Buscar

TAREFA 2 2

Prévia do material em texto

3
TAREFA 2.2
DISSERTAÇÃO
Discorra sobre a natureza jurídica das fundações instituídas pelo Poder Público.
O nosso estudo traz a natureza jurídica das fundações instituídas pelo Poder Público. Assim falaremos expor o pensamento de alguns autores, renomados no direito Administrativo. 
Começaremos falando que as fundações públicas fazem parte da administração pública indireta, ou seja, para o bom desempenho das obrigações da administração pública, o poder público utiliza-se da administração indireta, para cumprir com suas obrigações sem com isso sobrecarregar-se. Desta forma passa a obrigação de cumprir com a prestação de serviço a terceiro, mas o poder público continua a exercer seu poder fiscalizador.
A administração pública divide-se em direta e indireta, assim as fundações são consideradas parte da administração pública indireta, sendo este tipo de administração chamada de descentralizada.
A Administração DESCENTRALIZADA é a prestação do serviço público exercido por terceiros, sendo o Estado o regularizador e controlador da execução do serviço. Pois o Estado não pode nunca abdicar do controle sobre o serviço público. Neste tipo de relação não existe subordinação entre a administração direta e a administração indireta, existe sim vinculação, onde a administração direta faz o controle finalístico ou supervisão da administração indireta. 
Novamente citaremos o conceito dos Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: 
Ocorre a chamada DESCENTRALIZAÇÃO administrativa quando o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meio de outras pessoas, e não pela administração direta. A descentralização pressupõe duas pessoas distintas: p Estado (a união, O Distrito Federal, um Estado ou um Município) e a pessoa que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.
(ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. 2013, p. 23.)[footnoteRef:1] [1: ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013.
] 
Após a sucinta explicação sobre a administração indireta descentralizada, falaremos das fundação pública. 
A fundação pública vem conceituada no decreto lei nº 200/67. Está conceituação ocorreu após a Lei nº 7.596 de 10/04/1987, ter acrescido ao artigo 5º, o inciso IV, de forma que as fundações públicas passaram a integrar a administração indireta. 
IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. (Incluído pela Lei nº 7.596, de 1987).[footnoteRef:2] [2: Lei nº 7.596 de 10/04/1987.
] 
A natureza jurídica das fundações é um tema controverso, pois existem duas correntes, que iremos apresentar aqui.
A primeira corrente, considerada a majoritária, defende a existência de dois tipos de fundações, sendo elas as fundações de direito público e as de direito privado, sendo ambas dotadas de personalidade jurídica, sendo uma com personalidade jurídica pública e a outra com personalidade jurídica privada.
E o STF decidiu por esse entendimento, ao pronunciar-se sobre o assunto no RE nº 101.126/84 (Rel. Min. Moreira Alves) [footnoteRef:3], onde diz: [3: RE nº 101.126-RJ, Relator o Min. MOREIRA ALVES (RTJ 113/314).
] 
"nem toda fundação instituição pelo Poder Público é fundação de direito privado. As fundações, instituídas pelo Poder Público, que assumem a gestão de serviço estatal e se submetem a regime administrativo previsto, nos Estados-membros, por leis estaduais, são fundações de direito público, e, portanto, pessoas jurídicas de direito público. Tais fundações são espécie do genêro autarquia, aplicando-se a elas a vedação a que alude o § 2º do art. 99 da Constituição Federal"
A segunda corrente, defende a tese de que mesmo instituída pelo poder público, as fundações públicas tem sempre personalidade jurídica de direito privado. Pois o Estado é o instituidor, e sendo o mesmo Estado o criador de sociedades de economia mista e de empresa pública, sendo estas consideradas com personalidade jurídica de direito privado. Desta forma entendem que as fundações devem seguir os mesmos parâmetros. 
No Brasil existem dois tipos de fundações, ou seja, as fundações públicas e as fundações privadas.
1) As fundações privadas, instituídas por pessoas da iniciativa privada. Com personalidade jurídica de direto privado.
2) As fundações públicas, quando o Estado tiver sido o instituidor. Com personalidade jurídica de direito público.
Assim a natureza jurídica das fundações são motivo de discursões, mas como expomos anteriormente o STF, no seu posicionamento tornou majoritária a ideia de dois tipos de fundações, as públicas e as privadas.

Outros materiais