Buscar

ABRAHÃO, Sergio Luís Espaços públicos urbanos polifônicos II In Espaço público do urbano ao político Págs 165 a 177

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desenho Urbano- Operações Urbanas
ABRAHÃO, Sergio Luís. Espaços públicos urbanos polifônicos II. In Espaço público: do urbano ao político. Págs. 165 a 177.
O recuo do espaço público na cultura urbana contemporânea
A deterioração dos espaços públicos resulta no surgimento de espaços privatizados e, consequentemente, no debate sobre o que é público e o que é privado. Espaço público: interação; relações sociais; cidadania; cultura; comunicação.
O capitalismo contribuiu para esse processo, pois esse sistema econômico baseia-se nos bens privados e na liberdade de comércio e indústria, com o objetivo de adquirir lucro. Deste modo as ocupações do espaço público mudaram assim como a sociedade, a divisão de classes e a desigualdade ficaram mais evidentes.
Espaço público urbano e elaboração da cidadania
O espaço público urbano envolve: zoneamento de uso; ocupação do solo; posturas municipais; leis envolvendo obras e proteção ambiental; sistema de circulação e transporte; estética; ordem espacial; manutenção e adequação a deficientes.
O autor afirma que é necessária a redefinição do partido dos espaços públicos. Isso deve ser feito através do direito de acesso, á reivindicação, á liberdade de ação, de circular e estacionar, à segurança física, á manutenção do espaço público das calçadas, á indenização por danos, ás qualidades sonoras e atmosféricas, ao conforto, á limpeza e higiene, ao patrimônio ambiental urbano, á informação e à participação.
Construção social do espaço público
A construção social do espaço público é entendida pelos cidadãos de três maneiras: distribuição territorial; esfera política; cultura. A cidade é vista e separada pelos cidadãos por diferentes razões e pontos de vista. A globalização é essencial para o entendimento das mudanças no espaço público, pois nos permite entender que há uma fragmentação da cidade em zonas que concentram redes políticas, sociais ou econômicas. Ou seja, o espaço esta em constante transação.
Cidadania, espaço público e dimensão física
Cidadania: conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade.
Espaço público: concepção de espacialidade que repousa sobre a democracia – liberdade e igualdade. Local de práticas sociais regidas pela ideia de direito e de justiça.
Dimensão física: divisão territorial do espaço público
Juliana Patricio
Turma A

Outros materiais