Buscar

Atividade de Aprendizagem - Aap1

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem - Aap1 - Nutrição, Ciência e Profissão
1)O ato de comer é muito mais que apenas satisfazer suas necessidades fisiológicas.
A respeito dos diferentes aspectos que influenciam o ato de comer, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· d)O comportamento alimentar de um indivíduo deve ser analisado sob a influência de diversos enfoques, sendo eles ambientais, culturais e biológicos.
2)O alimento e o ato de se alimentar sempre desempenhou papel importante na sociedade. Na pré-história as maneiras de adquirir, manipular e conservar os alimentos mudaram completamente o modo de viver das sociedades.
Qual das alternativas representa descobertas importantes em relação à alimentação dos indivíduos?
Alternativas:
· e)Descoberta do fogo e aperfeiçoamento de utensílios domésticos.
3)Cientistas encontram registro mais antigo do uso de fogo por hominídeos
Um estudo publicado pela “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências, indica que nossos antepassados começaram a dominar o fogo há um milhão de anos - 300 mil antes do que os pesquisadores acreditavam anteriormente.
O artigo afirma que esta é “a mais antiga evidência segura de fogo em um contexto arqueológico”.
A descoberta se baseia em fragmentos encontrados na caverna Wonderwerk, na África do Sul. São cinzas de plantas e pedaços de ossos chamuscados, aparentemente queimados dentro da caverna, e não trazidos de fora por fenômenos naturais.
Além disto, objetos encontrados no sítio arqueológico, como minério de ferro, também foram expostos ao fogo. A análise dos especialistas, feita com uma tecnologia em infravermelho, mostrou que a temperatura da fogueira de folhas e gravetos não passava de 700 graus Celsius.
O achado fundamenta estudos anteriores, que afirmam que o Homo erectus – antepassado do homem moderno – era adaptado à dieta de alimentos cozidos.
“O impacto de cozinhar alimentos é bem documentado, mas o impacto do controle do fogo teria alcançado todos os elementos da sociedade humana. Socializar em volta de uma fogueira de acampamento pode ser, na verdade, um aspecto essencial do que nos torna humanos”, afirmou Michael Chazan, um dos autores da pesquisa, em material divulgado pela Universidade de Toronto, no Canadá, onde ele trabalha.
Sobre a descoberta do fogo e o impacto desse evento sobre a alimentação humana, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· b)O fogo melhorou o aproveitamento de carne de caça e de carcaças abandonadas por outros animais.
4)74% dos brasileiros preferem fast-food a restaurantes tradicionais
 
Entre as redes preferidas, 44% dos entrevistados apontam o Mc Donald´s; 17% o Subway; e 8% o Burger King
Desenvolvida pela Shopper Experience, a pesquisa “Fast-Food no Brasil” – conduzida com 5.815 pessoas entre 18 e 55 anos em todo o país – revela os hábitos de consumo e preferências dos clientes de alimentação rápida. O estudo mostra que a preferência pelo fast-food em detrimento do restaurante tradicional se dá, para 74% dos entrevistados, pela conveniência, rapidez e agilidade na refeição. Entre as redes preferidas, 44% dos entrevistados apontam o Mc Donald´s; 17% o Subway; e 8% o Burger King.
A pesquisa ainda mostra que 28% dos brasileiros fazem refeições em restaurantes fast-food mais de uma vez por semana; 27% uma vez por semana; 20% uma vez a cada quinzena; 13% uma vez ao mês; 10% menos de uma vez por mês; e 2% nunca consomem alimentos em redes fast-food.
Sobre o surgimento e expansão de restaurantes tipo fast food, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· e)Os irmãos McDonald iniciaram este mercado de fast food pois viram neste mercado uma maneira de ofertar alimento a baixo custo que atende as demandas de praticidade da vida contemporânea com baixo custo.

Outros materiais