Buscar

NOÇÕES DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOÇÕES DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Parte superior do formulário
Sua pontuação na prova:70/100
1 - Muitos de nós usamos cotidianamente algumas destas palavras como sinônimas: Realidade, Verdade, Conhecimento e Hipótese. No entanto, aqueles que não compreendem o significado profundamente distinto destes termos, estão condenados à confusão conceitual que pode desembocar inclusive em relativismo radical. Acerca disso, marque a opção correta:
 De acordo com Platão, conhecimento é crença verdadeira justificada. Se soubéssemos que uma crença particular sobre algo é falsa, jamais a consideraríamos conhecimento.
 A verdade é algo que se refere ao que acreditamos que existe. Existem várias verdades, ou seja, existem várias realidades.
 Hipótese é uma crença acerca do real que foi submetida a um processo de justificação.
 O termo realidade designa aquilo que existe quer pensemos ou não nisto, assim, a realidade pode ser considerada como algo verdadeiro.
2 -  Revolução Científica veio destruir completamente esse modelo de universo. Ela operou, no decorrer de um século e meio, provavelmente a maior revolução intelectual e cultural da história da humanidade. Não se trata somente da imagem de mundo que se transforma durante esse período, mas das ideias sobre a ciência, o homem, as relações entre ciência e sociedade, ciência e filosofia e ciência e fé. De acordo com as ideias que emergiram nesse período, assinale a afirmativa incorreta:
   A ciência moderna está voltada para a substancia das coisas e os fenômenos, procurando responder como eles se desenvolvem, usando funções matemáticas que os regem.
 A Ciência deve servir para aprimorar as técnicas dos artesãos e aumentar a produtividade do trabalho humano.
 A Terra deixa de ocupar para a ciência o centro do universo para se tornar nada mais que um planeta entre outros planetas.
 A ciência obtém suas proposições através de experimentos e demonstrações.
3 - Por método podemos entender o caminho, a forma, o modo de pensamento. É a forma de abordagem em nível de abstração dos fenômenos. É o conjunto de processos ou operações mentais empregados na pesquisa. Os métodos gerais ou de abordagem oferecem ao pesquisador normas genéricas destinadas a estabelecer uma ruptura entre objetivos científicos e não científicos.\\n De acordo com os métodos, relacione corretamente a primeira coluna com a segunda: Método Indutivo  Método hipotético-dedutivo Método dedutivo Método dialético ( ) Busca interpretar a realidade partindo do pressuposto de que todos os fenômenos apresentam características contraditórias organicamente unidas e indissolúveis. (  ) Relacionado com o empirismo, esse método tem como objetivo levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam. (  ) Esse método pode ser apresentado pelo seguinte esquema: Problema → Conjecturas → Dedução de consequências observadas → Tentativa de falseamento → Corroboração. ( ) Esse método encontra ampla aplicação em ciências como a Física e a Matemática, porém nas ciências sociais, o uso desse método é bem mais restrito, em virtude da dificuldade para obter argumentos gerais, cuja veracidade não possa ser colocada em dúvida.
 D-A-C-B
 D-A-B-C
 A-C-B-D
 C-A-D-B
4 - De acordo com Demo, ‘no campo científico é sempre mais fácil apontarmos o que as coisas não são’. O autor cita alguns conceitos que não estão relacionados com o conhecimento cientifico. Tendo isso, assinale a alternativa incorreta:
 Conhecimento cientifico não é senso comum, pois este é algo desprezível, portanto, conforme Demo, o conhecimento científico representa a outra direção.
 Conhecimento cientifico não é sabedoria ou bom-senso porque estes apreciam componentes como convivência e intuição, além da prática historicamente comprovada em sentido moral.
 Com maior realismo, conhecimento científico é representado pela disputa dinâmica e interminável de paradigmas, que vão e voltam, somem e transformam-se. Com isso, podemos dizer que não é produto acabado, mas processo produtivo histórico, que não podemos identificar com métodos específicos, teorias datadas, escolas e culturas.
 Conhecimento cientifico não é ideologia porque esta dedica-se a produzir discurso marcado pela justificação.
5 - Atualmente, a necessidade de prosseguir os estudos além da graduação, com o objetivo de aprimorar o conhecimento ou concluir o processo de formação educacional, leva os graduandos a iniciarem estudos em nível de pós-graduação. Esta compreende os cursos de natureza lato sensu e stricto sensu. Analise as afirmativas abaixo: I. A tese deve ser resultado de investigação original e inédita, utilizando apenas o estudo teórico. II.  A dissertação de mestrado trata-se da comunicação dos resultados de uma pesquisa e de uma reflexão, que versa sobre um tema igualmente único e delimitado. III. A monografia possui sentido estrito e sentido lato. Em sentido estrito é todo trabalho científico resultante de uma pesquisa, realizado pela primeira vez, em sentido lato, identifica se com a tese: relatório escrito sobre um tema específico que decorre de uma pesquisa realizada com o objetivo de fornecer uma contribuição original. IV. A tese caracteriza-se como um estudo teórico que aborda um único tema, o qual exige pesquisa própria da área científica em que se situa, com os instrumentos metodológicos específicos. As afirmativas corretas são:
 II e III
 I, II e IV
 I e III
 II e IV
6 -   Eventos científicos são atividades que consistem em congregar o público, geral e particular, que possui interesse assemelhado em torno de estudos e/ou pesquisas das mais diversas áreas e naturezas, de modo a contribuir com o avanço do conhecimento científico e consequente divulgação dos resultados obtidos, por meio de apresentação pública. Analise as afirmativa abaixo: I.Este evento, consiste em uma exposição oral, mas pode destinar-se à publicação, sendo assim, no primeiro caso deve ser mais simples, para melhor compreensão e assimilação do público, e no segundo vaso, pode ser ampliada com acréscimo de mais detalhes. O evento citado tem como estrutura: introdução; desenvolvimento; conclusão e apresentação. II. Este evento exige a realização de uma pesquisa científica que leve à discussão do material coletado. As suas principais características encontram-se representadas na possibilidade de ensino pela pesquisa; na promoção do trabalho em grupo; no favorecimento da sistematização dos fatos observados; na reflexão sobre eles. O evento consiste basicamente em uma reunião mais restrita, como se fosse um grupo de estudos, em que discutimos um tema a partir da contribuição de todos os participantes. Os conceitos acima correspondem, respectivamente, aos termos:
 Seminário; Mesa-redonda
 Palestra; Grupo de Estudos
 Conferencia; Seminário
 Conferencia; Workshop
7 - Assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo:   (  ) A diferença entre o método observacional e experimental é que, no primeiro, o cientista apenas observa algo que acontece ou já aconteceu, enquanto que no segundo, o cientista toma providencias para que alguma coisa ocorra, a fim de observar o que se segue. (  ) O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, sua avaliação, interpretação sobre essas descobertas. ( ) O representacionismo é a crença de que podemos representar adequadamente e estavelmente o mundo através da linguagem. Existe uma implicação necessária entre o realismo ontológico e o representacionismo. O coração da questão, é que o realismo ontológico é assumido por nossa linguagem, sendo na verdade sua própria essência. (  ) Um dos critérios de cientificidade, conforme Demo, consiste no objeto de estudo bem definido e de natureza racionalista. Marque a ordem correta:
 V – V – V – F
 F-F-V-F
 V-F-V-F
 V-V-F-V
8 - O que encontraremos se passarmos os olhos por enciclopédias filosóficas e dicionários de Filosofia atrás da definição de ciência? Ferrater Mora (1994) indica que a palavra ciênciaé derivada do vocábulo scientia, substantivo que procede do verbo scire, que significa saber. Etimologicamente, ciência equivale a "o saber". Deste sentido básico, originário, podem derivar interpretações errôneas do termo, o que leva a borrar seus limites precisos. Porque há “saberes” que não pertencem à ciência, como o conhecimento de fatos cotidianos vulgares ou de experiências subjetivas, no entanto, isto não significa que estes “saberes” não se constituam em formas de conhecimento legítimas. Porém, legítimas em esferas de legitimidade epistemologicamente distintas. Analise as afirmativas abaixo: I.Este tipo de conhecimento é prático, empírico, que adquirimos em virtude de nossa experiencia ordinária cotidiana, onde descobrimos de forma superficial como funcionam as coisas de forma a podermos no orientar eficientemente num ambiente determinado, e que muitas vezes é transmitido de geração em geração pela tradição orla. II. Conhecimento infalsificável, baseado na intuição ou emoção em suas crenças básicas, e na razão na construção do edifício doutrinário de consequências destas crenças. III.Tentamos responder os problemas do mundo ou da existência com base somente na especulação racional. Este corpo de conhecimento é sistemático e infalsificável, no entanto, todas as suas alegações e conclusões são submetidas a permanente crítica racional. IV.Modo de conhecimento que aspira a formular, mediante linguagens rigorosas e apropriadas, leis por meio dos quais se regem os fenômenos. A ordem correta dos conhecimentos citados acima é:
 Senso comum, conhecimento filosófico, conhecimento religioso e Conhecimento empírico.
 Conhecimento filosófico, Senso comum, Conhecimento religioso e Conhecimento cientifico.
 Conhecimento empírico, Senso comum, conhecimento teológico e Conhecimento cientifico.
 Senso comum, Conhecimento religioso, conhecimento filosófico e Conhecimento cientifico.
9 - A comunicação científica é uma informação limitada pela sua extensão de acordo com as normas estabelecidas pelo local onde é apresentada (congressos, jornadas, sociedade científica, seminários, semanas de estudos e outros eventos científicos), na qual são expostos os resultados de uma pesquisa original, inédita e criativa, a ser posteriormente publicada em anais ou revistas científicas. Deve trazer informações científicas novas e atualizadas de um tema ou problema ou conter revisão crítica dos estudos realizados, mas não permite, devido à sua redação, que os leitores possam verificar tais informações: as notas simplesmente informam. De acordo com a comunicação cientifica, analise as afirmativas abaixo: I.A comunicação é considerada um trabalho informativo devido ao tempo limitado do relato da informação em eventos científicos e também aos resultados da pesquisa que, muitas vezes, ainda está em andamento. II. A finalidade da comunicação cientifica é comunicar a outras pessoas os frutos de seu saber, de seu aprendizado, de sua atividade. Levar as pessoas a pensarem, fazendo-as perceber as coisas familiares de forma diferente, valendo-se de argumento para influenciar as mentes dos ouvintes. III.O Desenvolvimento da comunicação consiste numa formulação clara e simples do tema da pesquisa. Apresentação do problema e ligeira referência a trabalhos anteriores, relacionados com ele. Inclui: justificativa, objetivos, delimitação, ângulo de abordagem e exposição precisa da ideia central. Tem por objetivo situar o leitor na questão e deixá-lo a par da importância e do método de abordagem. IV.Nesse tipo de apresentação, o assunto estudado ou pesquisado é estruturado na forma de um cartaz para determinadas sessões científicas. A sua apresentação é menos formal que a oral, usamos mais o meio visual e, consequentemente, para muitos é menos intimidatória. Todas as afirmativas estão corretas, exceto:
 I e III
 III e IV
 II e IV
 Apenas a IV
10 - Diferentes dos métodos de abordagem, os métodos de procedimentos (considerados às vezes também em relação às técnicas) são menos abstratos; são etapas da investigação. Assim, os métodos de procedimento, também chamados de específicos ou discretos, estão relacionados com os procedimentos técnicos a serem seguidos pelo pesquisador dentro de determinada área de conhecimento. O(s) método(s) escolhido(s) determinará(ão) os procedimentos a serem utilizados, tanto na coleta de dados e informações quanto na análise. Relacione corretamente a primeira coluna com a segunda: Método experimental Método comparativo Método clinico Método monográfico (  )  Tem como princípio de que o estudo de um caso em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou mesmo de todos os casos semelhantes. Esses casos podem ser indivíduos, instituições, grupos, comunidade etc. Nessa situação, o processo de pesquisa visa a examinar o tema selecionado de modo a observar todos os fatores que o influenciam, analisando-o em todos os seus aspectos. (  ) Tornou-se um dos mais importantes na investigação psicológica, em especial depois dos trabalhos de Freud. Sua contribuição à Psicologia tem sido muito significativa, particularmente no que se refere ao estudo dos determinantes inconscientes do comportamento. No entanto, enfatizamos que o pesquisador que adota este método deve se precaver de muitos cuidados ao propor generalizações, visto que esse método se apoia em casos individuais e envolve experiências subjetivas. (  ) Consiste, especialmente, em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto. Não seria exagero considerar que parte significativa dos conhecimentos obtidos nos últimos três séculos se deve ao emprego do método experimental, que pode ser considerado como o método por excelência das ciências naturais. (  ) Algumas vezes, o método comparativo é visto como mais superficial em relação a outros. No entanto, existem situações em que seus procedimentos são desenvolvidos mediante rigoroso controle e seus resultados proporcionam elevado grau de generalização.
 C-D-A-B
 D-A-C-B
 D-C-A-B
 D-C-B-A
Parte inferior do formulário

Outros materiais