Buscar

Atividade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
TEMA: Importância da administração pesqueira.
Desde o começo da existência humana, a ética esta presente na sociedade, não da forma de conhecemos hoje, porém ela já existia e assim ficou mais fácil a instituição de leis para auxiliar a sociedade humana. No âmbito profissional as leis auxiliam os profissionais em suas decisões, pois os limitam á seus direitos e obrigações, agir fora da lei além de corromper a sua moralidade também atinge sua própria ética profissional e social.
Já a administração ou gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
A administração de pesca é uma das atividades desenvolvidas pelo engenheiro de pesca, assim como a aquicultura (criação de peixes, crustáceos e moluscos) e processamento de pescados (relacionados á produção e industrialização). Esse tipo de administração envolve a regularização das atividades pesqueiras, incluindo matrícula dos pescadores, registro dos aparelhos, obtenção de autorizações para pesca e navegação, recolhimento de renda proveniente da pesca, coleta de dados sobre a atividade e fiscalização.
Em relação à legislação pesqueira, uma das importantes aquisições foi o o código de pesca que vigora até hoje. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, regula as atividades pesqueiras, revoga a Lei no 7.679, de 23 de novembro de 1988, e dispositivos do Decreto-Lei no 221, de 28 de fevereiro de 1967, e dá outras providências. Onde é dividido em : Capítulo I- NORMAS GERAIS DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AQUICULTURA E DA PESCA. Capítulo II- DEFINIÇÕES. Capítulo III- DA SUSTENTABILIDADE DO USO DOS RECURSOS PESQUEIROS E DA ATIVIDADE DE PESCA. Capítulo IV- DA PESCA. Capítulo V- DA AQUICULTURA. Capítulo VI- DO ACESSO AOS RECURSOS PESQUEIROS. Capítulo VII- DO ESTÍMULO Á ATIVIDADE PESQUEIRA. Capítulo VIII- DA FISCALIZAÇÃO E DAS SANÇÕES. Capítulo XI – DISPOSIÇÕES GERAIS.
Assim o código de pesca nos auxilia em todos os âmbitos da Engenharia de Pesca, mesmo que o nosso país ainda tenha problemas em relação à fiscalização dessas leis. 
O território brasileiro assim como a sua costa são ricos em relação a atividade pesqueira porém por essa falta de fiscalização perdemos insumos importantes e esse problema também é devido a má administração pesqueira. Um dos grandes exemplos foi a liberação de embarcações estrangeiras a pescarem o atum brasileiro em nossa costa sem nenhum acompanhamento ocasionando a praticamente a extinção desse mesmo. Cabe a nós engenheiros de pesca melhorar isso.

Outros materiais