Buscar

Docência no Ensino Superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Docência no Ensino Superior 
1) Toda sociedade precisa se desenvolver para sobreviver. Na medida em que o desenvolvimento deve ter por base a sustentabilidade, ele deve atender:
A.( ) Ele deve ser economicamente eficiente, socialmente equitativo e ecologicamente tolerável.
B.( ) Atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às deles.
C.(x) Todas as alternativas estão corretas, e uma se correlaciona com a outra no aspecto da universidade na sociedade.
D.( ) Podem se relacionar ao conhecimento científico.
2) Impossível dissociar a criação da universidade da igreja, no seu contexto instituição, eis que era o grupo historicamente dominante naquele período, sendo autorizadas por bulas papais. Seguindo este entendimento:
A.( ) Processo de instrumentalização do conhecimento ocorre quando essa cosmovisão não é dominante.
B.( ) Processo de instrumentalização da leitura ocorre quando essa cosmovisão dominante.
C.(x) Processo de instrumentalização do conhecimento ocorre quando essa cosmovisão é dominante.
D.( ) Processo de instrumentalização do conhecimento ocorre quando essa cosmovisão dominante e inacessível.
3) O surgimento das universidades modernas datam do período de 1500-1800, na Europa, o que possibilitou a dissipação do pensamento crítico e acabou por originar o Renascimento e, tempos após, o tarde o Iluminismo. A despeito da imprecisão dos registros, historicamente, credita-se que:
A.(x) O início na difusão das universidades pela Europa ocorreu no século XII.
B.( ) O início na difusão das universidades pela Europa ocorreu no século XIII.
C.( ) O início na difusão das universidades pela Europa ocorreu no século XX.
D.( ) O início na difusão das universidades pela Europa ocorreu no século XVI.
4) A Universidade é um instrumento de mudança que, respeitando os valores que promove, estimula todas as formas de inovação, sejam elas tecnológicas ou sociais. Ao fazer isso, presta imensurável serviço à sociedade. A junção entre o mercado profissional e o universo acadêmico se faz substancial ao estímulo de profissionais com espírito de inovação, partindo-se da premissa que:
A.( ) É a contribuição de vários agentes econômicos e sociais, com diferentes tipos de informações e conhecimentos.
B.( ) Vários agentes econômicos e sociais, com diferentes tipos de informações e conhecimentos, permitam a sua materialização.
C.(x) É a contribuição de vários agentes econômicos e sociais, com diferentes tipos de informações e conhecimentos, permitam a sua materialização.
D.( ) É a contribuição de vários agentes econômicos e sociais, com únicos tipos de informações e conhecimentos, permitam a
sua materialização.
5) No Brasil colônia desenvolveu-se apenas atividades escolares de catequese de indígenas, conduzidas por sacerdotes Jesuítas, por quase 300 anos, até 1792, quando veio a ocorrer a expulsão dos Jesuítas do Brasil. Membros de famílias brasileiras abastadas eram enviados para obter educação em outros países, principalmente Portugal. O primeiro colégio jesuíta foi fundado:
A.( ) Na Paraíba em 1550, servindo de modelo e inspiração para os outros colégios a serem criados pelo país posteriormente e os cursos oferecidos.
B.( ) a Bahia em 1552, servindo de modelo e inspiração para os outros colégios a serem criados pelo país posteriormente e os cursos oferecidos.
C.(x) Na Bahia em 1550, servindo de modelo e inspiração para os outros colégios a serem criados pelo país posteriormente e os cursos oferecidos.
D.( ) Na Bahia em 1555, servindo de modelo e inspiração para os outros colégios a serem criados pelo país posteriormente e os cursos oferecidos.
6) O objetivo do ensino superior no Brasil é implantar ensino, pesquisa e extensão, embora a pesquisa seja principalmente realizada em instituições federais. As universidades também oferecem cursos de curta duração em diversas disciplinas, atendendo a população universitária e a comunidade. As carreiras do ensino superior são integradas em blocos, como:
A.( ) Ciências Sociais Aplicadas (Ciências Sociais Aplicadas).
B.( ) Ciências Exatas da Terra (Ciências Exatas).
C.(x) Todas as alternativas estão corretas.
D.( ) Ciências Humanas e Sociais (Ciências Humanas e Sociais).
7) Na Constituição de 1988, foi determinado que os empréstimos estudantis, anteriormente financiados pelo Fundo de Assistência Social, seriam alocados a partir dos recursos do Ministério da Educação e administrados pela Caixa Econômica Federal. Os empréstimos são usados principalmente pelos estudantes para:
A.( ) Pagar as mensalidades em universidade ou faculdades particulares, que se utilizam de um programa de financiamento chamado Financiamento Estudantil (FIES), que foi criado no ano de 2000.
B.( ) Pagar as mensalidades em universidade ou faculdades particulares, que se utilizam de um programa de financiamento chamado Financiamento Estudantil (FIES), que foi criado no ano de 1997.
C.(x) Nenhuma das Alternativas Anteriores.
D.( ) Pagar as mensalidades em universidade ou faculdades particulares, que se utilizam de um programa de financiamento chamado Financiamento Estudantil (FIES), que foi criado no ano de 1989.
8) A pós-graduação já se destacou como uma referência na educação brasileira. Nos anos:
A.( ) 90, por exemplo, as Fundações Ford e Rockefeller concederam bolsas para levar estudantes brasileiros para os Estados Unidos para seus estudos de pós-graduação.
B.( ) 70, por exemplo, as Fundações Ford e Rockefeller concederam bolsas para levar estudantes brasileiros para os Estados Unidos para seus estudos de pós-graduação.
C.(x) 50, por exemplo, as Fundações Ford e Rockefeller concederam bolsas para levar estudantes brasileiros para os Estados Unidos para seus estudos de pós-graduação.
D.( ) 60, por exemplo, as Fundações Ford e Rockefeller concederam bolsas para levar estudantes brasileiros para os Estados Unidos para seus estudos de pós-graduação.
9) A palavra Didática refere-se a ordem e clareza, simplificação e costuma, portanto também conotar rigor, bitolamento, limitação, quadratura. Se ela adquiriu significados negativos, supõe-se que:
A.( ) A origem deles esteja no práxis, ou seja, o exercício irregular da Didática, em todos os níveis de ensino, seria responsável pelo seu desprestígio ou má fama.
B.(x) A origem deles esteja no práxis, ou seja, o exercício regular da Didática, em todos os níveis de ensino, seria responsável pelo seu desprestígio ou má fama.
C.( ) A origem deles esteja no práxis, ou seja, o exercício regular da Didática, em todos os níveis de ensino, seria irresponsável pelo seu prestigio ou má fama.
D.( ) A origem deles esteja no práxis, ou seja, o exercício regular da Didática, em alguns níveis de ensino, seria responsável pelo seu desprestígio ou má fama.
10) A Didática associa-se a ciência desde o momento em que os homens passaram a questionar de forma
exaustiva::
A.( ) Todas as formas possíveis de não ensinar algo a alguém.
B.( ) Todas as formas prováveis de se ensinar algo a alguém.
C.(x ) Todas as formas possíveis de se ensinar algo a alguém.
D.( ) Todas as formas impossíveis de se ensinar algo a alguém.

Outros materiais