Buscar

ad-2Ciências Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
CURSO DE PEDAGOGIA – Disciplina: Ciências Naturais 
· Aula 15
1.Caracterize o “método da redescoberta” vigente nas décadas de 1960 e 1970 do século XX. (pag.77)
Desde meados do século XX, tanto no âmbito internacional quanto no nacional, o ensino de Ciências tem sido objeto de investigação, resultando na criação de uma área de pesquisa, com a realização de encontros entre investigadores para promover divulgação e intercâmbio.
2.Quais as duas justificativas para o ensino de Ciências Naturais na escola? (pag.78).
O desafio é produzir estratégias que permeiem as diversas dimensões, incluindo principalmente a inicial ou continuada, presencial ou a distância. 
Da crise da Educação em Ciências participam os professores de Ciências, os alunos, os dirigentes da economia, políticos e empresários, os pais e os cidadãos.
· Aula 16 
1. Por que a alfabetização científica é considerada recurso básico para o exercício da cidadania? (pag. 89)
A alfabetização científica envolve a produção e utilização da Ciência na vida do homem, provocando mudanças revolucionárias na Ciência com dimensões na democracia, no progresso social e nas necessidades de adaptação do ser humano.
2. Apresente uma estratégia de ensino segundo o enfoque CTS. Dê, no mínimo, um exemplo de prática, tomando por referência o seu município ou o seu bairro. (pag. 90)
· Aula 17 
1.Caracterize a abordagem de investigação das concepções alternativas.(pag.78)
A abordagem que se o culpa das investigações, tem como característica central a preocupação com a compreensão dos “erros” , questão relacionada ao conhecimento científicos. Respeitando o conhecimento prévio que as crianças traz para escola. 
2. Caracterize a abordagem de investigação das mudanças conceituais .(pag.78)
Buscar a entender os mecanismos que os indivíduos desenvolve no decorrer da mudança do conhecimento prévio para o cientifico .
· Aula 18
1. Por que integrar Ciência e Sociedade na Educação Infantil?(pag.109)
A ciência esta associada ao conhecimento de mundo, este conhecimento pode ser garantido através da exploração, elaboração de experimentos científicos e busca por conhecer tudo que está ao redor. 
Toda criança, em qualquer fase, incluindo a Educação Infantil, carrega consigo conhecimentos prévios, adquiridos em seu dia a dia, por meio da sua cultura e meio familiar.
http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/02/por-que-curiosidade-melhora-aprendizagem-das-criancas
2.Por que são tão importantes as perguntas das crianças na Educação Infantil?(pag.110)
Embora não seja uma grande surpresa saber que estamos mais propensos a lembrar o que aprendemos quando o assunto nos intriga, foi verificado que a curiosidade também nos ajuda a aprender informações que não consideramos tão interessantes ou importantes. Os pesquisadores descobriram que, uma vez que a curiosidade foi despertada por alguma pergunta, indivíduos tiveram mais facilidade para aprender e lembrar informações completamente independentes
· Aula 19
1.Por que devemos observar s divulgação cientifica feita pelos meios de comunicação com um certo cuidado ? (pag.19)
A comunicação científica como um todo, englobando tanto o jornalismo como a divulgação, necessita desses meios para dar uma guinada no interesse público. 
As chamadas mídias sociais digitais conectadas em rede, denominação com nome e sobrenome para as redes sociais, são plataformas dinâmicas e frenéticas que possuem linguagem e atmosfera próprias. Um outro ponto que também merece cautela é quanto ao nível profissional do trabalho. 
Uma revista científica, um instituto ou uma universidade não pode se dar ao erro de alocar um profissional sem repertório e com evidente despreparo para lidar com esses canais.
2.Explique a importância de se manter atento a divulgação cientifica. (pag.20)
Porém a ideia de sucesso e superstar pode contribuir de maneira negativa quando absorvida de forma indevida – seja pelo divulgador ou pelo seu público. O poder que uma pessoa, uma instituição ou até mesmo uma notícia é capaz de ganhar nas redes sociais pode transformar qualquer ato aparentemente comum em potencialmente perigoso.
· Aula 20
1.1 Por que o céu é azul?(pag.39)
Quando a luz passa através de um prisma, seu espectro é dividido em sete cores monocromáticas, eis que surge um arco-íris de cores. A atmosfera faz o mesmo papel do prisma, atuando onde os raios solares colidem com as moléculas de ar, água e poeira e são responsáveis pela dispersão do comprimento de onda azul da luz.
1.2 Por que o vaga-lume pisca?(pag.40)
Este fenômeno, chamado bioluminescência, que consiste na produção de luz por meio de reações químicas oriundas do próprio animal, auxilia os vaga-lumes em algumas interações interespecíficas (entre uma espécie de vaga-lume e outras espécies) e intra-específicas (entre indivíduos da mesma espécie).
1.3 Por que algumas sementes de plantas agarram na nossa roupa?(pag.40)
Se agarram em nossa roupa na tentativa de serem carregadas para outro local favorável para geminação.
2.Explique a importância de observar as mecanismo científicos no seu cotidiano.(pag.41)
Criamos pontes entre o conhecimento escolar e nossa vida e vice-versa, dando significado ao aprendizado de ciência, obtendo mais conhecimento do que nos rodeia , com seus avanços cientifico e tecnológico.
· Aula 22
1.As palavras biopirataria e biogrilagem são sinônimas ? Quais são as principais diferenças entre esses conceitos? Elabore um texto destacando o impacto dessas duas práticas na preservação da biodiversidade.(pag.66)
Não são sinônimos a biopirataria significa registrar um produto e não pagar os royalties e biogrilagem refere-se ao registro de direitos de comercialização.
A enorme biodiversidade do Brasil e a falta de políticas para sua proteção, pesquisa e aproveitamento econômico fazem ocorrer a biopirataria dentro do Brasil. Não existe uma definição clara para biopirataria, mas o termo está associado, principalmente, à empresas e instituições de pesquisas que exploram ilegalmente plantas e animais e os conhecimentos de comunidades tradicionais. A ação dos biopiratas é facilitada pela ausência de uma legislação que defina as regras de uso dos recursos naturais brasileiros. 
A MP, no entanto, não tipifica a exploração ilegal desses recursos como crime nem estabelece penalidades para os infratores, que acabam sendo punidos, quando muito, como traficantes de animais. O Termo biopirataria tem sido muito utilizado pela mídia especialmente a partir da década de 1990, período em que a biotecnologia foi impulsionada por meio da utilização de organismos vivos como matérias-primas para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos industriais.
A biopirataria caracteriza-se pela apropriação de recursos biológicos e de conhecimentos tradicionais indígenas ou de comunidades locais por empresas multinacionais ou instituições científicas internacionais.
2.Qual foi a planta originária do Brasil responsável por um importante ciclo econômico da região norte, que teve suas sementes contrabandeadas para a Malásia, e que se tornou, a parir de então, um grande produtor mundial? Relacione esse fato à biopirataria
 A Seringueira, planta nativa da região amazônica, que produz o látex, matéria prima da borracha.Que foi surrupiada as sementes da seringueira em 1876, mas apenas em 1895 é que os ingleses resolveram iniciar a plantação da borracha na Malásia em bases comerciais e, assim, só no final de sua vida é que ele ganhou o agradecimento oficial do Império Britânico, virando Sir, a contragosto da rainha Vitória, que o considerava “um homenzinho desagradável”. O tempo, dessa vez, estava a favor da borracha brasileira. O domínio britânico centrava-se nas relações coloniais privilegiadas, que propiciavam mão de obra farta e barata. Com o declínio do Império e a pressão americana, que demandava mais borracha a custos menores, a vantagem inicial perdeu-se.
Campos dos Goytacazes20 de outubro 2019

Outros materiais