Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA psicologia e politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA 
O conceito de territorialidade é norteador da política de saúde pública brasileira. Para Kuhnen et al. (2010, p. 539) “o ato de personalizar define um espaço territorial por meio de marcas pessoais que indicam pertencimento” (grifo do autor). Os autores complementam que os indivíduos mais territoriais são mais “apegados ao seu território”. Para Gadelha et al. (2011) território é o espaço onde acontece a vida social, as relações humanas. Em contraponto, Franca, Mantovaneli e Sampaio (2012) afirmam que as relações sociais produzem a territorialidade, no sentido de que alimentam novas relações e constroem o laço territorial, investidos de valores éticos, espirituais, simbólicos e afetivos. 
 A partir da descrição de territorialidade, descreva qual é a importância do território para os Serviços Residenciais Terapêuticos.
 
RESPOSTA 
 A Saúde Mental vem evoluindo gradualmente de um modelo hospitalocêntrico para um modelo ambulatorial de atenção diária, é através da reabilitação que o paciente resgatará a suas funções na comunidade, sendo possível neste processo a aquisição de habilidades sociais ao qual pode ter perdido ao longo do tempo, durante o tempo em que o paciente ficou sobre processo de internação, com isso a criação de CAPS-Centro de Atenção Psicossocial possibilitou que seja resgatada essa cidadania que autora se perdeu. 
 Neste processo de reabilitação requer muita paciência e cuidado por parte da equipe, por que muito desses pacientes já não tem mais o apoio dos familiares, as residências terapêuticas serve de moradia para pacientes que estão internados há anos em hospitais psiquiátricos por não contar com suporte adequado. No Brasil realiza muitos encontros com objetivo de possibilitar discussões e reflexões sobre a atenção em Saúde Mental para uma melhoria do sistema, um melhor avanço.

Outros materiais