Buscar

ANTROPOLOGIA CULTURAL AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: - ANTROPOLOGIA CULTURAL  
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O tema do multiculturalismo no Brasil ficou à margem das discussões sobre o tema até a década de 1980. A discussão foi resgatada por conta do processo constitucional para elaboração do texto da Constituição de 1988. Marque a opção que caracterizada a visão sobre o tema na Carta Magna de 88 
		
	
	Abordou o tema somente de forma superficial 
	
	É considerado um marco em termos da admissão do nosso pluralismo étnico
	
	Não expressou preocupação com o tema 
	
	Abordou o tema de forma simplificada
	
	Abordou o tema de forma retrógada
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação da cultura brasileira. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Em um processo de imigração que começa em 1530 quando os portugueses deram início à colonização do Brasil. Os primeiros imigrantes não-portugueses que vieram para o Brasil foram os africanos, que eram utilizados como escravos nas lavouras de café. Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, esta colonização intensificou-se a partir de 1818, quando para cá vieram imigrantes de fora de Portugal à procura de oportunidades. Marque a opção onde aparecem os principais imigrantes que chegam ao Brasil no século XIX. 
		
	
	Asiáticos, de forma geral, principalmente coreanos e japoneses
	
	Americanos e canadenses 
	
	Chilenos, noruegueses e norte-americanos
	
	Latinos americanos vindos principalmente do Uruguai, Paraguai e Argentina
	
	Alemães, turcos, árabes, italianos, japoneses. 
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	As ações cujas as demandas são condicionadas pelas reivindicações de determinado grupo discriminados socialmente e que são materializadas na forma de políticas públicas, chama-se: 
		
	
	Multiculturalismo
	
	intraculturalismo
	
	ações afirmativas
	
	Etnocentrismo
	
	Interculturalismo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Podemos dizer que o debate sobre o multiculturalismo no Brasil é complexo. Aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. Quanto ao reflexo desse modelo de colonização no cotidiano brasileiro, podemos afirmar que: 
		
	
	A riqueza cultural e étnica do país sempre é levada em consideração no quotidiano, tendendo, por isso, ao estereótipo e à disseminação 
	
	A riqueza cultural e étnica do país sempre é levada em consideração e normalmente não temos registro de atos preconceituosos 
	
	A riqueza cultural e étnica do país mesmo sendo levada em consideração no quotidiano, não temos registro de atos preconceituosos 
	
	A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no quotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos de preconceitos 
	
	A riqueza econômica e étnica do país mesmo sendo levada em consideração no quotidiano, não temos registro de atos preconceituosos 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	(adaptada do ENADE 2009) "O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003" É correto afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho: 
		
	
	Não se utiliza de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	
	Aceita as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	Cria uma rede de adesão ao processo de globalização, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Os quilombos, ou seja, estabelecimentos de negros que escapavam da escravidão pela fuga e recompunham, no Brasil, formas de organização social semelhantes às africanas, existiam às centenas no Brasil colonial. Palmares ¿ uma rede de povoados situada em uma região que hoje corresponde em parte ao estado de Alagoas, com vários milhares de habitantes [...] Formado no início do século XVII, resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase 100 anos, vindo a sucumbir, em 1695, às tropas sob o comando de Domingos Jorge Velho. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 9. ed. São Paulo: Edusp/FDE, 2001, p. 52) Assistimos ao fenômeno de resistência à(o): 
		
	
	Interculturalismo 
	
	Intraculturalismo 
	
	Multiculturalismo 
	
	Matriz Colonialista 
	
	Globalização 
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo traz um sinônimo para os termos ação positiva, discriminação positiva, políticas compensatórias que evidenciam as políticas públicas que pretendem combater as desigualdades historicamente acumuladas, revertendo em garantias de igualdade de oportunidades e tratamento?
		
	
	exclusão social
	
	ações afirmativas
	
	xenofobia
	
	endocultura
	
	controle social
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	(...) a grande questão da antropologia é a construção e a compreensão das identidades, ou seja, dos mecanismos que fazem o outro ser quem é e como e é, além do desvendamento dos mecanismos pelos quais o comportamento, o sentimento e os códigos de ação permitem que essas formas de ser se constituam, tornem-se identificáveis e se reproduzam. (COSTA, 2005) Sobre a construção da identidade nacional brasileira podemos afirmar que:
		
	
	Expressa a contribuição da cultura dos povos africanos.
	
	Expressa o predomínio da cultura do conquistador europeu.
	
	Expressa a deformação de caráter típica dos povos mestiços.
	
	Demonstra a inexistência de preconceito racial no brasil.
	
	Expressa a contribuição da cultura dos povos indígenas.

Outros materiais