ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA
3 pág.

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA


DisciplinaAdministração Aplicada à Engenharia de Segurança192 materiais405 seguidores
Pré-visualização1 página
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA
Parte superior do formulário
Sua pontuação na prova:
90/100
1 - A história da Administração tem a empresa como principal cenário. Didaticamente, podemos dividi-la em três fases, considerando o seu processo evolutivo, sendo elas, exceto:
 Fase cientifica
 Fase irracional
 Fase pragmática ou racional
 Fase tradicional
2 - São princípios básicos da Administração:
 divisão do trabalho, insubordinação ao interesse geral, centralização/descentralização, iniciativa e individualismo.
 divisão do trabalho, subordinação ao interesse geral, centralização/descentralização, iniciativa e união do pessoal.
 divisão do trabalho, subordinação ao interesse geral, centralização/descentralização, individualismo e união do pessoal.
 divisão do trabalho, insubordinação ao interesse geral, centralização/descentralização, iniciativa e união do pessoal.
3 - Para produzir mais e melhor com o mesmo esforço, é fundamental dividir o     trabalho a ser realizado entre diferentes pessoas. Pode até haver vários trabalhadores executando as mesmas tarefas, porém, a divisão de trabalho implica atribuir tarefas específicas a grupos de pessoas distintas. A divisão do trabalho implica os seguintes aspectos, exceto:
 Individualidade
 Unidades de mando e direção
 Disciplina
 Autoridade
4 - São funções clássicas da administração:
 organizar; comandar; coordenar; controlar; avaliar; supervisionar.
 organizar; comandar; coordenar; planejar; avaliar; supervisionar.
 planejar; comandar; coordenar; praticar; avaliar; supervisionar.
 planejar; comandar; coordenar; controlar; avaliar; supervisionar.
5 - Muito embora a maioria dos empresários já tenha algum contato com as políticas de segurança e possua consciência das suas atribuições e responsabilidades pela Segurança do Trabalho, poucas são as empresas que fazem uso dessas políticas. Com base no texto acima, assinale a alternativa incorreta abaixo
: Problemas causados pelo acidente de trabalho constituem exemplos dos efeitos positivos destes acidentes e não impedem nem retardam muito a evolução de uma comunidade.
 A Segurança do Trabalho, que visa essencialmente à prevenção dos acidentes, tem um papel de imensurável importância e sua ação deve ser avaliada a partir de dois pontos de vista: o humanitário e o produtivo
 A temática da segurança deve ser cuidadosamente analisada, desenvolvida e adaptada à realidade de cada empresa antes de ser introduzida em seu programa de trabalho.
 Os acidentes do trabalho, como comprovam os fatos, constituem o tipo de ocorrência que mais efeitos negativos impõe a uma comunidade: a dor e os problemas de ordem psíquica causados ao trabalhador que sofre a lesão física.
6 - Embora existam modelos de estrutura organizacional de SESMT que, em alguns casos, mostram-se mais eficientes que outros, não se pode generalizá-los, padronizando-os, pois são inúmeros os fatores determinantes que podem estabelecer situações diversificadas. Entre eles citamos, exceto:
 politica empresarial
 numero de empregadores
 tipo de atividade da empresa;
 numero de empregados
7 - A Cipa é um ponto básico do programa de Segurança do Trabalho relacionando-se estreitamente com o SESMT. Organismo criado pela Norma Regulamentadora no 5, a Cipa tem como objetivos, exceto:
 Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho;
 Solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes; e (v) orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
 Solicitar medidas para reduzir mas não eliminar os riscos existentes e/ou neutralizá-los;
 Discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao SESMT e ao empregador o resultado da discussão;
8 - O programa do serviço de segurança deve prever contatos periódicos com os gerentes da empresa, através de reuniões cujo tema seja a prevenção de acidentes. Além dessas reuniões, o fortalecimento da segurança e sua relação com os demais órgãos da empresa podem dar-se entre outros, pelos seguintes meios, exceto:
 Recrutamento
 Treinamentos
 Inspeções
 Planejamentos
9 - Um dos problemas sérios que envolvem as atividades dos profissionais de segurança é a questão da responsabilidade civil e criminal. Julgue as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas com base na afirmação a seguir. A responsabilidade civil fica quase sempre imputada à empresa, desde que haja perfeita relação causal do evento com uma das seguintes condições: (     ) descumprimento da legislação de Segurança e Medicina do Trabalho; (     ) existência de ordens de serviços e instruções de Segurança e de Medicina do Trabalho; (     ) atos de negligência, imprudência ou imperícia, exceto de prepostos, chefes, encarregados e empregados; (     ) desobediência às determinações técnicas do Ministério do Trabalho; (     ) reincidência de condições inseguras; (     ) permissão de trabalhos proibidos por lei.
 V F F V V V
 V V F F F V
 F F V V F V
 V F V V V F
10 - Os profissionais especializados em Segurança do Trabalho, têm um papel de vital importância, devendo contribuir por meio de sua assessoria, no direcionamento daquela política, que deve se fundamentar em alguns elementos básicos, sendo eles, exceto:
 Pronta remoção das condições inseguras de trabalho, logo após sua constatação.
 Criação da consciência prevencionista em alguns empregados selecionados;
 Definição precisa das responsabilidades por prevenção de acidentes;
 O apoio ativo da administração;
Parte inferior do formulário