Buscar

avaliando de patologia sara

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710106533)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A balantidíase é uma zoonose que também acomete o ser humano. O homem é muito resistente a essa infecção e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomáticas. Por isso, a manifestação da doença é rara, embora os portadores da infecção possam ser em número muito maior. A balantidíase é uma doença muito semelhante à amebíase e é causada por um protozoário ciliado chamado Balantidium coli. Assinale a alternativa que contenha o local do corpo humano onde o protozoario habita:
		
	 
	no fígado
	 
	no estomago
	 
	no baço
	 
	no intestino grosso
	 
	nos rins
	Respondido em 08/04/2019 08:12:38
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708375506)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É a habilidade de certos animais silvestres (mamíferos, aves, insetos) frequentar habitações humanas; isto é, pela alteração do meio ambiente natural houve uma adaptação do animal que passou a ser capaz de conviver com o homem. Ex.: moscas, ratos e morcegos silvestres frequentando ou morando em residências humanas.
		
	
	Zoonose
	 
	Sinantropia
	
	Atropia
	
	Antropozoonose
	
	Alotropia
	Respondido em 07/05/2019 20:30:21
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710116461)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A balantidíase é uma zoonose que também acomete o ser humano. O homem é muito resistente a essa infecção e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomáticas. Por isso, a manifestação da doença é rara, embora os portadores da infecção possam ser em número muito maior. Em relação à balantidíse, assinale V ou F:
		
	 
	O Balantidium coli pode viver no intestino grosso humano sem causar dano, mas algumas vezes, as formas trofozoíticas penetram na mucosa do intestino grosso, causando pequenas úlceras.
	 
	A balantidíase é causada por um protozoário intestinal denominado Balantidium coli, cujo hospedeiro natural é o porco, sendo o homem um hospedeiro acidental.
	 
	Geralmente o homem se contamina quando ingere carne de porco mal cozida, mas eventualmente pode ocorrer contaminação por meio da água ingerida pelo homem por fezes de porcos infectados.
	 
	Os casos humanos se relacionam, em geral, com a presença de pulgas infectadas. 
	 
	O parasita invade e destrói o músculo cardíaco causando cardiopatias.
	Respondido em 07/05/2019 20:36:08
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710113918)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	 
Alguns conceitos em Parasitologia são fundamentais para a compreensão dos termos utilizados em Parasitologia. Assinale a alternativa que contenha a definição de hospedeiro intermediário e hospedeiro definitivo.
		
	 
	Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. Hospedeiro Intermediário não causa danos ao ser humano, o hospedeiro definitivo é aquele que causa danos ao ser humano.
	 
	Hospedeiro Definitivo é aquele que abriga o parasita em sua fase madura, onde geralmente ocorre a reprodução sexuada.
Hospedeiro Intermediário: É aquele que apresenta o parasita em sua forma larvária ou assexuada.
	 
	Hospedeiro Intermediário é um ser vivo que serve de refúgio temporário e de veículo até que o parasita atinja o hospedeiro definitivo.
	 
	Hospedeiro Intermediário é aquele que abriga o parasita em sua fase madura, onde geralmente ocorre a reprodução sexuada.
Hospedeiro Deinitivo É aquele que apresenta o parasita em sua forma larvária ou assexuada.
	 
	Todo hospedeiro pode ser definitivo ou intermediário dependendo da oferta de nutrientes à esse parasita.
	Respondido em 07/05/2019 20:46:22
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707375610)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dos protozoários abaixo relacionados assinale o que obrigatoriamente necessita de um vetor biológico para transmitir uma doença ao homem:
		
	
	Giardia lamblia
	
	Trichomonas vaginalis
	
	Entamoeba histolytica
	 
	Trypanosoma cruzi
	
	Toxoplasma gondii
	
	
	1a Questão (Ref.:201710268898)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação às doenças parasitárias que ocoorem no Brasil, NÂ0 é correto afirmar que:
		
	 
	Como principais medidas profiláticas contra as verminoses, temos a educação sanitária e o saneamento básico.
	 
	A profilaxia para a maioria das doenças parasitárias se restringe ao uso de vacinas.
	
	Higiene pessoal e boa alimentação são medidas profiláticas individuais.
	
	Protozoários muitas vezes parasitam o homem causando doenças como malária, doença de Chagas e leishmaniose.
	
	O tratamento da água e o uso de instalações sanitárias adequadas previnem algumas das doenças parasitárias mais comuns entre as populações carentes.
	Respondido em 27/05/2019 19:15:27
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710108904)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A leishmaniose é causada por espécies de Leishmania. As manifestações incluem síndromes viscerais, cutâneas e mucocutâneas. Em relaçao à leishmaniose visceral, assinale V ou F:
		
	 
	A leishmaniose visceal acomete o homem e provocam úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.
	 
	Essa forma de leishmaniose é conhecida como "ferida brava".
	 
	 A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, contagiosa, transmitida por diversas espécies de protozoários do gênero Leishmania sp.
	 
	A forma de contrair a doença é através das fezes do mosquito.
	 
	A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
	Respondido em 07/05/2019 20:49:25
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708382014)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os biólogos que estão preparando um programa de controle de doenças parasitárias e ampliação do saneamento básico coletaram, na água de um manancial, formas morfológicas imaturas, às quais classificaram como cercárias. Nesse caso, em relação à provável doença prevalente na área, deve‐se:
		
	 
	buscar, ainda, a presença de caramujos hospedeiros intermediários.
	
	efetuar um controle sanitário de hortaliças.
	 
	fazer um controle sanitário de animais reservatórios, tais como cães e gatos domésticos.
	
	efetuar um controle sanitário de venda e consumo de carne bovina.
	
	efetuar um controle sanitário de venda e consumo de ¿carne suína¿.
	Respondido em 27/05/2019 19:16:16
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707800216)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Mack) Nos casos das parasitoses humanas, que envolvem dois hospedeiros, geralmente o homem é o hospedeiro definitivo (onde ocorre a reprodução sexuada do parasita) e um outro animal é o hospedeiro intermediário (onde ocorre a reprodução assexuada do parasita). Assinale a alternativa que apresenta a parasitose em que o homem é o hospedeiro intermediário e outro animal é o hospedeiro definitivo.
		
	 
	b) Ascaridíase
	
	a) Esquistossomose
	
	d) Teníase
	 
	c) Malária
	
	e) Filariose
	Respondido em 27/05/2019 19:15:47
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710017495)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A doença de Chagas, descoberta e estudada pelo cientista brasileiro Carlos Chagas, pode produzir, se evoluir para a cronicidade, anomalias conhecidas como Cardiomegalia (ou cardiomiopatia chagásica), Megacólon (aumento exagerado do cólon intestinal) ou Megaesôfago (aumento exagerado do esôfago), sendo que em todas essas situações observa-se disfunção do órgão atingido. O agente etiológico da doença de Chagas é o protozoário denominado:
 
		
	
	Triatoma infestans
	
	Plasmodium vivax
	
	Trichomonas chagasae
	 
	Trypanosoma cruzi
	
	Entamoebacoli
	
	
	1a Questão (Ref.:201707325921)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação às afirmativas abaixo assinale a alternativa correta?
		
	
	A patogenia do bicho geográfico é devido à presença das larvas L3 que penetram ativamente na pele do homem e após um ciclo sanguineo alojam no intestino delgado.
	 
	Os vermes adultos do parasita Schistosoma mansoni vivem no intestino delgado e quando se tornam adultas migram para a veia mesentérica onde se acasalam, tornam se grávidas e liberam os ovos que caem na luz intestinal e são liberados com as fezes contaminando os alimentos e água.
	 
	A leishmaniose visceral é caracterizada pela visceralização das formas amastigotas causando febre, anemia, leucopenia e enfraquecimento com hepatoesplenomegalia.
	
	Com relação à patogenia do parasita Ancylostoma duodenale podemos afirmar que ela é apenas assintomática podendo em raros casos principalmente nos pacientes imunodeprimidos causarem eritema, prurido e urticária.
	
	Uma das formas de leishmaniose é a difusa que é caracterizada por lesão única ou múltipla geralmente de grandes dimensões em forma de cratera de lua.
	Respondido em 27/05/2019 19:03:15
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710167612)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na tricomoníase muitas mulheres que são infectadas pelo Trichomonas vaginalis usualmente desenvolvem poucos sintomas. Infecções assintomáticas são comuns, mas sinais clínicos podem começar a aparecer 20 dias após a infecção. Marque a alternativa que relaciona a principal manifestação clínica que ocorre nas mulheres com esta protozoose:
		
	
	Corrimento vaginal fluido abundante, branco, bolhoso, com sangue e sem odor fétido (especialmente no período pós-menstrual).
	
	Corrimento vaginal fluido abundante, branco, bolhoso, com sangue e com odor fétido (especialmente no período pós-menstrual).
	
	Corrimento vaginal fluido abundante, branco, bolhoso, com sangue, pus e com odor fétido (especialmente no período pós-menstrual).
	
	Corrimento vaginal fluido abundante, branco, bolhoso, sem sangue e sem odor fétido (especialmente no período pós-menstrual).
	 
	Corrimento vaginal fluido abundante, branco, bolhoso, sem sangue e com odor fétido (especialmente no período pós-menstrual).
	Respondido em 27/05/2019 19:04:00
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708341628)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A malária é uma doença grave causada por protozoários e transmitida pela picada de um mosquito do gênero Anopheles. Essa doença apresenta como principal sintoma a febre intermitente que ocorre no momento do rompimento das hemácias. Marque abaixo a alternativa que indica corretamente o gênero do protozoário responsável por causar essa doença parasitária.
		
	
	Entamoeba sp.
	
	Trypanosoma sp.
	
	Giardia sp.
	 
	Plasmodium sp.
	
	Balantidium sp.
	Respondido em 27/05/2019 19:03:04
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710145844)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a alternativa que apresenta apenas parasitoses humanas que são causadas por protozoários:
		
	 
	teníase, amebíase e esquistossomose
	
	teníase, ascaridíase e esquistossomose
	
	ancilostomose, giardíase e ascaridíase
	 
	amebíase, tricomoníase e giardíase
	
	ascaridíase, tricomoníase e giardíase
	Respondido em 27/05/2019 19:03:48
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707380385)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a transmissão da doença conhecida como esquistossomose é importante a presença de ovos em ambiente onde se encontra moluscos do gênero Biomphalaria. Os ovos apresentam como característica:
		
	
	Membrana dupla com a cercaria dentro.
	 
	Membrana com espícula lateral
	
	Membrana dupla e com dois núcleos no seu interior.
	
	Membrana dupla com uma larva dentro
	
	Membrana dupla com apenas um núcleo.
	Respondido em 27/05/2019 18:57:40
	
	
	1a Questão (Ref.:201710110120)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 A esquistossomose é uma doença que leva a problemas de saúde crônica. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Sobre a esquistossomose, assinale V ou F:
		
	 
	É também conhecida com barriga d´água;
	 
	Pode ser transmitida por alimentos como o açai;
	 
	Tem como hospedeiro o barbeiro;
	 
	Nadar em rios ou lagos que contenham caramujos podem ser fontes de transmissão;
	 
	Pode ser transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti;
	Respondido em 27/05/2019 19:05:47
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710121763)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Identifique a doença que é causada por protozoário que tem como habitat o intestino humano. Seu principal aspecto patogênico ocorre pela invasão da mucosa intestinal com a possibilidade de alcançar a via sanguínea e infectar órgãos causando abcessos. A transmissão dessa protozoose acontece por via oral através de ingestão de alimentos ou água contaminados com cistos maduros.
		
	
	Giardíase
	 
	Balantidíose
	
	Tricomoníase
	
	Ascaridíase
	 
	Amebísea
	Respondido em 27/05/2019 19:07:48
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707325906)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação a doença de Chagas é correto afirmar?
		
	
	Geralmente o paciente não sobrevive na fase aguda da doença.
	 
	Apresenta uma fase assintomática longa comprovada apenas pelo teste sorológico
	 
	Tem sua ação patogênica apenas no sistema digestivo
	
	A sua transmissão é pela picada por um mosquito do gênero Anopheles.
	
	Causa patogenia somente para pacientes imunodeprimidos.
	Respondido em 27/05/2019 19:12:30
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707380379)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as medidas profiláticas para o controle da esquistossomose podemos citar:
		
	
	Higiene pessoal
	
	Combate ao criadouro de mosquitos
	 
	Combate aos caramujos
	
	Tratamento de cães e gatos infectados
	
	Inspeção de carnes de porco
	Respondido em 27/05/2019 19:06:36
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707380404)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação ao parasita Strongyloides stercoralis é correto afirmar:
		
	
	A via de contaminação é por ingestão de ovos embrionados que contaminam água e alimentos.
	 
	Devido ao ciclo pulmonar a larva pode causar hemorragia e processo inflamatório ocasionando a broncopneumonia
	 
	O parasita não causa lesões pulmonares, pois o ciclo é apenas intestinal.
	
	A ação patogênica é realizada pela fêmea de vida livre.
	
	O verme adulto vive no intestino grosso na região do ceco e do apêndice
	
	
	1a Questão (Ref.:201707375226)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Giardia lamblia pode apresentar um quadro de diarreia aquosa com presença de gorduras. Sobre o parasita podemos afirmar.
		
	 
	É um protozoário flagelar que apresenta a forma trofozoito e cistos
	
	É um parasita do intestino grosso.
	
	O parasita é encontrada somente em locais de falta de higiene e saneamento básico.
	
	Os cistos eliminados juntamente com as fezes sobrevivem por pouco tempo.
	
	Não apresentam veiculação dos cistos através de moscas e baratas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708664696)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As amebas são organismos protistas, eucariotas, constituídos por uma única célula.  Apresentam diferentes formas, processos de alimentação, locomoção e reprodução. Assinale a alternativa que representa a forma evolutiva, deste protozoário, a qual é ativa, se alimenta e se reproduz pordiferentes processos:
		
	 
	Trofozoíta.
 
	
	Oocisto.
 
	
	Esquizonte.
 
	
	Cisto.
 
	
	Gameta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707325912)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em casos de parasitas intestinais a principal forma de contaminação é através de:
		
	
	Através do sangue.
	 
	Ingestão água e alimentos contaminados
	
	Contato pessoal
	
	Através de secreções
	 
	Ingestão de carne crua ou mal passada
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710182480)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O trofozoíto tem formato de pera com simetria bilateral, medindo cerca de 20 μm. Face dorsal lisa e convexa. Face ventral côncava com uma estrutura semelhante a uma ventosa (disco ventral, adesivo ou suctorial), apresenta os corpos medianos (logo abaixo da suctorial), dois núcleos e quatro pares de flagelos que se originam dos corpos basais. A que protozoário pertencem estas características morfológicas?
		
	
	Trypanosoma cruzi
	 
	Entamoeba histolytica
	 
	Giardia lamblia
	
	Balantidium coli
	
	Plasmodium vivax
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708375506)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	É a habilidade de certos animais silvestres (mamíferos, aves, insetos) frequentar habitações humanas; isto é, pela alteração do meio ambiente natural houve uma adaptação do animal que passou a ser capaz de conviver com o homem. Ex.: moscas, ratos e morcegos silvestres frequentando ou morando em residências humanas.
		
	 
	Sinantropia
	
	Alotropia
	
	Zoonose
	
	Atropia
	
	Antropozoonose
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707375501)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um dos principais agentes que participam de uma doença parasitária são conhecidos como vetores. De acordo com o descrito assinale a alternativa que apresenta um vetor biológico?
		
	
	Abelhas
	
	Moscas domésticas
	 
	Barbeiro
	
	Baratas
	
	Formigas
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707375215)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com o ciclo biológico da Entamoeba histolytica é correto afirmar:
		
	
	Os parasitas no seu ciclo patogênico não apresenta capacidade de invadir outros órgãos.
	
	O ciclo é conhecido como heteroxênico, pois necessitam de hospedeiro intermediário.
	
	O ciclo assintomático é devido à falta de interação do parasita com a mucosa do intestino grosso.
	
	Por realizar apenas o ciclo intestinal a sua patogenia é apenas a nível intestinal.
	 
	O ciclo patogênico ocorre quando a relação parasita e hospedeiro é quebrado e as formas trofozoíto invade a mucosa intestinal.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707459833)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Trichomonas vaginalis é o agente etiológico da tricomoníase, que é uma doença transmitida por via sexual, afetando afeta cerca de 20 a 40% das mulheres adultas. Dentre os sintomas abaixo, marque a opção que indica o sintoma mais característico e frequente desta parasitose em mulheres:
		
	 
	Leucorréia
	
	Disúria
	
	Secreção purulenta
	
	Febre
	
	Dor abdominal
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201710182489)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Marque a alternativa que melhor completa a lacuna. A transmissão de__________________________se dá por cistos presentes nas fezes de um indivíduo infectado e, principalmente, através do contato da mão com a boca. As pessoas infectadas que são assintomáticas são mais importantes na transmissão do agente do que aquelas pessoas que apresentam diarreia (infecção sintomática).
		
	
	Plasmodium vivax.
	 
	Giardia lamblia.
	
	Entamoeba coli.
	 
	Trypanosoma cruzi.
	
	Leptospira interrogans.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708382067)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os parasitas possuem características específicas que permitem classificá-los de acordo com o tipo de ciclo biológico em monoxênicos e heteroxênicos. Em relação ao tipo de ciclo, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Parasito heteroxênico: é o que possui hospedeiro definitivo e intermediário. Ex.: Ascaris lumbricoides.
( ) Parasito heteroxênico: é o que possui hospedeiro definitivo e intermediário. Ex.: Wuchereria bancrofti.
( ) Parasito monoxênico: é o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Ex.: Enterobius vermiularis.
( ) Parasito monoxênico: é o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Ex.: Plasmodium falciparum.
		
	
	V; F, V; V
	
	V; V, F; F
	
	F; V, V; V
	
	F; F, V; F
	 
	F; V, V; F

Outros materiais

Perguntas Recentes