Buscar

NOÇÕES DE DIREITO PARA O ALCANCE DA CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOÇÕES DE DIREITO PARA O ALCANCE DA CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Parte superior do formulário
Sua pontuação na prova:80/100
1 - Assim como as outras áreas do conhecimento, o Direito não deve se afastar da indissociabilidade da tríade do ensino superior composta por ensino, pesquisa e extensão, a qual baliza a atuação da universidade. A respeito de direito e cidadania, assinale a opção incorreta::
 Achar mecanismos que ajudem na aplicação do conhecimento da sala de aula no contexto social é um grande desafio no ensino jurídico.
 De acordo com Jaime Pinksy, a cidadania é um conceito estático, visto que seu objetivo sempre será garantir acolhimento a todo o ser humano nas mais diversas situações.
 Para grande parte da sociedade, os direitos humanos são vistos apenas como normas que protegem os que agem contra a lei. E para superar essa visão é preciso promover a consciência de que os direitos humanos são inerentes ao ser, e garantem a nossa dignidade.
 O ambiente jurídico é um espaço privilegiado não apenas para estudo e discussão das legislações, mas também para análises críticas e ações práticas que repercutem no cotidiano da comunidade.
2 - A Nova República começou em clima de otimismo, embalada pelo entusiasmo das grandes demonstrações cívicas em favor das eleições diretas. O otimismo prosseguiu na eleição de 1986 para formar a Assembleia Nacional Constituinte, a quarta da República. A Constituinte trabalhou mais de um ano na redação da Constituição, fazendo amplas consultas a especialistas e setores organizados e representativos da sociedade. Finalmente, foi promulgada a Constituição em 1988, um longo e minucioso documento em que a garantia dos direitos do cidadão era preocupação central. Com base no trecho acima, marque a alternativa incorreta a respeito da Constituição de 1988 e as mudanças trazidas pela mesma.
 O TSE aceito registro provisório de partidos com a assinatura de apenas 30 pessoas, esse registro permite que o partido concorra as eleições e tenha acesso gratuito a televisão.
 O voto tornou-se facultativo também aos conscritos.
 A idade anterior para a aquisição do direito do voto, 18 anos, foi abaixada para 16, que é a idade mínima para a aquisição de capacidade civil relativa.
 A Constituição de 1988 tornou o voto facultativo aos analfabetos, ampliando assim a franquia eleitoral e pondo fim a uma discriminação injustificável.
3 - Marque a opção incorreta a respeito da redemocratização e os eventos posteriores á mesma:
 O voto foi estendido a todos os cidadãos, alfabetizados e analfabetos, homens e mulheres, com mais de 18 anos de idade. Era obrigatório secreto e direto.
 O ambiente internacional era novamente favorável à democracia representativa.
 O período de redemocratização representou uma maior participação popular em termos políticos.
 Proibição do voto aos soldados das forças armadas.
4 - Na esteira da jurisprudência o direito em suas várias dimensões é instrumento de luta pela justiça. Segundo Franco Montoro (1994), em nenhuma época como hoje, o estudo e a prática do Direito tenham se identificado tanto com a defesa da civilização e dos valores humanos. Isso, portanto, revela-nos que o Direito busca por meio da aplicabilidade da justiça um caminho para a transformação social, ou seja, a partir das formas jurídicas construir uma sociedade em que todos os cidadãos tenham consciência dos seus direitos e, que possam com isso exercê-los. Analise os trechos abaixo: I.             Para Foucault O direito é antes de tudo um princípio de racionalidade que cabe percorrer em sua plenitude. Para isso é preciso reconstruir sua história, o que significa suspender a ideia mesma de direito, isto é, de um conjunto de regras universais e abstratas que circunscrevem o poder e o Estado.   II.        Para Bourdieu “Sistemas simbólicos” como instrumentos de conhecimento e de comunicação, só podem exercer um poder estruturante porque são estruturados. De acordo com os pressupostos, marque a alternativa que está correta e respectivamente relacionada com o pensamento de Foucault e Bourdieu:
   Para Foucault cabe analisar a engenharia político-jurídica e a sociedade, procurando evidenciar as contradições existentes no corpo político-jurídico, quando se dizem “guardiões” do direito e da justiça social. Para Bourdieu as formas jurídicas não são a expressão natural da justiça social, mas pelo contrário, tem por função histórica reduzi-las, dominá-la, sufocá-la, reinscrevendo-a no interior de instituições características do aparelho de Estado.
 Para Foucault as práticas políticas e as formas jurídicas no Estado Democrático de Direito traduzem essa sociedade disciplinar, em que o exercício do poder, da vigilância e do controle, tem como objetivo tornar o homem útil e dócil. Pierre Bourdieu, ressalta que o direito é a forma por excelência do discurso atuante, capaz, por sua própria força, de produzir efeitos. Não é demais dizer que ele fez o mundo social, mas com a condição de se não esquecer que ele é feito por este. As formas jurídicas no Brasil traduzem exatamente o discurso de Bourdieu em relação à força do direito, que ao nosso ver incorpora o ser plenipotente na estrutura social.
 Para Foucault o poder é uma construção da realidade que tende a estabelecer uma ordem, buscando fundamentar a legitimidade. Para Bourdieu a intenção é analisar o papel da arquitetura político-jurídica no Estado Democrático de Direito, que na realidade faz parte de uma força que atua sobre a sociedade, com um discurso de representatividade, mas que na prática pouco tem se pronunciado a favor da sociedade.
 Para Foucault o direito não existe, o que existe são práticas jurídicas referidas a um princípio de racionalidade, ou seja, o do juízo em lugar da coerção. Para Bourdieu a sociedade contemporânea é como “sociedade disciplinar”, sob o controle do Estado. Assim, mecanismos foram criados para que o Estado exercesse seu poder.
5 - Ser cidadão significa ser súdito e soberano, conforme a situação descrita na carta de Direitos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948. Teve suas primeiras referências marcantes nas cartas de Direito dos Estados Unidos (1776) e da Revolução Francesa (1798). Possui como proposta de cidadania a de que todos os homens são iguais perante a lei, sem descriminação de raça, credo e cor. De acordo com o contexto histórico da cidadania, marque a opção incorreta:
 Na Roma somente os “cidadãos ativos” podiam ocupar altos postos da administração e de participar das atividades políticas, incluindo as mulheres.
 A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa tinha ou podia exercer, sendo que a sociedade romana fazia discriminações e separava as pessoas em classes sociais.
 A Revolução Francesa foi a principal influência para que surgisse um novo modelo de cidadania.
 Na Europa, no começo dos tempos modernos a nobreza possuía grandes privilégios ao lado das pessoas comuns, ou seja, os não-nobres. Entre os comuns haviam os burgueses, que eram os ricos, e os outros comuns, não burgueses, que eram pobres, geralmente trabalhavam no campo e na cidade.
6 - Assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas alternativas abaixo, em seguida escolha a sequência correta: (  ) Victor Nunes Leal, auxiliado pelo filólogo Basílio de Magalhães, aponta que a origem do vocábulo “coronelismo”, provém da designação atribuída aos “(...) autênticos ou falsos coronéis da extinta Guarda Nacional, criada em 1831.” (  ) Criada para substituir as milícias e ordenanças do período colonial, a Guarda  Nacional estabeleceu uma hierarquia convincente, onde o detentor da patente de “coronel”, correspondia a um comando municipal, ou regional, que por sua vez, estava condicionado à influência, importância econômica ou social do titular desta patente. ( ) Caudilhagem fenômeno secundário e decorrente do coronelismo - que consistia em se fazer favores a amigos e perseguir-se os adversários. ( ) O clientelismo brecou qualquer possibilidade de crescimento e desenvolvimentoda cidadania participativa.
 V-V-F-V
 V-F-V-V
 V-V-V-F
 V-V-F-F
7 - Marque a opção incorreta abaixo a respeito dos direitos civis retardatários : O racismo se tornou crime inafiançável e imprescritível e a tortura como crime inafiançável e não-anistiável.
 Os direitos civis estabelecidos antes do regime militar foram recuperados após 1985. Entre eles cabe salientar a liberdade de expressão, de imprensa e de organização.
 o direito de habeas data consiste em poder recorrer à justiça para exigir o cumprimento de dispositivos constitucionais ainda não regulamentados
 Junto com a urbanização, surgiram as grandes metrópoles. Nelas, a combinação de desemprego, trabalho informal e tráfico de drogas criou um campo fértil para a proliferação da violência, sobretudo na forma de homicídios dolosos. Os índices de homicídio têm crescido sistematicamente. Na América Latina o Brasil só perde para a Colômbia, país em guerra civil.
8 - Quanto a ideia de cidadania, no ano de 1791 os líderes da Revolução Francesa aprovaram a primeira Constituição Francesa, estabelecendo aí regras que deformavam completamente a ideia de cidadania. Com base nas mudanças ocorridas nessa fase a respeito de cidadania, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo, e marque a sequência correta : (  )  A Monarquia hereditária foi mantida, sendo assim, privilegiava somente uma família. (  )  Era considerado cidadão ativo o cidadão francês, do sexo masculino, que não era empregado, que pagasse uma contribuição equivalente a três jornadas, devendo o legislativo fixar o valor da jornada, além de estar inscrito na municipalidade de seu domicílio como integrante da guarda municipal. (  )  Era considerado cidadão ativo o cidadão francês, do sexo masculino, que não era empregado, que pagasse uma contribuição equivalente a três jornadas, devendo o legislativo fixar o valor da jornada, além de estar inscrito na municipalidade de seu domicílio como integrante da guarda municipal. (  )  Apenas as mulheres foram excluídas da cidadania ativa, tendo então que iniciar uma nova luta, desde o começo do séc. XIX, para assim, finalmente, obterem direitos de cidadania.
 V-V-V-F
 V-V-F-V
 V-F-F-V
 V-F-V-V
9 - No Brasil, após a ascensão do segundo Império e o consequente fim do Governo de Assembleia de Dom Pedro I, instala-se embrionariamente no país, uma Monarquia Parlamentar, onde Dom Pedro II - aos cuidados de conselheiros, em virtude sua menoridade - passa a ditar os destinos da Nação, numa conexão com o incipiente Poder Legislativo. De acordo com o Parlamentarismo brasileiro, marque a alternativa incorreta:
 No Brasil, o regime foi totalmente aceito pelo povo, visto que o regime tinha como principal objetivo a propagação dos privilégios entre as classes mais pobres.
 A escolha dentre os membros do Gabinete, de um “intérprete” e relator das deliberações tomadas pelo Gabinete do soberano se deu em virtude de um acidente de percurso na ordem sucessória de coroa, que levou ao trono um regente alemão.
 O Parlamentarismo surgiu na Inglaterra, e moldou-se através de uma longa evolução histórica.
 O Gabinete se destacou no órgão devido ao fato da expansão dos integrantes dos Conselhos Privados, que tinham como função auxiliar os reis ingleses no que diz respeito à questões políticas e administrativas.
10 -    Marque V (verdadeiro) e F (falso) nas alternativas abaixo, a seguir marque a sequência correta: (  ) A “vegetação de caudilhagem” é uma expressão que foi cunhada por Victor Nunes, devido aos principais traços do coronelismo, que surgem envoltos em dúvida e imprecisão. (  ) O coronel dispunha de grande esclarecimento político e ideológico, tendo assim, como principal objetivo, ocupar um cargo público. (  ) Preocupava-se o caudilho, em além de criar uma submissa constelação ao seu redor, também “luzir” seus “instruídos” e dependentes. (  ) O clientelismo estabelece um círculo vicioso entre a ineficiência da máquina administrativa e a eficiência dele mesmo, em fazer esta funcionar em seu favor.
 F-V-F-V
 V-V-F-V
 V-F-V-F
 V-F-V-V
Parte inferior do formulário

Continue navegando