Buscar

Exercício sobre entendendo as finanças pessoais RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício sobre entendendo as finanças pessoais
1) O que se entende por educação financeira?
R:Educação Financeira é um processo em que o indivíduo faz escolhas conscientes e se mantém bem informado a respeito da economia para, assim, elaborar a melhor forma de lidar com seu dinheiro.
2) Como você relaciona a gestão financeira e a educação financeira?
R:A gestão financeira influencia em todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento,a educação financeira não está relacionada apenas a aprender a poupar e a economizar,mas principalmente, buscar se preparar hoje para conseguir uma qualidade de vida maior no futuro, proporcionando segurança material e garantia para eventuais imprevistos. 
3) Qual é a consequência para o bem estar e a satisfação pessoal quando se decide adiar uma despesa que seja necessária?
R:O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos,porém quando a um adiamento das dívidas seja uma medida necessária, seguir os passos da racionalização e fazer o planejamento financeiro são inevitáveis para identificar soluções.
4) De que forma os juros podem interferir na decisão de compra do consumidor?
R:Nesse cenário, uma taxa de juros baixa pode acelerar a inflação e elevar o nível de preços no mercado, impactando negativamente o orçamento das famílias. Por outro lado, uma taxa alta dificulta o acesso ao dinheiro, mas ao mesmo tempo serve para manter a inflação controlada.
5) Quais são as vantagens de se formular um orçamento pessoal?
R:Ter um orçamento pessoal traz vários benefícios para sua vida financeira. O primeiro deles é organização, pois, ao anotar os seus gastos e acompanhar as movimentações na sua conta, você se torna mais consciente do que acontece com seu dinheiro. Isso evita inúmeros problemas, como gastar mais do que ganha.
6) Fazer dívidas é necessariamente ruim? Explique a sua resposta.
R:Ter dívidas nem sempre é problema: pode ser estratégia financeira. Poupar dinheiro e comprar à vista com desconto é sempre a melhor escolha.
7) Porque quitar dívidas aparece como uma estratégia prioritária para o equilíbrio financeiro?
R:Equilíbrio financeiro e dívidas não cabem na mesma frase. Isso porque, enquanto as dívidas estiverem presentes, seu planejamento não estará completo.Depois de fazer a análise dos seus gastos, definir seus objetivos e sua reserva mensal, foque em eliminar as dívidas que ainda tiver.Organize uma maneira de terminar de quitá-las sem prejudicar seu orçamento e foque em não fazer nenhuma dívida nova.Um dos itens principais para um bom equilíbrio financeiro é ter algum dinheiro guardado para emergências.Fazer um balanço geral da sua situação atual, considerando também os últimos meses.
8) Dê três exemplos de como controlar os gastos.
R:1) Livre-se das dívidas = Contas atrasadas geram novos custos, devido aos juros que são cobrados, e tiram a possibilidade de poupar e de se programar melhor.
2) Conheça sua renda = O segundo passo mais importante para fazer seu controle financeiro pessoal é conhecer sua renda real.
3) Saiba qual é seu custo de vida = Liste todos os custos fixos que você possui, seja aqueles que possuem o mesmo valor todos os meses ou aqueles que possuem uma pequena variação.
9) De que maneira você pode fazer o dinheiro trabalhar para você?
R:A melhor forma de fazer o dinheiro trabalhar para você é investindo em ações que geram dividendos. Por mais que algumas pessoas ainda tenham receio de investir em ações, o investidor inteligente conhece as ferramentas que o ajudam a reduzir riscos e investe no presente pensando na Liberdade Financeira do futuro.
10) Porque pensar na aposentadoria quando se é jovem se revela uma interessante estratégia financeira?
R:O planejamento financeiro deve começar a ser realizado o mais breve possível,pois gera melhores resultados e mais tempo para aproveitar de forma mais tranquila o período da aposentadoria. 
11) Qual é a diferença entre despesa e investimento? 
R:Um investimento, a ideia é que exista um retorno financeiro no futuro, ou ao menos a sua expectativa, as despesas não representam retornos financeiros futuros. Mesmo assim, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar de modo adequado. Isto é, despesa trata-se do dinheiro utilizado na manutenção do seu empreendimento.
12) De que forma o planejamento pode auxiliar nas finanças pessoais?
R:O planejamento financeiro pessoal nada mais é do que definir uma estratégia para tomada de decisões a partir da utilização de ferramentas de controle, empregando uma inteligência capaz de facilitar a realização dos objetivos levando em consideração o perfil e característica pessoal de cada pessoa,serve para organizar as ações para alcançar metas financeiras e, assim, pode ser utilizado para quitar dívidas, pagar as contas em dia, comprar uma casa, carro ou multiplicar seu patrimônio.
13) Como fazer uma boa relação entre rendimento e necessidades?
R:O rendimento real de um investimento e saber como calculá-lo é fundamental para não perder dinheiro e as necessidades de ter uma boa relação são as prioridades e analisando a necessidade de cada bem a curto e longo prazo.
14) O que significa ter hábitos financeiros saudáveis?
R:Desenvolver bons hábitos financeiros não é simplesmente parar de gastar; é gastar com o que realmente importa para você. Nesse sentido, o ideal é sempre avaliar se seu dinheiro está sendo investido em coisas que estão alinhadas com seus objetivos e metas de vida

Outros materiais