Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA - AULA 1 - INTRODUÇÃO A DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CEFET/RJ
Tarefa Avaliativa – Aula 1 – Introdução à Didática
Lorena Mendonça Aleixo Baltazar.
Rio Bonito – 2019
· A dificuldade que alguns professores ainda têm em articular-se de forma interdisciplinar parece ter raízes plantadas no processo de formação histórica do sistema educacional brasileiro. Tomando por base a discussão realizada na Aula 1, argumente sobre essa questão, com fundamentos na sua prática atual, destacando quais as dificuldades encontradas, os métodos e práticas de ensino utilizados, a resistência a mudanças etc. Elabore esta atividade utilizando sua capacidade de síntese, registrando suas ideias em até duas (2) laudas.
	Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia, como objetivo converter a alma do índio brasileiro à fé cristã. A expulsão dos jesuítas, comandada pelo então primeiro-ministro de Portugal, Marquês do Pombal, significou uma remodelação total do sistema de ensino brasileiro e uma tentativa de introduzir matérias mais práticas no dia a dia escolar. 
	Foram muitos anos de ensino tradicional, expositivo, punitivo, opressor, pautado somente nas repetições e que não levavam o aluno ao pensamento critico e livre. O tempo passou, mas infelizmente este método ultrapassado ainda é praticado por docentes. 
	Falar de interdisciplinaridade tem sido sinônimo de modernização na educação, mas ao analisarmos mais profundamente esse tema, percebemos que apesar de estar presente nos discursos de diversos educadores e instituições de ensino ainda parece ser invisível para muitos professores e inacessível para o meio escolar. A prática interdisciplinar permite ao aluno relacionar diversas áreas do conhecimento tornando ao mesmo tempo uma aprendizagem significativa. Além de permitir uma visão diferenciada do mundo, uma vez que resulta em uma nova postura dos alunos diante da realidade.
	De acordo com minha experiência pessoal em sala de aula, posso afirmar que grande parte dos docentes acreditam ser de suma importância trabalhar os conteúdos disciplinares de forma interdisciplinar, pois desta forma os alunos podem perceber a interligação entre as disciplinas, além da relevância sobre os temas estudados. Entretanto, a falta de orientação durante a graduação sobre a prática interdisciplinar é a principal dificuldade para a implantação na sala de aula desta prática pedagógica. Além disso, a falta de material didático em algumas instituições reflete tal dificuldade, além da dificuldade do trabalho em equipe com outras áreas. Portanto, a fragmentação das disciplinas, a dicotomia universidade, escola e sociedade e a solidão da prática interdisciplinar são as principais dificuldades encontras.
	Segundo Marinho (2004) é nas universidades que encontramos a maior dificuldade da implantação da prática interdisciplinar, isto devido, entre outros fatores, a sua organização estrutural e dogmatizada, ainda presente em muitos educadores. O autor complementa que as licenciaturas fizeram e ainda continuam fazendo muito pouco para preparar os futuros profissionais de magistério para o trabalho interdisciplinar.
	Podemos assim concluir que a interdisciplinaridade permite o enfoque mais amplo do conhecimento. Além de favorecer as relações interpessoais e possibilitar a troca em diversas abordagens, permitindo a criação de novas formas de pensar o mundo, através da ligação dos conteúdos estudados pelos alunos como cotidiano dos mesmos. Em contrapartida, há necessidade imediata de maior integração entre indivíduo, além de reformulação curricular da universidade na formação de novos professores com caráter interdisciplinar.
Referencias Bibliográficas: 
SANTOS, T. C.. Educação Brasileira, 1992 14(29): 59-80.
THOMAZ, C. E. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, 2007.Vol. 9.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Outros materiais