A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 4 de 14

durante o casamento e por ocasião da sua dissolução, permitindo que cada Estado faça sua regulamentação interna.
	
	
	trouxe, quando de sua adoção pela ONU, um completo sistema de monitoramento, permitindo, inclusive, denúncias individuais por mulheres em casos de violação.
		
		São objetivos do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR: 
 
	
	
	
	Promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes da intolerância, inclusive mediante adoção de políticas públicas de integração. 
	
	
	Promover, com a colaboração da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o censo demográfico da população negra e promover a integração internacional da população negra. 
	
	
	Coordenar as ações afirmativas dos governos estaduais, distrital e municipais e formular políticas sociais educativas. 
	
	
	Articular planos, ações e mecanismos voltados a reprimir a prática de crimes raciais e implementar ações afirmativas. 
	
	
	Formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e a promover a integração social da população negra.
		O Programa Nacional de Direitos Humanos
	
	
	
	é atualizado respeitando-se a periodicidade estabelecida na CF.
	
	
	encontra-se em sua terceira edição, que incorporou proposições oriundas da 11.ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos e de outras tantas conferências temáticas nacionais.
	
	
	incorporou ações especificamente relacionadas à DP apenas a partir de sua segunda edição.
	
	
	não foi positivado quando de sua primeira edição, já que havia sido produzido exclusivamente por iniciativa da sociedade civil organizada.
	
	
	identifica, desde a sua primeira edição, os órgãos estatais diretamente responsáveis pela realização das diretrizes ou ações nele previstas.
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
		A cidadania é constituída pela junção de uma série de direitos e deveres, que variam de acordo com cada nação ou grupo social. A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alguns tópicos passaram a ser considerados universais para quase todos os seres humanos. Um destes direitos universais esta ligado à liberdade individual, que incluem a liberdade de expressão, de pensamento, da propriedade privada e acesso à justiça. Este direito universal é descrito como:
	
	
	
	Bem-estar econômico e de segurança.
	
	
	Direitos Políticos.
	
	
	Políticas Públicas.
	
	
	Direitos Civis.
	
	
	Ações Afirmativas.
		O cidadão participa diretamente na organização política do Estado por meio de:
 
	
	
	
	 plebiscito, iniciativa popular e voto direto.
 
	
	
	 plebiscito, iniciativa popular e referendo.
	
	
	 plebiscito, iniciativa popular e ação.
 
	
	
	 iniciativa popular, referendo e denúncia.
 
	
	
	 plebiscito, ação civil pública e referendo.
 
		
		O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
	
	
	Civil, econômica e moral
	
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	
	Política, social e econômica
	
	
	Civil, política e social
	
	
	Econômica, trabalhista e política
		À luz da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, as ações afirmativas são
	
	
	
	obrigatórias, devendo os Estados-partes adotá-las no prazo de até dois anos a contar da data da ratificação da Convenção.
	
	
	obrigatórias, devendo os Estados-partes adotá-las no prazo de até cinco anos a contar da data da ratificação da Convenção.
	
	
	permitidas, cabendo aos Estados-partes adotá-las para fomentar a promoção da igualdade étnico-racial.
	
	
	proibidas, porque constituem uma forma de discriminação indireta negativa, nos termos da Convenção.
	
	
	proibidas, porque constituem uma forma de discriminação direta positiva, nos termos da Convenção.
		Sobre o aspecto internacional dos direitos humanos e seus tratados, está correto afirmar que:
	
	
	
	o direito internacional dos direitos humanos não está sujeito ao princípio da reciprocidade que domina o direito internacional público.
	
	
	não contém aspecto ideológico e político acentuado.
	
	
	as sanções aplicadas pela Organização das Nações Unidas podem violar os direitos humanos em caso de rompimento da paz.
	
	
	é um direito de proteção que visa proteger os estados.
	
	
	os direitos humanos pertencem a jurisdição doméstica e ao domínio reservado dos estados.
		
		A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são:
	
	
	
	Econômicos
 
	
	
	Morais
	
	
	Sociais
	
	
	Políticos
	
	
	Civis
		"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
	
	
	
	Reflexão metafísica.
	
	
	Reflexão filosófica.
	
	
	Investigação científica.
	
	
	Reflexão ontológica.
	
	
	Investigação teológica.
		(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
	
	
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
		Sobre o conceito de Ética, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
	
	
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
	
	
	Embora Ética não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.