Buscar

Avaliação final Criminologia

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Irene Pereira da Costa (1781778)
	
	Disciplina:
	Criminologia (16788)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513334) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17531423
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para o pensamento criminológico clássico, o ser humano era considerado racional, livre e igual, que vive em sociedade como uma contingência derivada de um contrato social. Em tal ótica, a pena deveria ser útil, proporcional e justa, sendo o crime uma espécie de retorno ao passado selvagem quando não havia o estado de civilização. Com relação ao nome do principal representante da Escola Clássica, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.
(    ) Cesare Bonesana, o Marquês de Beccaria.
(    ) Raffaele Garofalo.
(    ) Enrico Ferri.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	A função do saber criminológico é a de subsidiar e legitimar a política criminal que orienta ações de prevenção e repressão ao crime, além de adotar um horizonte mais amplo e crítico que permita compreender as condições de criminalização engendradas a partir do sistema punitivo e seus mecanismos de controle e dominação. Acerca da função da Criminologia, analise as sentenças a seguir:
I- É um instrumento para ações públicas de prevenção geral.
II- Possibilita a reorientação do sistema de educação, planejamento urbano, habitacional e social.
III- Mantém-se na perspectiva unitária tradicional e reducionista (interpessoal: criminoso, vítima, pena, punição)
IV- É necessário propor novas formas de controle da violência (individual, institucional e estrutural).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta certa.
	3.
	Nos Estados Unidos da América, a sociedade civil reagia contra a invasão do Vietnã e se posicionava em defesa dos direitos civis dos negros e minorias. Em 1974, Jessica Mitford (1917-1996), militante política, enfrenta o duro marcathismo e se torna porta voz das condições de vida dos presos americanos, sobretudo, posiciona-se criticamente aos sangrentos motins nos presídios de Folsom, Attica e MacAlester, que acabaram por demonstrar a crise do sistema penitenciário. Com relação ao termo marcathismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para a falsas:
(    ) Marcathismo é um termo que se refere à prática de acusar ou perseguir alguém por convicção ideológica.
(    ) Tem sua origem relacionada ao "patrulhamento" anticomunista promovido pelo senador americano Joseph McCarthy entre os anos de 1950 a 1957.
(    ) Até os dias de hoje, o termo é utilizado para descrever acusações verídicas e fundamentadas.
(    ) Durante o marcathismo, milhares de americanos tornaram-se alvo de perseguições, inquéritos oficiais e particulares, acusados de antipatriotismo por serem comunistas ou simpatizantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	"Globalização" tornou-se a palavra da moda a partir da década de 1980. Passou a ser utilizada para designar um processo de mudança econômica, social e política que, em síntese, possui certas características. Sobre elas, analise as sentenças a seguir:
I- O atual sistema-mundo é formado por uma ativa rede que vai criando padrões entre os Estados e as sociedades mundiais.
II- A vida social, econômica e política se limitam às fronteiras nacionais.
III- Vive-se em "tempo real" as transformações e as problemáticas mundiais.
IV- Distingue-se cada vez mais o local com o nacional e mundial, tornando clara a linha divisória entre as distintas instâncias políticas e econômicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	Em todo mundo, se espalham movimentos envolvendo presos e seus familiares, bem como intelectuais que defendem reformas "positivas" do sistema, ou seja, melhores condições de vida para os encarcerados e garantia de direitos. Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e E para as falsas:
(    ) Na Grã-Bretanha, na década de 1970, surge o RAP (Radical Alternatives to Prison) - movimento alternativo à prisão - e o PROP (Preservation of the Rights of Prisoners) - movimento que reivindicava desde revisão de penas e processos até melhoria nas condições de vida no cárcere.
(    ) Pacifistas e revolucionários como Martin Luther King, "Che" Guevara, Mao e Mahatma Gandhi tornaram-se ícones dos movimentos de contestação.
(    ) Na França, houve o CAP (Comité d´Action des Prisionniers), um grupo com participação de detentos e intelectuais, que deu origem ao pensamento criminológico crítico francês.
(    ) Na América Latina, apesar de viver com a expansão dos regimes ditatoriais, não houve manifestações significantes nos presídios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	6.
	A Criminologia é um dos instrumentos de análise, crítica e revisão das práticas penais e punitivas existentes, discutindo a eficiência e o direcionamento de algumas tutelas. Em vista disso, muito se fala em ações de políticas criminais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA que representa tal conceito:
	 a)
	Ações coletivas (políticas e/ou sociais) que selecionam os bens jurídicos a serem protegidos pelo Direito Penal e políticas públicas definidas para proteger tais bens.
	 b)
	A expressão "política criminal" possui um conceito único.
	 c)
	É a adoção de qualquer prática penal ou punitiva.
	 d)
	Política criminal são ações instituídas pelo Estado como forma de prender cada vez mais os indivíduos.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	7.
	Em meio a este novo cenário, batizado por alguns como pós-modernidade, medo e indignação tornaram-se um fértil terreno para serem semeadas novas formas de controle. Passamos a ser contemporâneos de uma paranoia que vai definindo uma estranha forma de nos relacionarmos uns com os outros. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No cenário pós-moderno, os indivíduos e a coletividade veem a possibilidade de "pertencimento" e cidadania ao outro.
	 b)
	As instituições tradicionais de controle conseguem atuar de maneira eficiente frente às ações criminosas, fazendo com o que medo diminua na sociedade.
	 c)
	O cotidiano do mundo contemporâneo é marcado por uma violência crescente exposta nos meios de comunicação de tal maneira que a sensação de insegurança e incerteza invade cada um de nós, gerando angustiante e doentio medo.
	 d)
	O resultado da cultura capitalista de nossa época faz com que as relações sejam valorizadas e não descartáveis.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	8.
	Constata-se que a prática de uma infração penal, de um crime, é diretamente relacionada com a valoração social da conduta e da reação social que o ato desencadeia no coletivo social, e assim o "eixo de preocupação" da Criminologia vai mudando seu vetor, dirigindo-se ao social e não somente ao infrator.  "Cifra Negra" é uma expressão dada pela Criminologia que coloca em questão as tradicionais teorias criminais. Acerca do conceito de "Cifra Negra", assinalea alternativa CORRETA:
	 a)
	Demonstram que há um grande número de casos de condutas tipificadas como crime que não chegam ao conhecimento das autoridades.
	 b)
	É uma expressão utilizada para os delitos envolvendo políticos que ficam impunes.
	 c)
	Demonstram o grande número de vítimas de crimes homofóbicos.
	 d)
	É uma expressão utilizada para nominar os crimes de racismo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	9.
	Os impactos do inédito fenômeno da globalização aliados às redefinições de poder vão avolumando impasses e problemáticas que os estados já não sabem mais como resolver. Desordens e enfrentamentos começam a serem associados à insegurança e os termos "perigo" e "risco" passam a fazer parte da linguagem cotidiana. Sobre como a violência altera o modo de vida e impacta no bolso dos brasileiros, analise as sentenças a seguir:
I- A violência tem impacto também sobre a economia do país, provocando perda da qualidade de vida, da competitividade.
II- As empresas desviam recursos da produção para atividades de segurança.
III- Trabalhadores ficam mais focados no trabalho, pois acabam com medo de perder seus empregos.
IV- A violência impacta no desenvolvimento do país, mas de forma positiva, pois investidores exteriores investem mais no país.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	10.
	O Transtorno de Estresse Pós-traumático é um transtorno de ansiedade que acomete o indivíduo que tenha sofrido ou presenciado algum tipo de violência, gerando um trauma no mesmo. Uma das causas para que este indivíduo venha a desenvolver o TEPT é a violência, como assaltos, sequestros, abusos físico e sexual, violência no trânsito, entre outros, gerando traumas que podem prejudicar consequentemente a saúde mental dos indivíduos. Sobre os principais grupos de sintomas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sentimento de culpa distorcido com relação ao trauma, sensação de que a vida é ruim.
(    ) Hipervigilância, insegurança, insônia, irritabilidade e comportamento autodestrutivo.
(    ) A vítima afasta da memória o acontecimento, não percebendo a origem de seu medo.
(    ) Vítima precisa de pessoas perto dela capazes de gerar um conforto e proteção, podendo ser amigos e familiares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

18 pág.

Perguntas Recentes