Buscar

1º Portfólio ciclo 2 Psicologia da Educação

Prévia do material em texto

Centro Universitário Claretiano
Centro Universitário Claretiano
Atividade do 1º Portfólio do ciclo 2
Fabio Jose de Freitas
RA 1160665
Campinas/sp
2019
Atividade do 1º Portfólio do ciclo 2
Trabalho apresentado a Disciplina de Psicologia da Educação, Docente Especialista, no curso de Graduação (Cristiane Regina Tozzo) e m Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
Campinas-SP
2019
	
	Possibilidades
	Limitações
	BEHAVIORISMO/
NEOBEHAVIORISMO
	 Podemos então de forma clara, analisar em que neste caso, o comportamento desta demanda seria então; essencial no contexto atual escolar. Dentro de uma visão mais crítica, tenho como opinião em que o professor, de fato, precisa preparar e sempre estimular seus alunos, frisando também no reforço seus comportamentos que tenham um sentido correto e advertindo comportamentos indesejáveis. Destro desta norma de sentido mecânico repetitivo, devemos frisar e repetir para que haja então a memorização dos alunos. 
	 Analisando de forma clara, podemos então perceber a necessidade de um reforço tanto da parte positiva quanto também uma parte negativa, a qual ocorrem quando há, uma presença de mudança denominada como comportamental, atribuído ao indivíduo “aluno”. Visto então, que ficam deixadas de lado ou esquecidas as questões individuais de cada indivíduo aluno como a; memória, atenção, as emoções, o sentimento, a inteligência, a consciência, vontade dentre outros.
	PSICAN
Á
LISE
	 O posicionamento desta concepção tem como referência uma ligação afetiva entre o indivíduo aluno e o professor, dessa forma, o aluno terá de forma espontânea um gesto de interesse da forma didática para com seu professor, acreditará nos conhecimentos do portador das informações denominado como professor, e será um aluno mais compreensivo e cooperativo e aprenderá também da melhor maneira fluente e possível. Para esta demanda, haverá um repasse e uma transmissão de conhecimento de maneira mais humana e menos automática. 
	 Podemos então analisar nesta jornada em que neste caso, os fatos são baseados em um inconsciente individual e laço afetivo entre o aluno e o professor, se acaso o aluno não sentir um afeto notório e positivo pelo professor, esse aluno terá de forma inconsciente dificuldade de aprendizagem continua, e o mesmo acontece no caso do professor ativo. Se o profissional, mesmo inconscientemente, não sentir de fato um afeto positivo pelos alunos, o mesmo também terá dificuldades sob o ensinamento. 
	
	
	
	HUMANISMO
	 Podemos então, analisar em que, é necessário a criação de um ambiente propicio onde estimule o indivíduo aluno a manter-se motivado pela a aula e também pelo aprendizado da disciplina. Nesse caso, é de grande importância o professor, pois ele tem a plena consciência de suas atitudes em sala de aula. Lembrando que, cabe ao professor criar um ambiente notório em que estimule os alunos a manter-se motivado referente ao aprender, portando uma postura adequada, ser também simpático, cordial e educado, porém, não deve ser sincero se não gostar de algo. Nessa condição, o professor ficaria à disposição do grupo de alunos para buscar mais informações, desde que o grupo pretendesse aumentar, seriamente, os seus conhecimentos. Os alunos teriam, então, livre expressão de seus sentimentos a respeito dos assuntos abordados e, caso o professor sentisse desinteresse e aborrecimento crescentes, deveria rever os sentimentos evocados nos alunos.
	 Nessa abordagem não seria possível desenvolver junto ao professor estratégias de ensino e os métodos teriam pouca importância. Nesse caso o professor é uma via que buscará de várias maneiras facilitar o aprendizado do aluno. Não há métodos a serem ensinados ao educador ou fixados como uma fórmula para se guiar. Para isso o professor deverá desenvolver seu próprio repertorio, assim o professor de ensino vai depender do caráter individual de cada professor e em como ele se relaciona com cada aluno, o professor deve ser detentor de certos conhecimentos e aptidões (ser simpático, saber se relacionar, saber ouvir, ser paciente etc.), para criar a sua própria forma de ensinar.
Centro Universitário Claretiano Curso de Graduação em Educação Física
Centro Universitário Claretiano Curso de Graduação em Educação Física
 CentroUniversitário Claretiano 
Curso de Graduação em Educação Física
	
	
	
	GESTALT
	Nessa abordagem vimos que a percepção é o que deve ser levada em consideração. Dessa maneire possibilitará que os alunos observem o conteúdo e interpretem, a partir da sua percepção. Essa percepção vai muito além daquilo que os olhos vêem, isto é, além do que os elementos sensoriais indicam. Além disso, poderá ainda compreender os objetivos do que foi transmitido, de forma que possa instigar a continuidade da aprendizagem.
	As principais limitações dessa abordagem seria a limitação da percepção visual ou espacial, com essa limitação pode se perder a capacidade de explorar outras perspectivas, limitando-se a um desenvolvimento mais amplo do todo. Nesse caso o aluno pode se prende à sua própria percepção, podendo deixar de interpretar de forma mais ampla e limitando a sua aprendizagem.
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física
Referência:
CAMPOS, J. AP. P. P. et al. Psicologia da Educação. Batatais: Claretiano, 2016.

Continue navegando