Buscar

APX1-Fundamentos III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial Adaptada 1 (APX1) – 1º SEMESTRE / 2020
Disciplina: Fundamentos da Educação III - História da Educação
Coordenador: Prof. Ramofly Bicalho dos Santos
Nome: ___Altemir Antonin_________________________________________ Matrícula: ___18216010081_______
Pólo: __São Gonçalo_________________________________
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO E ENVIO DA APX1:
Caros/as estudantes, 
1.A nossa APX1 ficará disponível entre os dias 20/04 (a partir das 19:00h) e 25/04 (até às 19:00h) – Não haverá envio após este dia e horário – fiquem atentos e antecipem o envio da sua APX1);
2. A avaliação deverá ser digitada neste mesmo formulário, respeitando o limite máximo de 10 (dez) linhas para cada questão discursiva;
3.Só existe uma opção a ser assinalada na questão objetiva. Em caso de duas ou mais opções assinaladas, a questão será zerada;
4.O envio do arquivo da sua APX1 deverá ser feito em pdf ou em Doc. Word;
5.Caso o/a estudante esteja impossibilitado/a de realizar ou entregar a avaliação no prazo estabelecido, poderá ser solicitada a realização de APE, considerando as diretrizes definidas pelo CEA, ao final do período de isolamento, por meio da secretaria virtual na plataforma.
Atenciosamente,
Ramofly Bicalho dos Santos – coordenador da disciplina Fundamentos III - História da Educação e equipe de tutores presenciais e à distância.
1ª questão: (4,0 pontos)
Identifique, no texto abaixo, extraído de documentos oficiais do período imperial, alguns dos problemas atuais do sistema educacional brasileiro.
“A maioria dos alunos que se apresentaram aos exames e que, depois dos certificados passados pelos professores, deveriam ser considerados suficientemente instruídos, ignoravam os mais elementares princípios da gramática da língua nacional e não sabiam responder às mais simples questões de seus examinadores. As composições escritas de quase todos eles apresentavam uma reunião de palavras sem nenhum sentido, frases sem ligação e sem significado; parece que haviam preparado para seus exames apenas traduções que lhes surgiam infielmente na memória”.
(Informação do Inspetor Geral da Instrução Pública, sobre os exames realizados no Município da Corte, em 1855. In: ALMEIDA, José R. P. de. p. 88-9.)
_ Nosso aprendizado ainda nos dias de hoje baseia-se na memorização e repetição. Não desenvolvemos nossa criatividade, nossas habilidades, temos que seguir instruções e obedecer rigorosamente o que nos é imposto. Não temos autonomia, não tomamos nossas próprias desições. Todos nós aprendemos as mesmas coisas, independente das nossas aptidões. O sistema não leva em consideração que somos diferentes uns dos outros, as vezes alguns levam mais tempo para aprender. As aulas são tediosas, sem atrativos que desperte o interesse do aluno, são narrativas sem fim e sem a participação do aluno. A avaliação é limitada ao que foi exposto em sala de aula, não é levado a experiência e a vivência do aluno em sua vida comunitária e social, tudo resume se a uma padronização de conhecimento. 
 
2ª Questão: (4,0 pontos)
Com base na leitura do texto O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1822-1889) e demais artigos pesquisados sobre a Educação no Império, comente a citação a seguir: “Em 1879, a reforma de Leôncio de Carvalho instituiu a liberdade de ensino, o que possibilitou o surgimento de colégios protestantes e positivistas. Em 1891, Benjamim Constant, baseado nos ensinamentos de Augusto Comte, elaborou uma reforma de ensino de nítida orientação positivista, defensora de uma ditadura republicana dos cientistas e de uma educação como prática neutralizadora das tensões sociais”. (NASCIMENTO, 2008).
 Leôncio de Carvalho, tentou modernizar a Legislação Educacional, propôs a criação de jardins de infância para as crianças de 3 a 7 anos, bibliotecas e museus escolares; subvenção ao ensino particular, implantação de escolas normais e de escolas elementares para adultos, e por fim, a imposição da obrigatoriedade de frequência escolar para crianças de 7 a 14 anos. Benjamin Constante, em termos gerais defendia o ensino leigo(não religioso).Uma doutrina que propunha que a existência humana deveria ser fundamentada em valores humanos, afastados da religião.Associava uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana e priorizava as ciências exatas. ___________________________________ 
3ª Questão: UFPE (2,0 pontos):
Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:
(a) A presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
(b) As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”.
(c) A Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
(d) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
Resposta correta: ____Letra (a)_________________
Boa avaliação.

Outros materiais