Buscar

Plano de Aula 01 Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula 01 - Filosofia
A Filosofia no dia a dia O professor, escritor e filósofo Mario Sergio Cortella ressalta a importância da filosofia no dia a dia e conta que, a rigor, não é papel desta área do conhecimento ensinar a pensar, pois pensar é uma atribuição que todo ser humano possui. A filosofia serve para nos fazer crescer, inovar, avançar e, com isso, buscar a verdade. É saber colocar ponto de interrogação naquilo que parece óbvio - problematizar. Com base em tais ideias, acesse o vídeo: Filosofia no dia a dia com Maria Sergio Cortella, disponível no Youtube, no endereço eletrônico abaixo e depois realize as seguintes tarefas: 
1. Pesquise e traga um exemplo da contribuição da Filosofia que possa reforçar a opinião do Professor Cortella de que a Filosofia é um modo de ser. 
 São vários os exemplos que podemos dar da Filosofia como um modo de ser: todo aquele ou aquela que indaga sobre o lugar que lhe foi determinado e julga ser possível sair desse lugar e escapar das determinações da aparência e revelar o ser potencial, para além das limitações que são impostas, reforça o modo de ser da filosofia.
 2. Segundo o filósofo Cortella, que podemos entender por movimento filosófico?
 Movimento filosófico é saber colocar um ponto de interrogação naquilo que parece óbvio. O indivíduo questiona, indaga e critica a aparência superficial e busca conhecer a essência. Um movimento filosófico pode ser dito como uma escola do pensamento, diversos autores que pensam de forma análoga.

Outros materiais