Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Com o Congresso de Milão em 1880 e a proibição do uso da língua de sinais por quase um século, reflita e discorra sobre como isto influenciou na formação dos Surdos advindos deste método.
O congresso de Milão ocorreu em 1880 e foi uma conferência internacional de educadores surdos, nela foi declarado que entre a educação oralista e a língua gestual, a primeira opção (língua oral) seria a utilizada nas escolas. Essa decisão internacional trouxe consequências terríveis para a formação dos Surdos, pois com isso eles perderam a sua identidade e o seu pertencimento dentro da sociedade, visto que foi imposta a superioridade da língua oral para o acesso ao conhecimento. As pessoas surdas foram privadas da língua de sinais e, por consequência disso sua formação e comunicação foram inferiores. Acontecia nesse momento a “inserção” do surdo em um mundo ouvinte, os gestos foram banidos, afetando toda comunidade surda, com o argumento que a comunicação manual prejudicava e desestimulava o aprendizado da língua oral.
Os surdos foram privados do acesso à educação e do conhecimento, sofreram sérias dificuldades de aprendizagem tanto na leitura como na escrita, que foram tardias, cheias de problemas e por consequência formando pessoas parcialmente alfabetizadas após anos de escolarização, pouco preparadas para conviver em sociedade, com dificuldades para se comunicarem. Tais consequências toraram claro que essa abordagem foi de total insucesso, pois, afetou o desenvolvimento de toda uma sociedade, prejudicando principalmente a comunidade surda.
Para uma comunicação assertiva com o Surdo devemos nos atentar a algumas posturas para a facilitação do entendimento para ambos os agentes daquela situação comunicativa. Em uma lauda, pontue e contextualize dicas de comunicação que vimos na disciplina, justificando-as.
 Para uma boa comunicação podemos fazer o uso de certas dicas, que facilitam a assertividade na comunicação. Devemos falar de frente com o surdo, pois assim ele possui uma melhor visão, é preciso se comunicar pausadamente e de forma clara. A boa articulação dos lábios também é relevante, pois, ela facilita o entendimento, é importante que não tenha nenhum objeto na frente dos lábios para não dificultar a comunicação. O ambiente também pode interferir, é necessário evitar ficar contra a luz, dando preferencia a ambientes que sejam claros e permitam uma boa visibilidade, facilitando a visualização das expressões. A pessoa surda não percebe mudanças no tom ou emoções por meio da voz, então não é necessário gritar e sim falar em tom de voz natural. Ter paciência é um fator muito importante na comunicação com surdos, se não entender na primeira vez o que o surdo está falando, pergunte novamente ou até mesmo peça para ele escrever se possível. O contato visual é muito valioso para a comunidade surda, é por meio dele que as pessoas surdas entendem e se comunicam, portanto é preciso sempre manter o contato visual. Lembrando que quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se sempre à pessoa surda e não ao intérprete.

Mais conteúdos dessa disciplina