Buscar

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
QUESTÃO 1
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
c )A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem mantidas para que os objetivos sejam alcançados.
QUESTÃO 2
Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?
a )As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.
QUESTÃO 3
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de Matriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?
d )As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.
QUESTÃO 4
A ação interventiva do psicopedagogo se caracteriza pela possibilidade de incluir no instrumental do sujeito da aprendizagem a operatividade. A que se refere esse conceito?
c )Refere-se a um processo de construção que se configura em um intercâmbio entre o interno e o externo, porém, nesse processo, o sujeito é passivo. Como é a contextualiação da família?
c )A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática como sistemática.
QUESTÃO 6
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.
QUESTÃO 7
Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a ampliação dessa ação para além da instituição educacional.
a )A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.
QUESTÃO 8
Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico proposto por Visca.
b ) São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.
QUESTÃO 9
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?
b ) Proto aprendizagem, de útero aprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
QUESTÃO 10
Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a alternativa correta..
d ) Interpretação, problematização e informação.

Outros materiais