Buscar

APOL Administração Pedagogica_ Instrumentos Legais e Gestao Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL – OBJETIVA 1 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Questão 1/10 - “Nas diversas instâncias do Poder Público – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – pode-se perceber um esforço no sentido do atendimento às demandas sociais por educação básica, porém de forma focalizada e restritiva”. Assinale a alternativa que apresenta os elementos que constituem a legislação educacional:
Resposta: A - Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Questão 2/10 - “Em 5 de outubro de 2018, nossa Constituição Federal, que marcou a redemocratização do país depois de mais de 20 anos de ditadura militar, [completou] 30 anos. O documento trouxe uma série de avanços nos direitos dos cidadãos brasileiros. Entre eles, Educação e Saúde para todos”. 
I. Garante a educação como um direito social do indivíduo.
II. Garante a gratuidade do ensino e a existência de escolas públicas e privadas.
III. Considera a educação um dever que deve ser cumprido pelos pais.
IV. As condições de acesso e de permanência do aluno na escola são omitidas.
Resposta: D – I, II, III
Questão 3/10 - “A gestão democrática da escola, contemplada como exigência no seu Projeto Político Pedagógico, na Constituição Federal, assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, presume que as relações de poder dentro das instituições de ensino devam gerar integração, cooperação e participação, e, para isso, as propostas precisam ser construídas e reconstruídas pelas próprias pessoas envolvidas com a escolarização”. Sobre o conceito de simplificação do ser humano no contexto escolar, assinale a alternativa correta:
Resposta: E – Escolas não devem ser como fábricas,mas sim 
Questão 4/10 - “A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende três etapas: a educação infantil [...], o ensino fundamental [...] e o ensino médio [...]. Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas”. A educação básica é dividida em três etapas, cada uma com características e objetivos próprios. Sabendo disso, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Educação infantil
2. Ensino fundamental
3. Ensino médio
Resposta: D – 2,1,3,1
Questão 5/10 - “A gestão democrática da escola, contemplada como exigência no seu Projeto Político Pedagógico, na Constituição Federal, assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, presume que as relações de poder dentro das instituições de ensino devam gerar integração, cooperação e participação, e, para isso, as propostas precisam ser construídas e reconstruídas pelas próprias pessoas envolvidas com a escolarização”. Sobre o conceito de simplificação do ser humano no contexto escolar, assinale a alternativa correta:
Resposta: E - Explicação: Escolas não devem ser como fábricas , mas sim levar em consideração a complexidade do ser humano , inclusive no momento da gestão.
Questão 6/10 - “A educação básica tem caráter obrigatório – ou seja, é dever dos pais ou responsáveis que as crianças e adolescentes concluam a educação básica, assim como é dever do Estado oferecer essa educação”.Todas as modalidades da educação básica têm regulação própria com leis, diretrizes e parâmetros para organizar esse ensino. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta. 
Resposta: A - A educação escolar indígena é a única a contemplar o ensino em outro idioma
Questão 7/10 - “Nas diversas instâncias do Poder Público – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – pode-se perceber um esforço no sentido do atendimento às demandas sociais por educação básica, porém de forma focalizada e restritiva”. Assinale a alternativa que apresenta os elementos que constituem a legislação educacional:
Resposta: A) Consti tuição Federa l; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Questão 8/10 - “Constituído em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Ele surgiu para garantir a proteção efetiva de meninas e meninos brasileiros sob os cuidados de uma legislação específica”. Assinale a alternativa que apresenta a definição de criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente:
Resposta: A) Indivíduo com até 12 anos incompletos de idade
Questão 9/10 - “A análise mais criteriosa de como a educação e os professores se relacionam com o ECA, principalmente no que diz respeito à cidadania (vista como um objetivo da educação), é muito importante para que possamos entender que, nós, profissionais da educação, não devemos atuar como aqueles do direito, da psicologia ou da assistência social, diante das questões apresentadas pela legislação. Mas precisamos, sim, resgatar o papel da escola diante dela”. Assinale a alternativa que justifique o motivo pelo qual crianças e adolescentes têm direito à educação garantido pelo ECA.
Resposta: C – Para que possam atingir pleno desenvolvimento
Questão 10/10 - “A Constituição Federal estabelece no artigo 206 os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado. Dentre eles, destaca-se a gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. Sobre a Constituição Federal, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) É o marco principal de ação do Brasil, regula as ações sociais.
( ) Foi promulgada em 1983 e teve pouca participação social.
( ) Denominada Constituição Cidadã, teve ampla participação democrática.
( ) Garante diversos direitos sociais, inclusive, a educação.
Resposta: D ?
APOL Objetiva 1 (Regular) - GESTÃO ESCOLAR
Questão 1/10 - “A hipótese dessa fase contempla a ideia de que, se uma empresa consegue fazer com que as pessoas comprem seus produtos, ela será lucrativa”. Sobre as fases da evolução das empresas, marque a alternativa que apresenta corretamente a fase referenciada acima:
Resposta: D - Gigantismo
Questão 2/10 - “A busca por uma organização cientifica da rotina de trabalho foi desenvolvida por Frederick Taylor, um dos teóricos que contribuíram para essa visão. Em 1911, ele publicou um estudo propondo um modelo de administração [...]”.relacione os três princípios propostos por Frederick Taylor, os quais estão listados abaixo, às suas respectivas características: 
1. Princípio do preparo.
2. Princípio do planejamento.
3. Princípio do controle.
 
( 2 ) Tempo padronizado. O trabalhador deve cumprir o mínimo de produção estabelecido.
( 1 )Seleção do trabalhador por aptidão o que favorece o aumento de produtividade.
( 3 ) Visando ganho na produção, plano de incentivo salarial proporcional à produção.
Resposta: C - 2,1,3
Questão 3/10 - “Como você pode perceber pelas constantes mudanças assinaladas até aqui, uma empresa que vise ao sucesso deve estar em renovação contínua e comprometida com o futuro”. Assinale a alternativa que indica corretamente o que uma empresa deve fazer para se manter competitiva e alcançar o sucesso: 
Resposta: D - Buscar um diferencial estratégico por meio da educação empresarial, para dar conta das adversidades.
Questão 4/10 - “Esse direcionamento é baseado na ideia de que sempre haverá uma demanda por artigos de consumo, considerando-se a hipótese de que, se o produto de uma empresa for de boa qualidade, ela sempre será lucrativa”. Sobre as fases da evolução das empresas, marque a alternativa que apresenta corretamente a fase referenciada acima: 
Resposta: E – Pré-Industrial
Questão 5/10 - “[...] os administradores consideravam que era possível fabricar produtospadronizados acessível a todos. Essa interpretação se baseia na ideia de que sempre haverá demanda por produtos mais baratos e por produção em massa”. Sobre as fases da evolução das empresas, identifique a alternativa que apresenta corretamente a fase referenciada acima: 
Resposta: B – Desenvolvimento industrial
Questão 6/10 - “[...] o gestor escolar, além de ter uma visão de conjunto, há de compreender a escola como uma estrutura flexível, pois o objeto de trabalho das atividades técnico-pedagógicas apresenta características distintas das atividades administrativas, uma vez que lida cotidianamente com a educação de pessoas”. Sobre as formas de gestão, relacione as concepções listadas abaixo às suas respectivas prioridades: 
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Escolar.
( 1 ) Prioriza os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(1  ) Prioriza os métodos de gerência e controle.
( 2 ) Prioriza as condições para que se cumpram os fins da educação.
Resposta: A – 1,1,2
Questão 7/10 - “[...] as fases de evolução das empresas vão se sucedendo sempre no bojo do desenvolvimento da humanidade, que caminha em busca da renovação, da atualização e da excelência de suas organizações”. relacione as três fases da evolução histórica da administração, listadas abaixo, às suas respectivas características: 
1. Artesanal (até 1780).
2. Gigantismo (1914–1945).
3. Moderna (1945–1980).
( 3  ) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
( 2  ) Foco nas vendas. Intensa competitividade.
( 1  ) Produção artesanal, familiar. Pequenas Oficinas.
Resposta: B – 3,2,1
Questão 8/10 - “O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma correlação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar: 
Resposta: D - Ambos apontam a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração. 
Questão 9/10 - “Na atual conjuntura social, histórica, política, econômica e cultural há um forte movimento na busca por espaços mais abertos e democráticos na sociedade civil e política”. Assinale a alternativa que indica corretamente um elemento capaz de contribuir com a construção de uma sociedade democrática:
Resposta: C - A educação, que pode instrumentalizar a comunidade escolar para interagir com a sociedade de forma crítica e responsável.
Questão 10/10 - “[...] os gestores dos sistemas de ensino e os diretores de escolas organizam a gestão da educação influenciados por fatores internos e externos [...]”. Sobre os fatores internos e externos, é correto afirmar que a escola, sendo uma instituição da sociedade civil, influencia: 
Resposta: D – Contextos que são considerados fatores externos

Outros materiais