Buscar

1AV FISIOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA ANATOMIA APLICADA A FISIOTERAPIA
1° AVALIAÇÃO
	ALUNO
	
	MATRÍCULA
	
	DISCIPLINA
	ANATOMIA APLICADA A FISIOTERAPIA
	DATA DA PROVA
	27/04/2020
	PROFESSOR
	
	TIPO DE PROVA
	1ª AV
	TURMA
	
	CÓDIGO DA TURMA
	
	NOTA
	
Estudo de Caso
Paciente do sexo masculino, 68 anos, branco, casado, aposentado. Apresentava história familiar de diabetes e hipertensão. Relatou que oito meses após quadro prévio de infecção viral, apresentou diplopia, zumbido e tontura, evoluindo com piora do quadro e surgimento de paralisia facial periférica direita. Nos meses subsequentes, houve regressão dos sintomas e o paciente foi submetido a uma cirurgia para correção de hérnia inguinal. Três meses após a cirurgia, iniciou novo quadro de paralisia facial periférica direita com ptose palpebral e paresia em membro superior direito com predominância proximal, mantendo movimentos de flexão dos dedos e oponência do polegar. Evoluiu nas semanas seguintes com piora da paresia em membro superior direito e perda de movimentos em dedos associada à cervicobraquialgia e dor em ombro direito. Ao exame neurológico, verificou-se comprometimento dos seguintes pares cranianos: III par, VII par, VIII par e XII par. Os reflexos, a sensibilidade, a coordenação e a cognição estavam preservados. Durante o seguimento do tratamento, o paciente evoluiu com redução da hipoestesia em hemiface direita e membro superior direito. No entanto, a sensibilidade encontrava-se comprometida em região occipital e cervical posterior.
QUESTÕES
Q. 1 – (1,00) Conhecendo os pares cranianos e as regiões anatômica inervadas por estes. Identifique as estruturas acometidas e relacione as possíveis alterações/sinais.
RESPOSTA: De acordo com o quadro clinico deste paciente, esta infecção pode ter sido causada pela hérnia inguinal, tendo que ser levado a cirurgia. Presenta uma história familiar na família de hipertensão e diabetes. Acometendo suas estruturas de origem, motivando a compressão das vias nervosas dos pares: III, VII, VIII e XII. Por sua compressão ao pedúnculo mesencefálico ou ao percurso na fissura orbital superior, sendo a origem e percurso do nervo óculomotor, (par craniano: III), podendo ter a alteração funcional dos músculos extrínsecos e intrínsecos dos olhos, causando diplopia como observado neste caso. A compressão ao sulco pontinho do tronco encefálico, sendo a emersão ao percurso comum do nervo facial e vestibulococlear, o que explica a perca de equilíbrio e os zumbidos relatados pelo paciente. A sensibilidade na região occipital e cervicais posteriores relatadas indicam nevralgia e cervicalgia, onde explicaria a cefalia como também a percepção baixa nos dedos e as dores no ombro. 
Q. 2 – (1,00) Diante do caso clinico descrito acima, quais possíveis músculos da região cervical acometido e quais suas funções?
RESPOSTA: Neste caso relatado, este paciente apresenta o comprometimento muscular da região:
Reto posterior maior da cabeça – Função: extensão da cabeça e rotação da cabeça para o mesmo lado.
Reto posterior menor da cabeça - Função: extensão da cabeça
Oblíquo superior da cabeça – Função: extensão e rotação lateral da cabeça.
Oblíquo inferior da cabeça – Função: rotação lateral da cabeça
Romboide – Função retrai a escapula
Músculos supra-hióideos – Função: compreendem os músculos digástrico (realiza a elevação do osso hioide e o abaixamento da mandíbula – abertura da boca), estiloióideo (realiza a elevação e retração do osso hioide) e miloióideo (tração anterior do osso hioide e da língua).
Platisma – Função: músculo delgado e superficial que recobre toda região anterior do pescoço, tracionando o lábio inferior e o ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca.
 
Q. 3 – (1,00) Da base do crânio até o cóccix, a coluna vertebral desempenha um papel extremamente importante em nosso corpo. Ela suporta o peso do tronco e da cabeça, permite movimento, flexibilidade e ainda proteger a medula espinhal. A coluna vertebral é um complexo de 26 ossos no corpo adulto – 24 vértebras separadas com cartilagem (discos) além do sacro e do cóccix. Na juventude a coluna vertebral é constituída por 33 ossos, porque os cinco ossos do sacro e os quatro do cóccix não se fundem até a adolescência. Diante disto, identifique e classifique as articulações desta estrutura anatômica mencionada.
RESPOSTA:
 A coluna vertebral é classificada como: 
A coluna cervical possui sete vértebras que podem ser classificadas em: atípicas e típicas, as primeiras são as três cervicais, atlas (C1), áxis (C2), e a sétima proeminente (C7), as típicas contém componentes estruturais que são comuns a todas as vértebras, corpo vertebral e arco vertebral, processos transverso, espinhoso e articular, lâminas, pedículos e forame vertebral. Proporcionam suporte à cabeça. Na região cervical está o ponto de articulação com o crânio (vértebra Atlas ou C1), que permite a flexão e a extensão do mesmo, bem como suportar seu peso sobre a coluna. Ainda nesta região está a vértebra responsável pela rotação da cabeça: a vértebra Axis ou C2. Vértebras torácicas são ligadas a 12 pares de costelas que envolvem a parte frontal do corpo, onde 10 dos 12 pares também se ligam ao esterno, ou osso do peito. A proteção de órgãos vitais, como o coração e os pulmões, é alcançada pela fixação das costelas ao esterno e às vértebras torácicas, formando a cavidade torácica. Na região torácica encontram-se os pontos de inserção às costelas, enquanto que na região lombar é suportado todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé. Cinco vértebras lombares: garantem suporte para a cavidade abdominal e também proporcionam movimento entre a parte torácica e a pelve. Sacro: é formado por cinco vértebras fundidas e une a coluna à cintura pélvica. A região sacrococcígea, onde estão as vértebras sacro e coccígeas, são articulados os ossos ilíacos do quadril, que irá articular os fêmures. Cóccix: é constituído por quatro vértebras e garante o suporte do assoalho pélvico.
Q. 4 – (1,00) As lesões musculares podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações. Mais de 90% de todas contusões ou estiramento são lesões relacionados ao esporte. Já as lacerações musculares são as lesões menos frequentes. De acordo com o artigo em anexo, identifique os músculos e suas ações, na lesão citada no referente artigo. 
RESPOSTA: Neste artigo podemos identificar que dor por tensão ou rigidez muscular na região da coluna lombar, por causas de postura incorreta frequente ou levantamento de pesos excessivos frequente, motivando sobrecarga a estrutura musculoesquelética, em casos crônicos se estendendo ao percurso muscular do nervo ciático, é identificado que os músculos mais acometidos são os multifídios, semi-espinhal, espinhal e intertransversários em porções lombares sendo estes intrínsecos profundos da musculatura dorsal com ação de estabilização da coluna lombar, serrátil posterior inferior, como extrínseco intermediário dorsal, glúteos – máximo, médio e mínimo – ativos em movimentação de flexão, extensão, abdução, adução e rotação do quadril, piriforme, de grande contato com nervo ciático e ativo em rotação do quadril, o bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso, como musculatura posterior da coxa e ativos na flexão do joelho, os gastrocnêmio e sóleo como musculatura da panturrilha ativos na flexão do pé, e alguns músculos do pé, como os flexores longos e curtos dos dedos, abdutores e quadrado plantar, como auxiliador na flexão longa dos dedos.
Q. 5 – (1,00) Suponha que um fisioterapeuta tenha sido destinado a desenvolver estratégias de prevenção de lesões ocupacionais em um setor que envolve o transporte de objetos pesados. Na primeira semana, o chefe de equipe solicitou que o fisioterapeuta fizesse um treinamento biomecânico dos funcionários para evitar afecções na coluna. Descreva quais grupos musculares envolvidos nesse treinamento relacionando com os possíveis movimentos tronco.
RESPOSTA:
- Transversoabdominal: É uma musculatura que aguenta permanecer muito tempo em contração e alguns estudos comprovam que atletas que possuem esta proteção têm menos lesões não só na coluna como em outras estruturas do corpo.	
- Glúteo Médio: Musculatura localizada na lateral do quadril, ao ser fortalecido é uma ferramenta útil para prever a ocorrência de dor nas costas em atletas com e sem história de dor lombar. Quando fortalecido traz menos “jogo” nos movimentos da estrutura. Do quadril e da região lombar.
- Multifidos: Músculo da coluna que possui capacidade de controle fino dos movimentos das vértebras lombares do atleta. O Multifido é o maior músculo que atravessa a junção lombo-sacra, sugerindo que ele seja o músculo mais capacitado a oferecer sustentação nesta região. Curiosamente ele fica na região L4 e L5 (4º e 5º vértebra Lombar) e L5 e S1 ( 5º vertebra e 1º sacro)

Outros materiais