A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 5 de 14

aquela determinada sociedade elege como verdadeiro.
	
	
	A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
	
	
	Nem toda sociedade ou grupo possuem códigos de ética.
		
		O Programa Nacional de Direitos Humanos
	
	
	
	não foi positivado quando de sua primeira edição, já que havia sido produzido exclusivamente por iniciativa da sociedade civil organizada.
	
	
	é atualizado respeitando-se a periodicidade estabelecida na CF.
	
	
	incorporou ações especificamente relacionadas à DP apenas a partir de sua segunda edição.
	
	
	identifica, desde a sua primeira edição, os órgãos estatais diretamente responsáveis pela realização das diretrizes ou ações nele previstas.
	
	
	encontra-se em sua terceira edição, que incorporou proposições oriundas da 11.ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos e de outras tantas conferências temáticas nacionais.
		São objetivos do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR: 
 
	
	
	
	Coordenar as ações afirmativas dos governos estaduais, distrital e municipais e formular políticas sociais educativas. 
	
	
	Promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes da intolerância, inclusive mediante adoção de políticas públicas de integração. 
	
	
	Promover, com a colaboração da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o censo demográfico da população negra e promover a integração internacional da população negra. 
	
	
	Formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e a promover a integração social da população negra.
	
	
	Articular planos, ações e mecanismos voltados a reprimir a prática de crimes raciais e implementar ações afirmativas. 
		Em 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão
	
	
	
	da Constituição e Justiça e da Cidadania.
	
	
	Parlamentar de Inquérito.
	
	
	de Ética
	
	
	dos Direitos Humanos e Minorias.
	
	
	Nacional da Verdade.
		A Globalização, resumidamente, é a ideia de que as fronteiras estão se unificando, com um processo de integração e interação entre as pessoas, empresas e governos. É um processo impulsionado pelo comércio internacional e investimento auxiliado pela Tecnologia da Informação. Dentre as afirmativas abaixo, assinale àquela que representa uma característica inerente ao processo de Globalização:
	
	
	
	Desemprego.
	
	
	Empresas migrando para outros países.
	
	
	Expansão de um direito paralelo ao Estado.
	
	
	Redução de postos de trabalho com a automação.
	
	
	Extinção de profissões.
		A noção de Globalização surge em vários domínios da nossa vida e encontra expressão em todas as grandes economias do mundo. A Globalização remonta ao século XV, século que marca o início da expansão ultramarina empreendida pelo mundo ocidental, via marinhas portuguesas e espanholas. Dentre as opções abaixo, qual sintetiza a ideia de Globalização de forma contemporânea:
	
	
	
	Sistema econômico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade, mantendo os bens de produção como bens coletivos.
	
	
	Doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
	
	
	Se refere a um fenômeno de abertura das economias dos Estados Nacionais.
	
	
	Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia.
	
	
	Uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas.
		
		A área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas é denominada de 
 
 
	
	
	
	Globalização
	
	
	   Fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes
 
	
	
	 Geopolítica
	
	
	Internacionalização do Estado
	
	
	Mundialização da economia
		Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse processo é comumente denominado de:
 
	
	
	
	Cooperação
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	Globalização
	
	
	Diversidade Cultural
 
	
	
	Integração
		O mundo de hoje ficou bem mais estreito que o de alguns anos atrás, as distâncias foram encurtadas por meios de transporte mais rápidos e eficientes, tudo ficou bem mais perto em relação a época de Tiradentes, por exemplo. Contudo, a ideia de mundo como aldeia global deve-se ao fato da interação ser concretizada pela:
	
	
	
	Radiodifusão
	
	
	Comunicação
	
	
	Escola
	
	
	Televisão
 
	
	
	Divulgação
		É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas. Esse ramo da Geografia chama-se;
	
	
	
	Geopolítica
	
	
	Geocentrismo
	
	
	Ciência Políticao
	
	
	Politicologia
 
	
	
	Gegrafia Econômica
		
		O que é ética?
	
	
	
	Ética é o esforço em conseguir vencer a qualquer custo.
	
	
	Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter.
	
	
	Ética compreende o ramo da história dedicado aos assuntos dos nossos ancestrais.
	
	
	Ética é o nome dado a pessoa que entra para a política.
	
	
	Ética significa o trabalho e a posição que o indivíduo ocupa na sociedade.
		A Geopolítica busca analisar a relação entre o poder e o território. Hoje vivemos um período de transição da hegemonia mundial, no qual países e blocos econômicos lutam para superar suas crises e aumentar seu peso nas decisões globais e sua participação na distribuição dos escassos recursos planetários. Assinale, dentre as opções abaixo, àquelas que são temas estudados pela Geopolítica:
	
	
	
	Internacionalização do Estado.
	
	
	Desterritorialização do espaço de produção.
	
	
	Globalização e Uso de recursos energéticos no mundo.
	
	
	Mudança na matriz da Produção Internacional.
	
	
	Descentralização do Aparelho Estatal.
		
		O povo não exerce seu poder de modo imediato, mas pelos seus representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo. A definição acima refere-se à:
	
	
	
	DEMOCRACIA INDIRETA
	
	
	DEMOCRACIA DIREITA
	
	
	MONARQUIA DIRETA
	
	
	DITADURA DIRETA
	
	
	DITADURA INDIRETA
		
		Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Tal doutrinada é conhecida pelo termo:
	
	
	
	Liberalismo Clássico
	
	
	Liberalismo
	
	
	Individualismo
 
	
	
	Neoliberalismo
	
	
	Escola Austríaca
		
		Tigres Asiáticos é a denominação de um grupo de países que em um curto espaço de tempo conquistaram uma elevada expansão econômica. Fazem parte desse grupo
 
 
	
	
	
	 Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cingapura e  Taiwan.
 
	
	
	Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Japão.
 
	
	
	Coreia do Sul, Cingapura, Japão e Hong Kong.
 
	
	
	 Coreia do Norte , Cingapura, Taiwan e Hong Kong.
 
	
	
	 Coreia do Sul, Cingapura,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.