NOÇÕES DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
5 pág.

NOÇÕES DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA


DisciplinaAdministração Aplicada à Engenharia de Segurança192 materiais405 seguidores
Pré-visualização2 páginas
NOÇÕES DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Parte superior do formulário
Sua pontuação na prova:70/100
1 - Muitos de nós usamos cotidianamente algumas destas palavras como sinônimas: Realidade, Verdade, Conhecimento e Hipótese. No entanto, aqueles que não compreendem o significado profundamente distinto destes termos, estão condenados à confusão conceitual que pode desembocar inclusive em relativismo radical. Acerca disso, marque a opção correta:
 De acordo com Platão, conhecimento é crença verdadeira justificada. Se soubéssemos que uma crença particular sobre algo é falsa, jamais a consideraríamos conhecimento.
 A verdade é algo que se refere ao que acreditamos que existe. Existem várias verdades, ou seja, existem várias realidades.
 Hipótese é uma crença acerca do real que foi submetida a um processo de justificação.
 O termo realidade designa aquilo que existe quer pensemos ou não nisto, assim, a realidade pode ser considerada como algo verdadeiro.
2 -  Revolução Científica veio destruir completamente esse modelo de universo. Ela operou, no decorrer de um século e meio, provavelmente a maior revolução intelectual e cultural da história da humanidade. Não se trata somente da imagem de mundo que se transforma durante esse período, mas das ideias sobre a ciência, o homem, as relações entre ciência e sociedade, ciência e filosofia e ciência e fé. De acordo com as ideias que emergiram nesse período, assinale a afirmativa incorreta:
   A ciência moderna está voltada para a substancia das coisas e os fenômenos, procurando responder como eles se desenvolvem, usando funções matemáticas que os regem.
 A Ciência deve servir para aprimorar as técnicas dos artesãos e aumentar a produtividade do trabalho humano.
 A Terra deixa de ocupar para a ciência o centro do universo para se tornar nada mais que um planeta entre outros planetas.
 A ciência obtém suas proposições através de experimentos e demonstrações.
3 - Por método podemos entender o caminho, a forma, o modo de pensamento. É a forma de abordagem em nível de abstração dos fenômenos. É o conjunto de processos ou operações mentais empregados na pesquisa. Os métodos gerais ou de abordagem oferecem ao pesquisador normas genéricas destinadas a estabelecer uma ruptura entre objetivos científicos e não científicos.\\n De acordo com os métodos, relacione corretamente a primeira coluna com a segunda: Método Indutivo  Método hipotético-dedutivo Método dedutivo Método dialético ( ) Busca interpretar a realidade partindo do pressuposto de que todos os fenômenos apresentam características contraditórias organicamente unidas e indissolúveis. (  ) Relacionado com o empirismo, esse método tem como objetivo levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam. (  ) Esse método pode ser apresentado pelo seguinte esquema: Problema \u2192 Conjecturas \u2192 Dedução de consequências observadas \u2192 Tentativa de falseamento \u2192 Corroboração. ( ) Esse método encontra ampla aplicação em ciências como a Física e a Matemática, porém nas ciências sociais, o uso desse método é bem mais restrito, em virtude da dificuldade para obter argumentos gerais, cuja veracidade não possa ser colocada em dúvida.
 D-A-C-B
 D-A-B-C
 A-C-B-D
 C-A-D-B
4 - De acordo com Demo, \u2018no campo científico é sempre mais fácil apontarmos o que as coisas não são\u2019. O autor cita alguns conceitos que não estão relacionados com o conhecimento cientifico. Tendo isso, assinale a alternativa incorreta:
 Conhecimento cientifico não é senso comum, pois este é algo desprezível, portanto, conforme Demo, o conhecimento científico representa a outra direção.
 Conhecimento cientifico não é sabedoria ou bom-senso porque estes apreciam componentes como convivência e intuição, além da prática historicamente comprovada em sentido moral.
 Com maior realismo, conhecimento científico é representado pela disputa dinâmica e interminável de paradigmas, que vão e voltam, somem e transformam-se. Com isso, podemos dizer que não é produto acabado, mas processo produtivo histórico, que não podemos identificar com métodos específicos, teorias datadas, escolas e culturas.
 Conhecimento cientifico não é ideologia porque esta dedica-se a produzir discurso marcado pela justificação.
5 - Atualmente, a necessidade de prosseguir os estudos além da graduação, com o objetivo de aprimorar o conhecimento ou concluir o processo de formação educacional, leva os graduandos a iniciarem estudos em nível de pós-graduação. Esta compreende os cursos de natureza lato sensu e stricto sensu. Analise as afirmativas abaixo: I. A tese deve ser resultado de investigação original e inédita, utilizando apenas o estudo teórico. II.  A dissertação de mestrado trata-se da comunicação dos resultados de uma pesquisa e de uma reflexão, que versa sobre um tema igualmente único e delimitado. III. A monografia possui sentido estrito e sentido lato. Em sentido estrito é todo trabalho científico resultante de uma pesquisa, realizado pela primeira vez, em sentido lato, identifica se com a tese: relatório escrito sobre um tema específico que decorre de uma pesquisa realizada com o objetivo de fornecer uma contribuição original. IV. A tese caracteriza-se como um estudo teórico que aborda um único tema, o qual exige pesquisa própria da área científica em que se situa, com os instrumentos metodológicos específicos. As afirmativas corretas são:
 II e III
 I, II e IV
 I e III
 II e IV
6 -   Eventos científicos são atividades que consistem em congregar o público, geral e particular, que possui interesse assemelhado em torno de estudos e/ou pesquisas das mais diversas áreas e naturezas, de modo a contribuir com o avanço do conhecimento científico e consequente divulgação dos resultados obtidos, por meio de apresentação pública. Analise as afirmativa abaixo: I.Este evento, consiste em uma exposição oral, mas pode destinar-se à publicação, sendo assim, no primeiro caso deve ser mais simples, para melhor compreensão e assimilação do público, e no segundo vaso, pode ser ampliada com acréscimo de mais detalhes. O evento citado tem como estrutura: introdução; desenvolvimento; conclusão e apresentação. II. Este evento exige a realização de uma pesquisa científica que leve à discussão do material coletado. As suas principais características encontram-se representadas na possibilidade de ensino pela pesquisa; na promoção do trabalho em grupo; no favorecimento da sistematização dos fatos observados; na reflexão sobre eles. O evento consiste basicamente em uma reunião mais restrita, como se fosse um grupo de estudos, em que discutimos um tema a partir da contribuição de todos os participantes. Os conceitos acima correspondem, respectivamente, aos termos:
 Seminário; Mesa-redonda
 Palestra; Grupo de Estudos
 Conferencia; Seminário
 Conferencia; Workshop
7 - Assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo:   (  ) A diferença entre o método observacional e experimental é que, no primeiro, o cientista apenas observa algo que acontece ou já aconteceu, enquanto que no segundo, o cientista toma providencias para que alguma coisa ocorra, a fim de observar o que se segue. (  ) O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, sua avaliação, interpretação sobre essas descobertas. ( ) O representacionismo é a crença de que podemos representar adequadamente e estavelmente o mundo através da linguagem. Existe uma implicação necessária entre o realismo ontológico e o representacionismo. O coração da questão, é que o realismo ontológico é assumido por nossa linguagem, sendo na verdade sua própria essência. (  ) Um dos critérios de cientificidade, conforme Demo, consiste no objeto de estudo bem definido e de natureza racionalista. Marque a ordem correta:
 V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
 F-F-V-F
 V-F-V-F
 V-V-F-V
8 - O que encontraremos se passarmos os olhos por enciclopédias filosóficas e dicionários de Filosofia atrás da definição de ciência? Ferrater Mora (1994) indica que a palavra ciência