Disciplina - Introdução a Engenharia ECP02
5 pág.

Disciplina - Introdução a Engenharia ECP02


DisciplinaIntrodução à Engenharia2.721 materiais13.683 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Introdução à Engenharia (ECP02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A comunicação é considerada uma ferramenta essencial, pois o engenheiro, além dos conhecimentos técnicos, deve possuir uma boa interação com o seu grupo de trabalho, tanto verbalmente quanto na escrita, com o intuito de expor e explicar suas ideias e projetos. Sobre os seis elementos básicos do processo de comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de comunicação acontece quando o emissor analisa uma mensagem e emite ao receptor.
	 b)
	O processo de comunicação é realizado apenas pela elaboração da mensagem para o emissor.
	 c)
	O processo de comunicação acontece quando o emissor emite uma mensagem ao receptor por meio de um canal de comunicação, posteriormente o receptor analisa a mensagem que pode ter chegado com algum ruído.
	 d)
	O processo de comunicação ocorre quando o receptor emite uma mensagem ao emissor por meio de um canal de comunicação, posteriormente o receptor interpreta a mensagem que pode ter chegado com algum ruído.
	2.
	A linguagem técnica deve apresentar clareza, objetividade e impessoalidade de modo que qualquer pessoa possa ser capaz de ler e compreender o que está escrito. Portanto, cada palavra deve ser empregada no seu sentido direto, sem dar margens para segundas interpretações. Sobre a linguagem técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Frase objetiva: A sala é linda e enorme.
(    ) Frase objetiva: A sala possui 10 metros de comprimento e 5 metros de largura. 
(    ) Frase subjetiva: A sala é grande e espaçosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - F.
	3.
	Ação de estudar é um processo contínuo e, embora não seja muito perceptível, pode ser dividido em três etapas: a primeira etapa do processo de estudo é a preparação; a segunda etapa do processo de estudo é a captação; e a terceira etapa é o processamento (BAZZO; PEREIRA, 2013). Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Preparação.
II- Captação.
III- Processamento.
(    ) Etapa relacionada com o local de estudo, sendo que é recomendado um ambiente iluminado, aconchegante e que permita a concentração, ou seja, um local que não haja a presença de distrações.
(    ) Etapa relacionada com o processo de reflexão das informações, ou seja, é o momento em que você deve parar e refletir, para fixar o conhecimento. 
(    ) Etapa relacionada com a construção do conhecimento, a partir de leituras, audição e observação de informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	4.
	Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes, a ética é chamada de "moral" (PORTNOI, 1999). A ética profissional diz respeito a um conjunto de regras que devem ser seguidas para que o profissional garanta a sua credibilidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O engenheiro deve sempre prezar pela honestidade e imparcialidade, dependendo de seus empregadores ou clientes.
(    ) O engenheiro deve sempre zelar pela segurança, saúde e bem-estar dos funcionários e usuários de seus produtos/obras.
(    ) O engenheiro deve sempre prezar pela competência e a reputação da profissão.
(    ) O engenheiro deve sempre continuar se atualizando durante sua carreira. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PORTNOI, M. Introdução à Engenharia: ética e ética na Engenharia. Salvador: UNIFACS, 1999.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	As competências ajudam o profissional a obter melhores resultados, por conseguinte mais satisfação em seu ambiente de trabalho. Assim, existem basicamente três tipos de modelos de competências a serem analisados e que servem de suporte para diversas áreas profissionais. Sobre o modelo funcionalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo funcionalista teve origem nos Estados Unidos, e possui foco principal nos indivíduos mais qualificados para construção das competências. 
(    ) O modelo funcionalista teve origem na Inglaterra, e tem como objetivo principal construir bases mínimas para descrição dos perfis ocupacionais que servirão de apoio para os programas de formação e análise para certificação de competências.
(    ) O modelo funcionalista apresenta uma teoria construtivista, no qual desenvolve-se por meio dos indivíduos menos competentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - F.
	6.
	As funções da linguagem apontam o direcionamento da mensagem para um ou mais elementos do circuito da comunicação. O sistema de comunicação compreende princípios fundamentais, como emissor, receptor, mensagem, canal e código. Com relação aos pontos negativos que atrapalham o processo de comunicação nas empresas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As barreiras à comunicação são variáveis que interferem na interpretação ou transmissão adequada das ideias entre os indivíduos ou grupos.
(    ) O emprego de palavras ambíguas e a distância entre o emissor e o receptor configuram-se como barreiras externas à comunicação.
(    ) O canal de comunicação é o meio pelo qual a mensagem vai ser transmitida.
(    ) O uso de línguas diferentes pelo emissor e pelo receptor e a iluminação do espaço onde eles se comunicam são barreiras internas à comunicação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	  d)
	V - V - V - F.
	7.
	A ação de estudar é um processo contínuo, que pode ser dividido em três etapas: preparação, captação e processamento de estudo. No processo de preparação, deve-se levar em conta algumas observações importantes. No processo de captação, deve-se obter e assimilar as informações. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estudo: deve-se focar em ler, ouvir e observar um todo e sempre extrair o máximo do conteúdo disponível.
II- Audição: deve-se sempre confrontar e autointerrogar as ideias discutidas para mentalmente organizá-las.
III- Observação: deve-se focar em visualizar situações que possam enriquecer o nosso conhecimento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	A habilidade de comunicação e expressão é essencial para o desenvolvimento das atividades profissionais do engenheiro. Estas habilidades são exigidas durante uma apresentação oral de um determinado projeto ou na participação em reuniões. Com base nos elementos básicos do processo de comunicação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Canal de comunicação.
II- Receptor.
III- Código.
(    ) É um dos protagonistas do processo de comunicação. Seu papel é decodificar a informação.
(    ) É o meio utilizado no processo de transmissão da informação.
(    ) Refere-se à estruturação da informação que será transmitida. O tipo de linguagem é um exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	9.
	Existem basicamente três etapas no processo de estudo. A etapa de captação, por exemplo, visa obter as informações divulgadas, assimilá-las e ordená-las para a etapa de processamento. Com base nas etapas de captação,