuir para a formação de futuros profissionais. Atividades de pesquisa também são presentes. 
10. Por que se pode afirmar que é grande a abrangência do trabalho do psicólogo hospitalar, em termos de quantas pessoas beneficia?
R. Pois o psicólogo hospitalar, além de atuar com os pacientes, faz trabalhos paralelos às famílias, bem como aos colegas de hospital, no preparo para lidar em um ambiente tão complexo como hospital. 
Psicologia Institucional e Comunitária:
11. Mencione alguns locais de atuação do