Buscar

uas Fisiologia da reprodução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia da reprodução 
1) Hormônios são produtos químicos liberados por uma célula em quantidades muito pequenas e que exercem ação biológica sobre uma célula-alvo. A hipófise é uma glândula endócrina responsável pela secreção de hormônios que realizam importantes funções na regulação.
Considerando esses conceitos, qual(is) hormônio(s) é (são) secretado(s) pela glândula hipófise? Marque a alternativa correta.
Resposta: 
A) LH e FSH. 
Os hormônios sexuais da hipófise anterior, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) são secretados em resposta ao hormônio de liberação GnRH do hipotálamo.
O estrógeno e a progesterona são hormônios ovarianos, secretados pelos ovários em resposta aos dois hormônios sexuais femininos da hipófise anterior.
O hormônio de liberação das gonadotrofinas (GnRH) é liberado pelo hipotálamo.
A testosterona, um hormônio masculino, é secretada pelas células de Leydig, localizadas no interstício do testículo. 
2) Com o aumento da expectativa de vida da mulher, cerca de um terço de sua vida transcorrerá sem a função ovariana. Com referência às alterações endócrinas após a menopausa, marque a opção correta:
Resposta:
d) A progesterona continua a ser secretada pelos folículos remanescentes no ovário. 
Na menopausa, os níveis de estrogênio aproximam-se do zero. Por estar em um valor crítico, esses hormônios não conseguem mais inibir a produção das gonadotrofinas LH e FSH. Assim, após a menopausa, essas gonadotrofinas são produzidas em quantidades grandes e contínuas. 
3) O sistema hormonal feminino, à semelhança do masculino, é constituído por diversos hormônios. Estes não são secretados em quantidades constantes durante todo o ciclo sexual mensal feminino, mas em intensidades bem diferentes durante as diferentes etapas do ciclo. Observe a figura a seguir sobre a variação dos hormônios no ciclo feminino e, em seguida, marque a afirmativa correta:
Resposta:
a) De maneira geral, esse período de tempo entre o pico de LH e a menstruação é de 14 dias.
A ovulação ocorre aproximadamente entre 10-12 horas após o pico de LH. De uma maneira geral, esse período de tempo entre o pico de LH e a menstruação é de 14 dias. Considera-se período fértil (período em que a mulher está mais apta a engravidar) aquele que inicia três a quatro dias antes da ovulação e termina três a quatro dias após a ovulação. Normalmente, para fins de cálculos, considera-se o dia fértil (dia exato da ovulação) como sendo o 14º dia antes do início da menstruação seguinte.
Quando, durante o ciclo menstrual, ocorre a fecundação, o embrião atinge o útero e a placenta secreta um hormônio chamado de hCG, que impede a degeneração do corpo lúteo. Este tem a função de manter a produção de progesterona e estrógeno, hormônios críticos para a manutenção da gestação.
A produção ovariana desses hormônios inibe a produção hipofisária de LH e FSH, impedindo o estímulo de novos folículos ovarianos e, consequentemente, a ovulação durante todo o período da gestação. Há, assim, um bloqueio do ciclo menstrual.
​​​​​​​No final da gravidez, o corpo lúteo se desintegra, diminui a quantidade de progesterona, provocando a contração do útero, que facilita a expulsão do feto durante o parto. Após o parto, um novo ciclo menstrual se inicia. 
4)O ciclo menstrual consiste em um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios. Os hormônios gonadotrópicos, secretados na hipófise, agem naturalmente sobre diferentes órgãos. Os hormônios sexuais, secretados pelas glândulas sexuais, também são produzidos quando estimulados pelos hormônios gonadotrópicos.
A respeito da fisiologia do ciclo menstrual, julgue os itens a seguir e marque a afirmativa correta:
Resposta
c) O pico de LH coincide com o momento exato da expulsão do oócito.
No início de cada ciclo, quando a menstruação ocorre, há liberação hipofisária de pequenas quantidades de FSH e LH (pequenos pulsos), que juntos provocam o crescimento e o amadurecimento dos folículos ovarianos. O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno. Este é secretado em uma taxa crescente, estimulando a proliferação endometrial e atingindo o seu pico aproximadamente na metade do ciclo. A concentração alta de estrógeno, inicialmente, reduz o pulso de LH e FSH e, em seguida, provoca um aumento súbito – surto pré-ovulatório – desses dois hormônios, especialmente o LH, estimulando a ovulação (ruptura do folículo e liberação do óvulo). Após a ovulação, os elementos residuais do folículo rompido formam o desenvolvimento do corpo lúteo, que secreta estrogênio e quantidades elevadas de progesterona com o objetivo de manter a gestação, até que a placenta possa assumir essa função. Não havendo fecundação, os níveis de progesterona e estrogênio caem, provocando a diminuição da produção de LH e FSH de modo que o corpo lúteo regrida – fase luteínica – reduzindo, por sua vez, a produção de progesterona e estrogênio, fazendo com que o endométrio descame, ocorrendo a menstruação e dando início a um novo ciclo.
5) A espermatogênese ocorre durante a vida sexual ativa em consequência da estimulação dos hormônios gonadotróficos e da hipófise anterior. A emissão da ejaculação começa com contrações iniciais, que culminam com a expulsão do espermatozoide. Marque a resposta que descreve corretamente o caminho que os espermatozoides percorrem desde a sua produção até a sua saída:
Resposta:
b) Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra.
Os espermatozoides são produzidos durante a espermatogênese nos túbulos seminíferos e depois são encaminhados para os ductos deferentes, de onde seguirão para os epidídimos. Nestes, os espermatozoides ganharão mobilidade e serão encaminhados para os ductos deferentes. Estes são dois tubos que saem um de cada testículo e passam pelo abdome, contornando a bexiga até fundirem-se ao ducto das glândulas seminais, compondo o ducto ejaculatório, que desemboca na uretra. Dessa forma, pode-se dizer que o caminho dos espermatozoides é: túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra.

Outros materiais