Buscar

APS Execuçoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUÇÃO
Numa execução de título executivo extrajudicial, o juiz de direito da 2ª Vara Cível determinou a penhora de 30% dos vencimentos do executado, sob o argumento de que tal penhora preserva o suficiente para a manutenção do executado e da sua família. Considerando que o crédito não tem natureza alimentar e que a penhora não incidiu sobre o excedente a 50 salários-mínimos mensais, analise a decisão judicial à luz do art. 833 do CPC e da ponderação entre os interesses envolvidos, especialmente o direito do exequente à satisfação do crédito e a proteção da dignidade do executado e de sua família.
O Aluno deverá inserir o trabalho que consistirá na análise do julgado.
Conforme o art. 833 do Código de Processo Civil, teoricamente, não poderia haver a penhora dos vencimentos do devedor.  
“Art. 833 – São Impenhoráveis:
(...)
IV - os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade(...)”
Porém, a jurisprudência vem se consolidando no sentido da mitigação dessa proibição, pois uma vez que esses créditos não são de natureza alimentar e seja preservado o suficiente para sua subsistência digna, a constrição pode ser feita.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/190099720023readmore

Outros materiais