Buscar

Gestão de Empresas 1

Prévia do material em texto

GESTÃO DE EMPRESAS
 
DE ENGENHARIA
Estrutura Avaliativa
A estrutura avaliativa da disciplina será distribuída em duas etapas de avaliações, a N1 (até 04/04/2020) e a N2 (até 10/06/2020): 
N1: 
Avaliações em Grupo:
Trabalho I – 10 Pts (02/03);
Seminário – 10 Pts (09/03).
Avaliações individuais: 
Resumo Palestra I – 5 Pts; (16/03);
Resumo Palestra II – 5 Pts (23/03);
Prova I – 20 Pts (30/03).
N2: 
Avaliações em Grupo:
Trabalho II – 10 Pts (25/05).
Resolução de Problemas – 10 Pts (25/05).
Avaliações individuais: 
Prova II – 30 Pts (01/06).
Conteúdo da Disciplina
Práticas administrativas aplicadas a empresas: conceitos básicos e classificação de empresas;
Processo de constituição e Legalização de uma empresa: Registros, Taxas, Documentos, CNPJ, CNAE na Engenharia, Formato Jurídico, Contrato Social, Regime tributário, Normas Legais, Documentos e Procedimentos Necessários;
Classificação e Porte das Empresas;
Direito Empresarial: Noções e aplicações na Engenharia;
Direito Trabalhista: Contratos de Empreitadas e Acidentes de Trabalho;
Empreendedorismo e Planejamento Empresarial;
Organograma, Fluxograma, Programa 5S, Comunicação, Processo de Reuniões;
Conteúdo da Disciplina
Rede de Empresas;
Calculo de Impostos (Alíquota) na Nota Fiscal de Serviço e Recolhimento. Contabilidade de Custos;
Relações Sindicais;
Responsabilidades Legais no Exercício da Profissão;
Sistema Confea/Crea;
Plano de Negócios.
SEMINÁRIO
FORMATO JURÍDICO:
Microempreendedor Individual (MEI)
Microempresa (ME)
Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI)
Empresário Individual (EI)
Sociedade Limitada (LTDA)
Sociedade Autônoma (S/A)
PORTE DA EMPRESA
Microempresa;
Pequena empresa;
Média empresa;
Grande empresa;
SEMINÁRIO
ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO
Simples Nacional
Lucro Presumido
Lucro Real
IMPOSTOS NA NF / ALÍQUOTAS
PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE UMA EMPRESA
PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS APLICADAS ÁS EMPRESAS
conceitos básicos
 
Pessoa física: é todo ser humano enquanto indivíduo, do seu nascimento até a morte. Essa designação é um conceito jurídico e se refere especificamente ao indivíduo enquanto sujeito detentor de direitos e de deveres.
Pessoa Jurídica: Pessoa jurídica é um entidade formada por indivíduos e reconhecida pelo Estado como detentora de direitos e deveres. O termo pode se referir a empresas, governos, organizações ou qualquer grupo criado com uma finalidade específica.
conceitos básicos
Pessoas jurídicas de direito público interno
O art. 41 do Código Civil elenca quais são as pessoas jurídicas de direito público interno. 
Entes diretos: União, Estados, Distrito Federal e Territórios e Municípios;
Entes indiretos: autarquias como o INSS e demais entidades de caráter público criadas por lei.
Pessoas jurídicas de direito público externo
Conforme o art. 42 do Código Civil brasileiro, de 2002, sem equivalência no Código Civil de 1916, são pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
São exemplos de pessoas jurídicas de direito público externo as nações estrangeiras, a Santa Sé e os organismos internacionais (ONU, OEA, União Europeia, Mercosul, UNESCO, FAO etc).
Pessoas jurídicas de direito privado
Em seu art. 44, o Código Civil dispõe que são pessoas jurídicas de direito privado as associações, as sociedades, as fundações, as organizações religiosas, os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada.
CONCEITO DE EMPRESA
Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. 
Cassarro (1999), coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Por setor: 
Comercial – Se enquadram nesse setor, empresas que comercializam determinados tipos de produtos, como lojas de vestuário.
Industrial – Fazem parte desse setor, as empresas que produzam algum tipo de produto, indústrias de bebidas em geral, por exemplo.
Rural – Estão presentes nesse tipo de setor, empresas estabelecidas em zonas rurais, como indústrias que trabalham na plantação de frutas.
Prestação de Serviços – São elegíveis a esse setor, as empresas que ofereçam algum tipo de serviço à população em geral, como escolas de inglês.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
De caráter jurídico:
Sociedade em Nome Coletivo: A constituição deste tipo de sociedade é restrita às pessoas naturais (pessoas físicas, podendo ser empresário individual ou não), não sendo admitido que outras sociedades (pessoas jurídicas) participem do quadro societário de uma sociedade em nome coletivo.
Sociedade em Comandita Simples: Na sociedade em comandita simples há dois tipos de sócios: os sócios comanditados e comanditários. Os primeiros são, necessariamente, pessoas físicas que respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, colaborando com capital; já os segundos, são obrigados apenas pelo valor de suas quotas. 
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
De caráter jurídico:
Sociedade Limitada: Sociedade limitada (representada pela sigla Ltda.) consiste num tipo de sociedade empresarial que se caracteriza pela participação dos sócios através dos investimentos feitos proporcionalmente às cotas do capital social da empresa.
Sociedade Anônima: Sociedade anônima é um modelo de companhia com fins lucrativos, caracterizada por ter o seu capital financeiro dividido por ações. Os donos das ações são chamados de acionistas e, neste caso, a empresa deve ter sempre dois ou mais acionistas.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
De caráter jurídico:
Sociedade em Comandita por Ações: A Sociedade em comandita por ações é aquela em que o capital da empresa é divido em ações, e cuja responsabilidade é mista, ou seja, respondem os acionistas pelo preço das ações subscritas ou adquiridas, e o acionista diretor solidariamente e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Pela Atividade Econômica:
Setor Primário: O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 
Setor Secundário: É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). “CONSTRUÇÃO CIVIL”
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Pela Atividade Econômica:
Setor Terciário: O setor terciário, também chamado de setor de serviços, é o ramo da economia que engloba as atividades de prestação de serviços e de comércio.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Pela Titularidade do Capital:
Empresas Privadas: capital nas mãos de particulares;
Empresas Públicas: controladas pelo Estado;
Empresas Mistas: capital partilhado por particulares e pelo Estado;
Empresas de Auto-Gestão: quando o capital é de propriedade dos trabalhadores.
PORTE DAS EMPRESAS
CONSTITUIÇÃO DE UMA EMPRESA
Existem vários tipos de empresas no Brasil e todas têm suas características em número de sócios, faturamento, tipo de operação etc. De acordo com o Sebrae, existem os seguintes tipos de empresas:
– Empresário Individual: exerce em nome próprio uma atividade empresarial. Atua individualmente, sem sociedade. Sua responsabilidade é ilimitada (responde com seus bens pessoais pelas obrigações assumidas com a atividade empresarial). O empresário pode exercer atividade industrial, comercial ou prestação de serviços, exceto serviços de profissão intelectual.
– O Simples Nacional estabelece valores fixos mensais para o MEI, que não seja sócio, titular ou administrador de outra empresa, que possua no máximo 01 (um) empregado que receba exclusivamenteo piso da categoria profissional, não tenha mais de um estabelecimento (não ter filial), entre outros requisitos.
CONSTITUIÇÃO DE UMA EMPRESA
– Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli: atuação individual sem sócios. Responsabilidade do empresário é limitada ao capital social (valor do investimento, em dinheiro ou bens). Obrigatoriedade de capital social integralizado de no mínimo 100 salários mínimos. A Eireli possibilita a atuação individual – sem sócios –, porém, com responsabilidade limitada. Protege o patrimônio pessoal do empresário por meio da separação patrimonial. A Eireli é uma pessoa jurídica, com patrimônio próprio, não se confundindo com a pessoa física do empreendedor e seu respectivo patrimônio.
– Sociedade Empresária: neste tipo de empresa, é possível a atuação coletiva entre dois ou mais sócios, sendo sua responsabilidade limitada ao capital social. Deverá adotar uma das espécies de sociedade existentes (S/A, Sociedade Limitada – Ltda. etc.). A espécie de sociedade empresária mais adotada no Brasil é a Sociedade Limitada (Ltda.), por ser mais simples e pela proteção ao patrimônio pessoal dos sócios.
– Sociedade Simples: empresa com atuação coletiva, ou seja, 2 (dois) ou mais sócios. A responsabilidade dos sócios é ilimitada Porém, poderá adotar a espécie societária de Sociedade Limitada – Sociedade Simples Ltda., passando a responsabilidade dos sócios a ser limitada ao capital social, não respondendo com seus bens pessoais pelas obrigações da sociedade, exceto nas hipóteses mencionadas no item anterior (sociedade empresária limitada).
Órgãos de REGISTRO empresarial
Junta Comercial: (número de identificação do registro e empresas) ou Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas.
Receita Federal – CNPJ: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
Secretaria da Fazenda – IE: Inscrição Estadual.
Prefeitura – CCM ou IM: Cadastro de Contribuinte Mobiliário ou Inscrição Municipal.
INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
Etapas de REGISTRO
Elaborando o contrato social
O contrato social é a parte inicial da abertura de uma empresa. Esse documento é o equivalente à certidão de nascimento de seu negócio.
Consulta de disponibilidade
Após a elaboração do contrato social, o empreendedor deve consultar se o nome e objeto social da empresa estão disponíveis.
Fazendo o registro de uma empresa
Para fazer o registro de uma empresa, reúna o contrato social e seus documentos pessoais e vá até uma junta comercial ou ao cartório de registros de pessoas jurídicas. Lá, será verificado se existe outra empresa já registrada com o mesmo nome. Em alguns estados, você consegue fazer essa consulta online.
Etapas de REGISTRO
Caso tudo esteja certo, será feito o arquivamento do ato constitutivo da empresa. Os documentos que serão exigidos no órgão de registro são:
Copia autenticada de RG e CPF do titular ou dos sócios.
Requerimento padrão (capa da junta comercial), em uma via.
FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
Pagamento de taxas através de DARF
Chega, então, a hora de registrar a empresa como contribuinte. Ou seja, obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Para isso, você precisa entrar no site da Receita Federal, e, depois, ir até a prefeitura de sua cidade para receber o Alvará de Funcionamento.
Etapas de REGISTRO
Para isso, é preciso preencher um formulário da prefeitura, ter uma consulta prévia de endereço autorizada, cópia do CNPJ, do contrato social e laudo dos órgãos de vistoria, caso necessário.
Depois, você deve ir até a Secretaria da Fazenda para ter sua inscrição estadual. Em muitos estados, é possível fazer isso pela internet, ou, melhor, no mesmo momento em que você tira o CNPJ.
Contrato social
O contrato social tem o objetivo de regular as relações formais entre os sócios de uma organização. Todos assinam e definem as condições para o funcionamento daquela sociedade. É ali que se definem:
Nome da empresa;
Quantos e quais são os sócios;
Endereço da empresa;
Quais são suas atividades;
Qual é a parte da empresa de cada sócio;
Quem é o administrador da empresa;
Como é divida a participação dos lucros entre os sócios;
Quem são os herdeiros da empresa (caso algum sócio venha a falecer);
Como funciona a saída de algum sócio e a venda de sua participação na empresa.
Contrato social
LTDA: A Sociedade Limitada, ou Ltda, é um dos tipos de empresas mais comuns no Brasil. Para que ela possa existir, a organização precisa possuir mais de um sócio e ter estabelecido a participação com base em cotas e também no capital social. 
Para validar essas informações, elas devem estar devidamente registradas no contrato social, que pode ser alterado, se necessário, no futuro.
MEI: O MEI é o Micro Empresário Individual. Esse tipo de empresa não pode ter sócios nem contrato social. Mas o empreendedor precisará do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
Esse documento pode ser considerado um substituto do contrato social, pois ele certifica que a empresa está aberta, possui inscrição no CNPJ, tem validação da Junta Comercial do estado e também vale como alvará de funcionamento.
Contrato social
EI: Para o Empresário Individual (EI), o contrato social é substituído pelo “Requerimento de Empresário”. Nesse regime, o Governo Federal disponibiliza um formulário padrão para os empresários.
Apesar da facilidade, o requerimento possui a desvantagem de não poder ser alterado ou incluir cláusulas extras. Com isso, ele é indicado para atividades estabelecidas no mercado e que não há previsões de mudanças.
Eireli: Na Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) o contrato social recebe o nome de “Ato Constitutivo”. Esse documento pode receber cláusulas e que são personalizáveis para atender às regras do negócio.

Outros materiais