Buscar

ARTIGO SALA DE AULA INVERTIDA

Prévia do material em texto

VANTAGENS E DESAFIOS NA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA.
ADVANTAGES AND CHALLENGES IN INVERTED CLASSROOM METHODOLOGY.
Aline Cristiane dos Santos Jurkfitz
 
Resumo 
O processo de ensino-aprendizagem ganhou novos contornos através da sociedade digital. A maioria dos professores atuais experienciou o método tradicional na educação, entretanto, os alunos atuais nasceram em meio à tecnologia, com o acesso facilitado à internet, onde aceitar o conteúdo sem questionar e usar exclusivamente o papel para o estudo é simplesmente inviável. Por isso, a presente pesquisa objetiva, explicar o que é a metodologia da sala de aula invertida comparando sua eficácia com a metodologia de ensino tradicional, abordar as contribuições do uso desta nova metodologia e apontar os desafios aos para os profissionais da educação. Traz uma reflexão direcionada à defesa do uso apropriado e criterioso de recursos tecnológicos como instrumento de apoio eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Assim como, a necessidade dos professores se adequarem a realidade desta nova educação, aprimorando suas práticas pedagógicas. Para um bom professor a educação de qualidade é uma busca constante. Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica, pela qual se evidenciou que o uso de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, se mostra muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem. 
Palavras Chave: Sala de Aula Invertida; Ensino-aprendizagem; Vantagens e desafios.
Abstract 
The teaching-learning process has gained new contours through the digital society. Most current teachers experienced the traditional method in education, however, current students were born in the midst of technology, with easy access to the Internet, where accepting the content without question and using exclusively the role for the study is simply unfeasible. Therefore, this research aims to explain what is the methodology of the inverted classroom comparing its effectiveness with the traditional teaching methodology, to address the contributions of the use of this new methodology and point out the challenges to the professionals of the Education. It brings a reflection directed to the defense of the appropriate and judicious use of technological resources as an effective support instrument in the teaching-learning process. As well as, the need for teachers to adapt to the reality of this new education, improving their pedagogical practices. For a good teacher quality education is a constant search. Bibliographic research was used as a method, by which it was evidenced that the use of active methodologies, such as the inverted classroom, are very effective in the teaching-learning process. 
Keywords: Inverted Classroom; Teaching-learning; Advantages and challenges.
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa é destacar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida, como uma das grandes mudanças do processo de ensino-aprendizagem, que as novas tecnologias tem trazido à sociedade. A maioria dos professores atuais cresceu habituada a uma educação tradicional, onde a sala de aula era organizada sempre da mesma forma, com as classes enfileiradas, com o seu educador transmitindo o conhecimento, os alunos ouvindo as explicações e realizando as atividades sem questionar, levando para casa mais atividades que seriam realizadas somente com o auxílio de materiais impressos. Entretanto, os alunos atuais nasceram em meio à tecnologia, com o acesso facilitado à internet, onde facilmente se encontra qualquer informação que se deseja pesquisar, portanto aceitar o conteúdo sem questionar e usar exclusivamente o papel para o estudo é incabível.
Nesta nova metodologia, a ideia é que o aluno tenha o conhecimento prévio do conteúdo através do meio virtual e de outros materiais em vários formatos, e no momento da aula presencial ele já tenha o conhecimento básico do assunto a ser desenvolvido, assim a sala de aula se torna um local de interação, de troca de informações, e de sanar as dúvidas que surgiram. É necessário que o aluno se torne ativo no processo de aprendizagem, seja o protagonista e tenha a autonomia necessária para adquirir novos conhecimentos e habilidades quando lhe for mais conveniente. 
O aluno tem acesso direto ao conhecimento e o professor serve como orientador e mentor. Cabe ao professor organizar os conteúdos e materiais de forma a direcionar os estudos dos alunos, é necessário despertar a curiosidade para que as pesquisas aconteçam. Para a metodologia da sala de aula invertida realmente funcionar como é esperada, depende da aula programada pelo professor, o aluno precisa se sentir motivado e desafiado para a construção do conhecimento acontecer de fato.
1. SALA DE AULA INVERTIDA: O QUE É E QUAIS AS VANTAGENS NA EDUCAÇÃO.
Com a globalização e a era digital, a sociedade está passando por um momento de transformações históricas, e a educação está incluída nessas mudanças. 
As metodologias ativas de aprendizagem surgiram com a modernização do ensino, e dentre elas está a sala de aula invertida, que se destaca por ser capaz de colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem
A sala de aula invertida não significa fazer alterações de lugares de alunos, nem de professores, de mesas ou qualquer outro objeto em sala de aula, trata-se de uma nova metodologia de ensino, criada no exterior, como o nome de flipped classroom, que inverte o uso da sala de aula em relação ao seu uso tradicional. É um método de ensino que inverte completamente a organização de uma aula comum, planejada no método tradicional.
Na metodologia de ensino tradicional, o professor assume uma postura central de controle, de acesso a informação e de distribuição dos conteúdos programados. É um professor conteudista, que elabora seu planejamento com a única e exclusiva intenção de transmitir o conhecimento aos estudantes. As salas de aula são organizadas sempre da mesma maneira, com classes enfileiradas umas atrás das outras, com o professor posicionado na frente dos alunos como um palestrante, pois não há razão para alterar nada. Os alunos, por sua vez, permanecem ouvintes passivos, sem questionar, são realizadas tarefas em sala de aula e em casa com o auxílio de livros, e depois avaliações através de provas. Normalmente os alunos desconhecem os objetivos daquela aula, assim como o conteúdo a ser explorado, e como resultado não consegue assimilar, compreender os conteúdos em sala de aula.
Com a sala de aula invertida, o estudante deixa de ser um expectador e passa a atuar ativamente, já o professor sai do centro e assume uma postura de orientador e tutor. Os conteúdos passam a ser apresentados aos alunos por meio de recurso digitais, como videoaulas, games, podcasts, blogs, e-books, plataformas online, fóruns e grupos de discussões, e sites para apoio à pesquisa, isso tudo no conforto de seus lares, ou onde quiserem, quando quiserem e no tempo que julgarem necessário, respeitando o tempo de aprendizado de cada um. Depois de o aluno consumir o conteúdo digital que encontrou na internet e também os materiais indicados e enviados pelo professor, ele utiliza a aula presencial para sanar suas dúvidas, fazer atividades, realizar debates e trabalhos em grupos para estimular a interatividade, e assim incentivar o aluno a ter contato com os estudos fora da sala de aula, inserindo as tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado tornando-o mais dinâmico. 
De acordo com Munhoz (2015):
Nesta sala de aula invertida, o clima deve ser acolhedor e conseguir despertar no aluno o sentimento de pertencimento, que será o responsável por uma participação ativa do aluno, com motivação e comprometimento, principalmente quando lhe é dada a responsabilidade de ser responsável por sua própria aprendizagem. Sem medo do retorno do psicologismo, a psicologia volta a ter destaque e influência como destaque de necessária presença neste ambiente. (2015, p.14)
Isso faz com que os alunos tenham inspiração, que sintam disposição para procurar conteúdos que os auxiliem no aprendizado apoderando-se das tecnologiasao seu alcance. A melhor ideia desse processo de aprendizagem inovador que é a sala de aula invertida, é que coloca o aluno como protagonista em um processo de aprendizagem proporciona o controle dos seus estudos, incentiva que ele busque ter a autonomia necessária para adquirir novos conhecimentos e habilidades, com o desenvolvimento do autocontrole. É o próprio aluno que decide quando, como e onde ele irá aprender, conforme o que lhe for mais conveniente, e isso exigirá dele uma autodisciplina constante.
2. DESAFIOS PARA O PROFESSOR
No ensino tradicional a sala de aula serve para o professor transmitir informação para o aluno que, após a aula, deve estudar e ser avaliado. Na metodologia da sala de aula invertida, o aluno tem conhecimento prévio do assunto que será explorado, portanto é capaz de adquirir todo o conhecimento possível antes da aula, e a sala de aula se torna um lugar de aprendizagem ativa, onde há questionamentos, discussões, simulações e atividades práticas. Ao invés de fazer apresentações sobre o conteúdo da disciplina, o professor trabalha as dificuldades que os alunos encontraram enquanto se apropriavam do conhecimento.
Adotar esse método de ensino não significa menos trabalho para o professor, não é a simples distribuição de conteúdos com antecedência. O planejamento, a elaboração e a produção do conteúdo para o aluno estudar sozinho em casa, exige muito mais empenho do professor, os materiais precisam ser muito mais claros, coerentes e coesos, pois o aluno não terá a quem recorrer de imediato para sanar as dúvidas que possam surgir.
É necessária uma transformação por parte dos professores. Segundo Masseto (2012):
Antes, o professor poderia ser considerado um expert em determinada área do conhecimento que domina, compreende e sintetiza, representando o conjunto de informações daquela área a ser transmitido aos alunos, a fim de que se formem profissionais competentes. Atualmente, ele se pergunta como trabalhar com a quantidade de informações que está disponibilizada para todos, inclusive para seus alunos, que podem trazer novos dados e questionamentos para a aula. (2012, p.18).
Para o uso da metodologia da sala de aula invertida é muito importante professores qualificados, pois é necessário definir os conteúdos e os objetivos a serem alcançados, as instruções e traçar as estratégias de interação para as aulas presenciais. É imprescindível que o professor passe aos estudantes, previamente, os conteúdos, os materiais e também os objetivos que se pretende alcançar com a próxima aula, para que eles saibam em que devem focar quando estiverem em busca de informações, fazendo com que a educação realmente tenha a qualidade almejada. Os conteúdos não devem ser preparados uma única vez e depois somente repetidos, há necessidade de aprimorá-los e adequar para os próximos estudantes. A metodologia precisa ser dinâmica. Trata-se de uma abordagem abrangente que combina educação e tecnologia. O professor precisa, assim como os alunos, utilizar das tecnologias para se informar e estar preparado para as suas aulas. Conforme enfatiza Masseto (2012):
Não se quer com isso dizer que se começa a exigir menos do professor quanto ao domínio da área em que ele leciona. Ao contrário, exige-se dele pesquisa e produção de conhecimento, além de atualização e especialização para que possa incentivar seus alunos a pesquisar. Como poderia o docente motivar o aluno a se iniciar na pesquisa se ele mesmo, professor, não pesquisar e não valorizá-la? O aprendiz exige profunda coerência entre o que o seu professor exige e o que faz. (2012, p.28)
O professor é constantemente desafiado a compreender as habilidades e limitações de seus alunos para conseguir atingir seus objetivos de um melhor aprendizado. Cada aluno possui um ritmo para compreender determinados assuntos, cada um tem um processo de aprendizagem diferente, e cabe ao professor observar e avaliar o trabalho do aluno no todo, priorizando a aprendizagem contínua. O seu papel de professor se transforma de mero transmissor de informação, para um mediador do conhecimento. Brito e Purificação (2008) afirmam que:
Há uma necessidade real de que os educadores comprometidos com o processo educativo se lancem à produção ou assimilação crítica de inovações de caráter pedagógico, podendo, assim, aproveitar o estreito espaço de movimento existente no campo educacional, para gerar mudanças que não sejam simples expressões da modernidade. Dessa forma, no conceito de inovação que se propõe hoje está envolvida a utilização de novas tecnologias em sala de aula, o que implicará novos projetos fundamentados em concepções de ensinar e aprender diferentes das propostas já existentes. (2008, p.37)
Nesta metodologia, tão importante quanto produzir um bom conteúdo e de qualidade para o aluno acessar em casa, é igualmente elaborar atividades que aproveitem cada momento do encontro dos alunos com o professor na sala de aula física. O professor precisa perceber como os alunos estão respondendo ao conteúdo preparado para aperfeiçoá-lo cada vez mais e assim atender as necessidades individuais e da turma. 
Assim como os alunos se distraem na sala de aula, eles também não aguentam ficar muito tempo em casa na frente do computador, por isso os vídeo devem ser curtos, e sem muitas edições, o foco deve permanecer no assunto abordado, quanto mais informal, mais o aluno sente que o material foi elaborado exclusivamente para ele e valorizam mais o trabalho. É importante envolver o aluno durante as videoaulas, com questionamentos, conversas, anotações para a aula presencial. 
Cabe ao professor desenvolver o método da melhor forma possível para que o conteúdo renda, e o estudante progrida. O método pode ser aplicado em todas as aulas, intercalá-las com aulas normais ou apenas uma no semestre. Não existe uma fórmula para flippar aulas.
METODOLOGIA 
Para a realização deste trabalho utilizou-se da Pesquisa Bibliográfica e Estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32).
As pesquisas exploratórias buscam uma abordagem de fenômeno pelo levantamento de informações que poderão levar o pesquisador a conhecer mais a seu respeito.
A finalidade desta pesquisa foi conhecer, analisar e reconhecer a metodologia da sala de aula invertida como eficaz em promover avanços na aprendizagem.
A pesquisa bibliográfica foi utilizada neste trabalho para a elaboração do referencial teórico, exploração e conhecimento sobre a metodologia da sala de aula invertida. As fontes bibliográficas utilizadas foram livros, vídeos, publicações e artigos.
Devido à pandemia que afeta a todo o Brasil no momento, tornou-se inviável colocar em prática minha pesquisa para a obtenção de dados nas escolas. Diante desta realidade optei pela maneira sugerida por ser a mais segura no momento, e através de um questionário virtual que elaborei e enviei a alguns professores da rede pública de educação de Carazinho, consegui alguns dados necessários para a pesquisa. O questionário foi elaborado com perguntas fechadas do tipo dicotômicas, e por último foi solicitado a opinião a respeito do assunto de maneira bem informal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Em decorrência da pandemia que afeta o Brasil no momento, escolhi desenvolver minha pesquisa através de um questionário virtual que enviei a vários professores da rede pública de educação de Carazinho. Como resposta ao conhecimento e uso da metodologia da sala de aula invertida obteve-se os resultados que constam no gráfico1.
Gráfico 1: Resultado do questionário sobre Sala de Aula Invertida(SAI).
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Conhecem a Metodologia SAI
Já utilizaram em suas aulas
O aluno adquiri mais autonomia nos
estudos
O aluno assimila melhor os conteúdos
Com o uso das tecnologias os alunos
serão capazes de manter o foco nos
estudos
Dá menos trabalho ao professor
O Método Tradicional ainda é mais eficaz
É indicado aplicar SAI em todas as aulas
Com o uso da SAI foram atingidos os
objetivos
A metodologia SAI é eficaz na
aprendizagem
De acordo com o questionário desenvolvido pode-se observar que o Método da sala de aula invertida já é conhecido no meio educacional, mesmo que nem todo o professor já o tenha utilizado, mas já ouviram falar em algum momento. 
Alguns professores não acreditam que os alunos serão capazes de manter o foco somente nos estudos, por fazerem uso de tecnologias. Mas todos concordam que de fato é um método eficaz no processo de aprendizagem, pois o tempo de aula pode ser aproveitado de maneira mais eficiente, considerando que os alunos já chegam à aula com o conhecimento prévio do assunto, as aulas se tornam mais participativas, e com isso prendem mais a atenção de todos.
Em comparação com o Método Tradicional esta nova metodologia ganhou mais adeptos, mesmo com a percepção de que nem todas as vezes que foi utilizada obtiveram-se os resultados esperados com a aula, pois tudo ainda é novidade, está em experimento, os professores estão testando a melhor maneira de aplicá-la, como irá funcionar melhor com sua turma e realmente alcançar os objetivos de forma plena. Mas é inegável que a aprendizagem se torna mais significativa quando há a oportunidade de falar sobre o assunto ou aplicar os conceitos a uma situação prática, o aluno assimila melhor os conteúdos, aprende a se expressar melhor, a expor o seu ponto de vista respeitando os argumentos dos colegas. 
Todos os professores concordaram que esta metodologia dá mais trabalho para o profissional da educação no momento de planejar e executar suas aulas, sendo preciso muito mais estudo, conhecimento em tecnologia e empenho, para que tudo ocorra dentro do planejado e com o máximo possível de aproveitamento.
Mesmo com a aprovação da metodologia da sala de aula invertida, os professores concordam que não é indicado o uso diário desta metodologia, é necessário dosar e utilizar também outras metodologias ativas para assim garantir que todos os objetivos da educação sejam atingidos. A melhora no desempenho dos alunos é resultado dessa soma de vantagens.
Mesmo todos os professores que responderam ao questionário, tendo dito que a metodologia da sala de aula invertida seja mais eficaz do que o método tradicional, ainda percebi através das opiniões sobre o assunto, por parte de alguns, um pensamento moldado pela visão tradicional de educação, que não acreditam que os alunos sejam capazes de aprender com o uso de tecnologias, sem um ambiente físico e sem um professor no centro de tudo.
REFERÊNCIAS 
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um repensar. 2ᵃ Ed. Curitiba/PR: Ibpex, 2008.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza/CE: UEC, 2002.
GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado. Acesso em: 26/03/2020.
MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2ᵃ Ed. São Paulo/SP: Summus, 2012.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 30/03/2020.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Vamos Inverter Sua Sala De Aula? 1ᵃ Ed. Joinville/SC: Clube de Autores, 2015.
SPITZCOVSKY, Débora. Conheça o novo conceito da sala de aula invertida. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/conheca-o-novo-conceito-da-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 26/03/2020.
�Aluna do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi, Carazinho, RS. acjurk@hotmail.com.
_1647076322.

Outros materiais