A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 8 de 14

analítico fundamental para caracterizar as relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras.
 
	
	
	possuem estruturas polimórficas, que podem ser representadas por um conjunto de nós e vínculos que indicam, entre outros aspectos, a possível presença de capital social nas transações. 
	
	Para os estudiosos, o crescimento econômico não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. Por outro lado, quando se efetiva a geração de riquezas e sua justa distribuição com o intento de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta etc., avistamos o fenômeno sócio-econômico denominado:
 
	
	
	
	Desenvolvimento Econômico
	
	
	Capitalismo Renano
	
	
	Responsabilidade Social
	
	
	Crescimento sustentável
	
	
	Socialismo Democrático
 
		Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
		O conceito de Política Pública designa as intervenções de uma autoridade investida de poder público e de legitimidade governamental sobre um setor específico da sociedade ou de um território. A Constituição de 1988 inscreveu preceitos que direcionam para responsabilidade do Estado, com a universalização das políticas públicas. Assim, o Estado como uma organização criada por membros de uma determinada sociedade, tem a finalidade de:
	
	
	
	Distinguir em que medida se revela a importância da ética e da cidadania.
	
	
	Convocar previamente a criação da ata legislativa ou administrativa.
	
	
	Manter as condições universais de convivência em harmonia e com qualidade de vida.
	
	
	Distinguir entre pensamento científico e senso comum e o pensamento filosófico.
	
	
	Analisa o momento de encontro entre a técnica e a ciência.
		A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
	
	
	
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador público ou privado, além da remuneração do prestador.
	
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
		Entre as intervenções no âmbito das políticas públicas que são adotadas pelos governos para compensar as falhas de mercado, podemos citar as seguintes:
 
1. Ações voltadas para compensar o nível limitado de competição em decorrência dos efeitos causados por economias de escala; 
 
2. Mecanismos voltados para incentivar a revelação sincera das preferências em relação à provisão de bens públicos; 
 
3. Incentivos para que os indivíduos invistam menos em bens cujos custos são privados e os benefícios são públicos; 
 
4. Estímulos à seleção adversa em contextos de competição perfeita. 
 
É correto o que se afirma em 
 
 
	
	
	
	 
1, 4.
 
	
	
	 
1,2.
	
	
	 
1, 2, 3, 4.
 
	
	
	2, 3.
 
	
	
	 
3,4.
 
		É uma forma de organização estrutural do trabalho que permite a uma empresa transferir a outra empresa suas atividades-meio, adaptando à maior disponibilidade de expedientes para essa sua atividade-fim, diminuindo sua estrutura operacional, abatendo as despesas, moderando recursos e otimizando sua administração. O texto se refere a que tipo de relação de trabalho?
	
	
	
	Avulso
 
	
	
	Temporário
	
	
	Precário.
	
	
	Intermitente
	
	
	Terceirização
		Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem:
	
	
	
	ECOLOGIA
	
	
	GEOPOLÍTICA
	
	
	METEREOLOGIA
	
	
	AGRONOMIA
	
	
	ECONOMIA
		O termo gênero é uma representação não apenas no sentido da palavra, signo, objetivo, coisa ou ser animado. O termo pode representar uma relação de classe, grupo, categoria, podendo representar uma relação de cunho pessoal. A diferença sexual é formada por algumas variantes. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não está relacionada com a citada diferença sexual:
	
	
	
	A Hormonal.
	
	
	A cromossômica.
	
	
	A Gonodal.
	
	
	A Morfológica Interna.
	
	
	Componentes estruturados em diferentes épocas e por várias influências.
		A doutrina moderna rejeita diversas teorias, inclusive a teoria contratualista, isso porque prefere ver, na relação de emprego, um contrato de características próprias e regido por um ramo particular do direito. Este ramo do direito é denominado de:
	
	
	
	Direito Constitucional
	
	
	Direito Contratual
	
	
	Direito Social
	
	
	Direito do Trabalho
	
	
	Direito Sindical
		A Consolidação das Leis do Trabalho ¿ CLT ¿ aprovada pelo decreto de 1º de maio de 1943, representou a reunião e sistematização da vasta legislação trabalhista produzida no país após a Revolução de 1930. Ainda que tenha recebido o nome de consolidação, a CLT não se limitou a reunir uma legislação dispersa. Introduziu também novos direitos e regulamentações trabalhistas até então inexistentes. Dentre as afirmativas abaixo, qual das afirmativas abaixo, qual dos direitos abaixo não foi originalmente reconhecido na CLT:
	
	
	
	Jornada de 8 horas.
	
	
	Salário Mínimo.
	
	
	Férias remuneradas.
	
	
	Trabalho do menor e da mulher.
	
	
	Fundo de garantia por tempo de serviço.
		As relações de trabalho são os vínculos que se estabelecem no âmbito da força de trabalho. De uma forma geral, fazem referência às relações entre o trabalho e a mão de obra prestada pelo trabalhador. Nas relações modernas, estas são reguladas por meio de um contrato de trabalho, estipulando os direitos e obrigações entre empregados e empregadores. Por meio do trabalho o homem se vincula com o meio físico; com o advento do trabalho humano o homem passa:
	
	
	
	Flexibilização das relações do trabalho que envolve a discussão acerca do avanço tecnológico.
	
	
	Um processo de industrialização tanto intenso, reduzindo o Estado a mero legitimador do desenvolvimento econômico.
	
	
	Flexibilização das relações de trabalho -  Lei 5.107/66 c/c Lei 6019/74.
	
	
	Do mundo dado da natureza, para o mundo do construído, da cultura, que pode ser pensado como propriamente humano.
	
	
	Um capitalismo desorganizado em virtude da falta de opção entre o pilar de regulação.
		
		A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Presentes os sete requisitos .
	
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.