Buscar

TAREFA 2 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
TAREFA 2.1
DISSERTAÇÃO
Estabeleça a diferença entre os institutos da organização administrativa: centralização, descentralização e desconcentração.
Nosso trabalho faz menção as diferenças entre os institutos da organização administrativa. Desta maneira trataremos dos tipos de organização administrativa existente no Brasil, que são: CENTRALIZAÇÃO; DESCENTRALIZAÇÃO; e DESCONCENTRAÇÃO. A partir do desenvolvimento do Estado Moderno e suas modificações, foi criado a administração pública, que por sua vez teve que se dividir para melhor atender as suas funções.
Assim através da administração pública executa serviços públicos visando atender a coletividade. O serviço público tem alguns princípios, sendo eles: generalidade - visando beneficiar o maior número de indivíduos; continuidade - serviços considerados ininterruptos; eficiência e modicidade – a atividade econômica capitalista visa o lucro, já o objetivo da administração pública é a utilização dos recursos visando proporcionar uma vida digna ao indivíduo, sem com isso visar lucro. 
A administração pública para exercer bem o seu papel de prestar bons serviços à comunidade, as vezes tem a necessidade de dividir está tarefa com terceiros. Assim surge a CENTRALIZAÇÃO; DESCENTRALIZAÇÃO; E DESCONCENTRAÇÃO, que passaremos a explicar a seguir.
A Administração CENTRALIZADA é aquela exercida diretamente pelo próprio Estado, através de sua estrutura administrativa – ministérios, secretarias, departamentos, delegacias, sendo o ente federativo engloba tanto o titular, quanto o prestador do serviço. Podemos dizer que algumas funções centralizadas são sobre forma relevante, conforme art. 37, XXII, que merecem referência Constitucional,
Podemos citar neste mesmo sentido o conceito dos Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: 
Ocorre a chamada CENTRALIZAÇÃO administrativa quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da denominada administração direta. Neste caso, os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, descentralizados, integrantes de uma mesma pessoa política (União, Distrito federal, Estado ou Município). 
(ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. 2013, p. 23.)[footnoteRef:1] [1: ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013.] 
A Administração DESCENTRALIZADA é a prestação do serviço público exercido por terceiros, sendo o Estado o regularizador e controlador da execução do serviço. Pois o Estado não pode nunca abdicar do controle sobre o serviço público. Neste tipo de relação não existe subordinação entre a administração direta e a administração indireta, existe sim vinculação, onde a administração direta faz o controle finalístico ou supervisão da administração indireta. 
Novamente citaremos o conceito dos Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: 
Ocorre a chamada DESCENTRALIZAÇÃO administrativa quando o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meio de outras pessoas, e não pela administração direta. A descentralização pressupõe duas pessoas distintas: p Estado (a união, O Distrito Federal, um Estado ou um Município) e a pessoa que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.
(ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. 2013, p. 23.)[footnoteRef:2] [2: ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013.] 
A Administração DESCONCENTRADA é aquela efetivada quando o Estado, mediante outorga cria um órgão para que exerça determinado serviço. Visando propiciar melhorias na sua organização estrutural. A descentralização é feita para descongestionar, tirar do centro uma grande parte das atribuições, para permitir um desempenho mais racional e adequado. Mas a desconcentração tem subordinação a administração central.
Ainda na doutrina dos Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, citaremos seu conceito: 
Ocorre DESCONCENTRAÇÃO administrativa quando uma pessoa política ou uma entidade da administração indireta distribui competências no âmbito de sua própria estrutura a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços. Vale repetir, desconcentração envolve, obrigatoriamente, uma só pessoa jurídica.
(ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. 2013, p. 26.)[footnoteRef:3] [3: ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013.] 
Conforme o exposto trouxemos a diferenciação dos tipos de ADMINISTRAÇÃO existente na organização governamental no Brasil, a Administração Direta - CENTRALIZADA e DESCONCENTRADA e a administração indireta - DESCENTRALIZADA.

Outros materiais