Buscar

TAREFA 4 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
TAREFA 4.1
DISSERTAÇÃO
Estabeleça e explique duas diferenças entre as Organizações Sociais (O.S) e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
O nosso estudo trata de Organizações Sociais (O.S) e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), onde deveremos abordar diferenças entre ambas organizações.
As Organizações Sociais de acordo com o entendimento dos Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, são qualificadas como “pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cuja suas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa cientifica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.” [footnoteRef:1] [1: ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013, p. 139.
] 
 A Lei 9637/1998 diz que o Poder Executivo pode qualifica uma organização social, sendo este um ato discricionário, dando assim uma qualificação especial à uma organização privada.
As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público de acordo com o conceito da Professora Maria Sylvia Di Pietro:
Trata-se de qualificação jurídica dada a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, instituídas por iniciativa de particulares, para desempenhar serviços sociais não exclusivos do Estado com incentivo e fiscalização pelo Poder Público, mediante vínculo jurídico instituído por meio de termos de parceria.[footnoteRef:2] [2: Di Pietro, Maria Sylvia apud ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013, p. 144.
] 
A Lei 9790/1999, instituiu uma qualificação especifica a ser concedida a entidades privadas, com algumas características essenciais, assim estas entidades privadas devem ser sem fins lucrativos e que pretenda formar parceria com o Poder Público.
Entre as duas Organizações existem pontos em comum e pontos diferentes, citaremos dois destes pontos, o motivo da autonomia em relação ao Poder Público e da sua extinção.
Em relação ao motivo da criação da Organizações, explicaremos a diferença entre ambas. Assim as Organizações Sociais, foram criadas com o intuito de substituir alguns órgão e entidades da administração pública, que seriam extintos, deste modo, criou-se as Organizações Sociais para absorver todas as atribuições antes de responsabilidade destes órgãos extintos. Desta maneira estas Organizações Sociais, tem sua qualificação com atos discricionário da Administração Pública.
Já a Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, foi criada e idealizadas para substituir órgãos e entidades da própria administração, Desta forma sua qualificação é com ato vinculado.
Para que as organizações sejam desfeitas ou extintas, no caso da Organização Social está poderá se desqualificada da entidade como organização social, quando constatado o descumprimento das disposições contidas no contrato de gestão, sendo necessário procedimento administrativo, assegurado o direito do contraditório e da ampla defesa.
Em se tratando das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, somente perderá o status de organização (OSCIP), quando vier a descumprir as normas estabelecidas na Lei. Sendo necessário que uma iniciativa popular ou o Ministério Público promova a ação, assim haverá um processo administrativo ou judicial, onde somente após garantidos os direito do contraditório e da ampla defesa, será proferida decisão administrativa ou judicial, desqualificando a entidade.

Outros materiais