Buscar

como ser um lider

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Katiane de Almeida Simões
Turma: 162.01
Professora: Iete de Sá
QUESTIONÁRIO
1. O que são jogos de negócios?
Todos jogo de negócio trata de um jogo de simulação, pois ele quer retratar atividades cotidianas dentro de um universo virtual. Mas não somente isso: eles envolvem um sistema de uma organização de forma que os jogadores tomam decisões, influenciando no todo.
2. Qual é o objetivo dos jogos empresariais?
O objetivo empresariais é Aumento de conhecimento: o jogador aprende durante a vivência, acumulando conhecimentos que depois vão ser importantes para decidir, interligar, coletar e organizar informações, Desenvolvimento de habilidades gerenciais como comunicação, negociação, análise de informações, tomada de decisões e outras, Fixação de atitudes como consciência crítica quanto à consciência, profissão e fatos, competição, solidariedade, saber trabalhar sob pressão e outras.
3. Onde surgiu a ferramenta dos jogos empresariais?
Os jogos empresariais nasceram na China (por volta de 3.000 a.C.) com o nome de Wei-Hai, mas somente na década de 50, nos Estados Unidos, ele foi utilizado com o objetivo de treinar profissionais da área financeira. No início dos anos 80, os jogos passaram a fazer parte da grade de ensino do Brasil, elevando o número de universidades que passaram a incluir essa disciplina. Seu principal objetivo é proporcionar ao jogador um laboratório para testar seus conhecimentos e competências na prática, agregando novas perspectivas.
4. Cite as características básicas dos jogos empresariais.
Existem sete características básicas dos jogos de empresas. 
Os jogos apresentam um ambiente fictício que demonstra os elementos do panorama real não nitidamente representados por pessoas nos jogos;
Todas as condições de decisão estão apresentadas nos padrões dos jogos, embora algumas de maneira simples e precisa, enquanto outras só são reveladas de modo bastante genérico e superficial;
Eles desenvolvem interações entre os jogadores e o meio simulado, como firmas competindo por um mercado;
Por mais complicados que sejam, os jogos serão sempre mais fáceis do que a realidade;
Definem participações distintas, sejam estas organizadas ou não;
Possuem regras claras, objetivas e bem definidas pelos participantes;
Há livre criação de cenários para um jogo envolvente e atrativo.
Jogos empresariais são muito dinâmicos e flexíveis. Em vista disso, o professor ou consultor pode adaptá-los quando desejar, alterando as tendências socioeconômicas e incluindo as modificações da legislação.
5. O que são jogos comportamentais?
Em 2009 a Case RH criou a metodologia Jogos Comportamentais, para os subsistemas de seleção e treinamentos, com o objetivo de dinamizar estes processos utilizando jogos interativos. Com os Jogos Comportamentais as empresas alcançam resultados satisfatórios em curto prazo, ampliando as habilidades e competências emocionais de seus colaboradores, fundamentais o crescimento organizacional. Utilizando esta metodologia inovadora e lúdica, as empresas proporcionam experiências que promovam mudanças de comportamentos e que se concretizam em resultados positivos e duradouros.
6. Explique jogos de mercado.
São utilizados a fim de reproduzir incidentes de mercado, como relação entre empresas e fornecedores, pesquisa de mercado e concorrências.

Outros materiais