A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 2 de 14

do artista.
	
	
	Contribui para uma reflexão mais profunda sobre questões de nosso tempo.
		A Cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como esses valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro é um grande desafio. Nesse sentido, cultura é o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião etc.), estando em permanente processo de mudança. Logo, cultura de um povo sempre expressa seus valores:
	
	
	
	Econômicos e financeiros
	
	
	Justos e probos.
	
	
	Éticos e racionais
	
	
	Religiosos e dogmáticos
	
	
	Espirituais e materiais
		ENADE 2005 - FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 5 Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos ¿(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.¿ A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
	
	
	
	identidade e história / educação formal.
	
	
	ideologia e filosofia / educação superior
	
	
	sabedoria e política / educação difusa.
	
	
	ciência e escolaridade / educação técnica.
	
	
	educação e cultura / educação assistemática.
		
		Assinale, conforme as opções abaixo, a assertiva que, corretamente, corresponde ao seguinte conceito: ¿o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade¿.
	
	
	
	Instrução
	
	
	Educação
	
	
	Dignidade
	
	
	Valor
	
	
	Cultura
		
		O movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX em que os autores voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo é denominado de. 
	
	
	
	Neoclassicismo
	
	
	Expressionismo
	
	
	Romantismo
	
	
	Impressionismo
	
	
	Realismo
		Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
	
	
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
	
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
	
	
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
	
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
	
	
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
		Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar:
	
	
	
	O direito natural precede o direito positivo e todos os homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	
	A paz social exige a eliminação do direito à revolução, pois as manifestações de revoltas e as trocas de governo são prejudiciais à sociedade.
	
	
	Os conflitos de interesses, naturais em todas as sociedades, devem ser mediados pelos monarcas, responsáveis pela justiça social.
	
	
	A liberdade religiosa põe em risco os sistemas políticos, mas a religião anglicana cristã, fundada em princípios pacíficos, deve ser permitida.
	
	
	O pacto social exige que a vontade expressa da maioria, mesmo que seja representada pelos operários, deve ser respeitada pela minoria.
		"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
	
	
	
	Cultura
	
	
	Sociedade
	
	
	Ser humano
	
	
	Religião
	
	
	Identidade
		A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
	
	
	
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
		A sociedade hoje vive sob as matizes da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de forma tão intensa que muitas pessoas confiam nesta tecnologia como se confia em uma divindade. As avaliações da ciência e da tecnologia e de suas repercussões na sociedade precisam tomar rumos mais claros e intensos nas atividades cotidianas. Diante deste contexto, o esforço do homem para descobrir e aumentar seu conhecimento é chamado de:
	
	
	
	Mitologia.
	
	
	Senso Comum.
	
	
	Inovação.
	
	
	Filosofia.
	
	
	Ciência.
		Sobre o conceito de Ética, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
	
	
	Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
	
	
	Nem toda sociedade ou grupo possuem códigos de ética.
	
	
	Embora Ética não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social que aquela determinada sociedade elege como verdadeiro.
	
	
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
		(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
	
	
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	
	
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.