Buscar

Resistência dos fluidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Iasmin dos Santos Silva
NATUREZA DOS FLUÍDOS E RESISTÊNCIA DINÂMICA
Os fluidos envolvem os líquidos e os gases. Podemos definir um fluido como algo que pode fluir, escoar, o que não ocorrem com um material sólido, por exemplo. Num fluido qualquer, as moléculas arranjam-se aleatoriamente, porém são mantidas unidas por forças coercivas fracas. Um fluido não suporta uma força tangencial à sua superfície, força esta geralmente chamada de tensão cisalhante. Por outro lado, um fluido pode exercer uma determinada força numa direção perpendicular à sua superfície.
Viscosidade
Quanto maior for a viscosidade, mais espesso (menos fluente) será o fluido; quanto menor for a viscosidade, mais fluente (fluidez) será o fluido.
Fluxo laminar
Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.
Escoamento turbulento
Ocorre quando as partículas de um fluido não se movem ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja, as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja viscosidade e relativamente baixa.
Flutuabilidade
A flutuabilidade é a capacidade de um objeto flutuar em um líquido. Se um objeto desloca mais água que o seu peso, flutuará.
O princípio de Arquimedes explica porque flutuamos. O princípio aplica-se da seguinte maneira: os objetos imersos possuem um menor peso aparente que o mesmo objeto na terra porque uma força oposta à gravidade está atuando sobre o objeto. 
Essa força é chamada de “empuxo” e é a força gerada para cima pelo volume de água deslocado. Assim, um ser humano com gravidade específica de 0,97 alcança o equilíbrio de flutuação quando 97% do seu volume estão imerso.
Força de resistência dos fluidos
Arrasto é a força que faz resistência ao movimento de um objeto sólido através de um fluido (um líquido ou gás). O arrasto é feito de forças de fricção (atrito), que agem em direção paralela à superfície do objeto (primariamente pelos seus lados, já que as forças de fricção da frente e de trás se anulam), e de forças de pressão, que atuam em uma direção perpendicular à superfície do objeto (primariamente na frente e atrás, já que as forças de pressão se cancelam nas laterais do objeto). Ao contrário de outras forças resistivas, como o atrito, que é quase independente da velocidade, forças de arrasto dependem da velocidade. Um exemplo de forças dependentes da velocidade é o arrasto aerodinâmico, como o usado para explicar o desempenho de Usain Bolt.
Sempre que um objeto estava se movendo, o atrito iria desacelerá-lo.
TIPOS DE RESISTÊNCIAS
· Resistência Dinâmica
· Resistência de Superfície
· Resistência de Forma
· Resistência de onda
Resistencia dinâmica
Força causada pela ação dinâmica de um fluido que age na direção das correntes livres do fluxo do fluido. 
Resistência de onda
É uma força resistente causada por qualquer corpo que se mova através ou próximo á superfície da água, formando ondas ou elevando a agua. 
Resistência de superfície
É aquela força causada pela movimentação de um corpo em direção oposta ao fluido. Ela surge graças ao contato entre o fluido e o corpo, por meio de uma camada de contato imediata à superfície deste.
Resistencia de forma
Decorre de uma diferença de pressão entre diferentes partes de um corpo que se desloca através de um fluido.
Quando um corpo desloca-se com velocidade suficientemente alta através de um fluido, logo atrás dele surge uma região de turbulência, cuja pressão é menor do que a pressão à frente do corpo. Essa diferença de pressão resulta em um arrasto contrário ao sentido de movimento do corpo.
Com o intuito de reduzir-se o arraste de superfície, os objetos que são projetados para deslocar-se em fluidos são desenhados em formatos aerodinâmicos, e essa condição é obtida quando se diminui a área do corpo que é perpendicular ao fluxo das linhas de fluido.

Outros materiais