A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Questão antropologia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto:
“Em primeiro lugar, é interessante entendermos o conceito fundamental do sociólogo [Émile Durkheim]: o fato social. Este integra todo o seu conjunto de reflexões sobre a sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 25.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre fato social na perspectiva de Durkheim, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É exterior ao indivíduo e transmitido pela educação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A primeira característica do fato social é existir exteriormente ao indivíduo, ou seja, não ser um fato individual ou psicológico, mas sim social. [...] o que é essencial no pensamento de Durkheim com relação ao fato social: é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação” (livro-base, p. 25).
	
	B
	É transmitido pelo indivíduo em favor da educação.
	
	C
	É pautado em questões psicológicas pertencentes à educação.
	
	D
	É, em resumo, uma releitura da luta de classes.
	
	E
	É um elemento constitutivo do construtivismo.
Questão 2/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Na década de 1960, a condição da mulher era muito mais limitada. Devido a movimentos como o feminismo e às mudanças de ordem econômico-social, a mulher ganhou mais espaço e reconhecimento.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a escola como operadora da cultura, assinale a alternativa que apresenta corretamente a contribuição dessa instituição para mudanças culturais mais positivas:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola deve ater-se à função técnica e operacional. O estudo e a aquisição de conhecimentos por si só possibilitam mudanças culturais, pois o conhecimento é mal do progresso e evolução dos povos.
	
	B
	A escola contribui ao inserir no currículo temas que estimulem o debate e a reflexão sobre os processos de construção de papéis e identidades e seus correspondentes em termos de valores, crenças e comportamentos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Em síntese, os operadores culturais [...] são de grande utilidade para fins didático-pedagógicos, assim como para a formação do professor que busca trabalhar com a questão cultural. Ao tomar conhecimento desses operadores, o professor pode compreender melhor seus alunos e suas culturas, propondo ações pedagógicas de respeito à diversidade e à dinâmica cultural” (livro-base, p. 71).
	
	C
	A escola contribui ao desenvolver ações afirmativas de resgate das tradições, de defesa da moral e dos bons costumes, reafirmando os ideais ocidentais de civilização, de cultura e de cidadania.
	
	D
	Cabe à escola, educadores, alunos e toda comunidade afirmar suas identidades, suas trajetórias e demarcarem suas fronteiras culturais. É preciso preservar a pureza cultural de cada grupo.
	
	E
	O papel da educação escolar é se preservar, mantendo fora de seus muros as influências externas da sociedade. Essa separação garantirá a preservação da cultura escolar.
Questão 3/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o excerto de texto:
“Na escola, a socialização passa pela mediação da aquisição e formalização da linguagem escrita, a qual se constitui em um longo percurso que vai desde [...] [a] alfabetização até o domínio da escrita, leitura e interpretação dos textos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 74.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre educação e socialização, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A figura do professor no processo de socialização é vista como responsável pela organização de experiências dos alunos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A figura do professor no processo de socialização é vista por Dewey [...] como aquele responsável pela organização das experiências dos alunos, segundo os interesses apresentados por estes, de modo que possam desenvolver suas capacidades. O professor torna-se, nessa concepção, o líder das atividades do grupo, um elemento moralizador, aquele que age não em nome de uma autoridade pessoal, mas em nome da harmonia do grupo” (livro-base, p. 74).
	
	B
	A educação progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
	
	C
	Ao longo da história, a educação perdeu influências do meio social, por isso, ficou centrada em apenas uma perspectiva de mundo.
	
	D
	O ser humano, ao efetivar sua humanidade, busca a reclusão como forma de adaptar-se ao mundo, conforme exposto na teoria de Dewey.
	
	E
	O professor tem de impor o processo de socialização entre os estudantes por meio de vivências e experiências simulada.
Questão 4/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
A teoria educacional de Durkheim traz uma perspectiva funcionalista, tanto da sociedade quanto da educação e estabelece que as partes existem em função do todo.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre as quatro funcionalidades da teoria de Durkheim, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma delas:
Nota: 0.0
	
	A
	Função moral.
	
	B
	Função político-econômica.
	
	C
	Função acadêmica.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para Torres [...] o funcionalismo na educação atribuiu a ela quatro funções específicas: acadêmica, distributiva, econômica e política" (livro-base, p. 34-35).
	
	D
	Função dualista.
	
	E
	Função técnica.
Questão 5/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Libâneo, ao revisar as ideias de Durkheim, propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e o amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da Educação, sobre a conceito de educação para Libâneo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A educação é um processo que acontece fora e dentro da escola envolvendo diversos fatores e contextos sociais.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Voltando a referenciar os conceitos de educação, vejamos como o faz Libâneo [...]: ‘Em sentido amplo, a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente; neste sentido, a prática educativa existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana’” (livro-base, p. 38).
	
	B
	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas: a escolar e a não escolar.
	
	C
	A educação mais importante é aquela que ocorre por meio das experiências.
	
	D
	Libâneo concorda com Durkheim quando afirma que a escola é a guardiã da cultura.
	
	E
	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes na contribuição ao produto final do processo educativo.
Questão 6/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Os teóricos clássicos da Sociologia, como Marx, Weber e Durkheim, desenvolveram um conjunto de conceitos que visam explicar a relação entre indivíduo e sociedade.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a educação e sociedade no sistema capitalista, assinale a alternativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.