Buscar

Alteridade e Ensino de Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	-----------------------------------------------------------------------------
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513118) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16033397
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A alteridade diz respeito a saber se colocar o lugar do outro, na ideia de se constituir enquanto o outro. Implica na necessidade de se conhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural que forma o povo brasileiro na atualidade. Dessa forma, para se compreender a constituição do povo brasileiro em sua heterogeneidade cultural, há a necessidade de se estudar e entender os conceitos que mediam a africanidade. Disserte sobre a complexidade das relações raciais construídas na sociedade brasileira.
	Resposta Esperada:
A complexidade das relações sociais na sociedade brasileira ocorreu baseada no processo de escravidão dos africanos, o que originou representações sociais e experiências de subalternidade, enquanto um engessamento de posições sociais e da manutenção da hegemonia. As experiências classificatórias atribuíram as denominações branco e negro no nosso país.
	2.
	O ensino de geografia inclui o estudo do contexto social e natural, inclui a leitura e a interpretação de mapas, que incide no conhecimento a respeito da orientação e localização. Assim, os estudos da geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental precisam ser adequados a sua faixa etária, para que desenvolvam as capacidades que se espera. Sobre uma prática educativa de geografia a respeito da localização, sobre o uso de mapas, descreva como o professor pode trabalhar com a turma os pontos cardeais numa atividade que as crianças utilizem seu corpo para orientação.
	Resposta Esperada:
O professor solicita que os alunos se deitem no gramado e o seu corpo ilustra o ponteiro de uma bússola. Assim, as crianças estendem o braço direito para a direção onde o Sol nasce (Leste). A partir dessa direção, trabalhar os outros pontos cardeais questionando para onde aponta os pés, braço esquerdo, cabeça. Com essa atividade, as crianças aprendem que não existe um ponto fixo para localizar os pontos cardeais, variando conforme a posição que ocupa no planeta.
Parte inferior do formulário

Outros materiais