Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO PALPATORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201810408182)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podem ser palpadas as seguintes estruturas na escápula, exceto:
		
	
	Ângulos superior e inferior;
	
	Espinha da escápula e acrômio;
	 
	Fossa subescapular;
	
	Processo coracóide;
	
	Bordas lateral ou axilar e medial ou vertebral;
	Respondido em 11/11/2019 09:32:12
	
Compare com a sua resposta: Epicôndilo lateral. Porque é o ponto de inserção proximal dos músculos extensores do punho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810407816)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tubérculo maior é um dos acidentes ósseos que podemos palpar no úmero proximalmente. Nele, inserem-se três importantes músculos do manguito rotador. São eles:
		
	
	Infraespinhoso, subescapular e redondo maior
	
	Supraespinhoso, infraespinhoso e subescapular
	 
	Supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor
	
	Supraespinhoso, infraespinhoso e redondo maior
	
	Supraespinhoso, redondo maior e redondo menor
	Respondido em 11/11/2019 09:33:14
	
Compare com a sua resposta: DEVE-SE APOIAR O ANTEBRAÇO DO PACIENTE NO COLO DO TERAPEUTA OU NUMA MESA, COLOCÁ-LO EM POSIÇÃO DE PRONAÇÃO, E EM SEGUIDA SOLICITAR AO PACIENTE UMA LEVE FLEXÃO DE COTOVELO. O EXAMINADOR DEVERÁ PALPAR O MÚSCULO BRAQUIAL COM OS DEDOS MEDIAL E LATERALMENTE NO BRAÇO, PINÇANDO O M. BICEPS BRAQUIAL.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810408191)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Músculo subescapular que é um estabilizador do ombro, pode ser palpado:
		
	
	Posicionando a mão logo abaixo da porção posterior do deltóide e resistindo à rotação lateral do braço.
	 
	Posicionando a polpa dos dedos sensitivos na região axilar até a fossa subescapular da escápula e solicitando rotação medial do braço.
	
	Posicionando a polpa dos dedos sensitivos na região axilar até a fossa subescapular da escápula e solicitando rotação lateral do braço.
	
	Localizando a fossa infra espinhal da escápula, três dedos lateralmente, solicitando o movimento de rotação medial do braço contra resistência.
	
	Localizando o ângulo inferior da escápula, três dedos inferiores na borda lateral e solicitando o movimento de rotação medial do braço contra resistência.
	Respondido em 11/11/2019 09:35:16
	
Compare com a sua resposta: Supra espinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810408073)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Músculos que ligam o Membro Superior e Cintura escapular às paredes torácicas anterior e lateral: Peitoral maior, peitoral menor, subclávio, serrátil anterior. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo Peitoral Menor.
		
	
	Paciente em DD ou em pé com o braço a 90°. Fisio - ao lado ou de frente para o paciente. O paciente mantém o braço elevado acima de 90°, o terapeuta posicionará as polpas dos seus dedos próximo às costelas, imediatamente lateral e posteriormente ao bordo ínfero-Iateral do peitoral maior. Pedirá ao paciente para posicionar o cotovelo um pouco para frente e para cima. Esse movimento mantém a escápula contra o tórax sob a ação do serrátil anterior e o terapeuta poderá sentir sua tensão. Poderá também pedir a protração da escapula para perceber seu aumento de tensão. Obs.: A porção inferior é facilmente visualizada e palpável, as porções média e superior são encobertas pelo peitoral maior.
	
	Paciente em DD ou em pé com o braço a 120°. Fisio - ao lado ou de frente para o paciente. O paciente mantém o braço elevado acima de 50°, o terapeuta posicionará as polpas dos seus dedos próximo às costelas, imediatamente lateral e posteriormente ao bordo ínfero-Iateral do peitoral maior. Pedirá ao paciente para posicionar o cotovelo um pouco para frente e para cima. Esse movimento mantém a escápula contra o tórax sob a ação do serrátil anterior e o terapeuta poderá sentir sua tensão. Poderá também pedir a protração da escapula para perceber seu aumento de tensão. Obs.: A porção inferior é facilmente visualizada e palpável, as porções média e superior são encobertas pelo peitoral menor.
	 
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisio - em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 2 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos. (Palpação indireta).
	
	Se a palpação for feita próxima ao ângulo inferior da escápula, a palpação será direta porque nesta região o peitoral menor é superficial.
	
	Paciente em DL, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisio - em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coronoide e os outros nas costelas de 2 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos. (Palpação indireta).
	Respondido em 11/11/2019 09:38:46
	
Compare com a sua resposta: OPÇÃO 1) Paciente em decúbito dorsal, com quadril e o joelho flexionado, o fisioterapeuta fica em pé ao lado do paciente de frente ao seu abdome, coloca-se o polegar sobre o umbigo o dedo médio sobre a espinha ilíaca ântero- superior e o indicador posiciona-se no meio desta linha, na margem lateral do músculo reto do abdome. Solicita-se que o paciente vença a resistência imposta na flexão de quadril na qual identifica-se o músculo psoas. OPÇÃO 2) Paciente em decúbito dorsal, o fisioterapeuta coloca uma resistência manual sobre a testa do paciente, na qual observa uma contração do músculo abdominal. O polegar é colocado sobre o umbigo, o dedo médio sobre a espinha ilíaca ântero- superior e o indicador posiciona-se no meio desta linha, na margem lateral do músculo reto do abdome. A cabeça do paciente deve repousar sobre uma almofada para relaxar a parede abdominal. Solicita-se que o paciente flexione o quadril contra uma resistência imposta, identificando o músculo psoas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810407785)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual o músculo abaixo não pertence ao Manguito Rotador?
		
	
	Músculo Subescapular
	
	Músculo Supraespinhal
	 
	Músculo Redondo Maior
	
	Músculo Infraespinhal
	
	Músculo Redondo Menor
	Respondido em 11/11/2019 09:39:35
	
Compare com a sua resposta: A) origem: crista supracondilar lateral do umero e inserção: processo estilóide do rádio B) Com uma das mãos, o examinador abraça o polegar do paciente e resiste ao movimento de flexão do cotovelo, com o antebraço em posição neutra. Com a mão sensitiva, irá localizar, nos 2/3 proximais do antebraço, o músculo braquiorradial C) flexão do cotovelo e pronação e supinação (extermos)
	1a Questão (Ref.:201810407883)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação do músculos do complexo do ombro, ao palpar a região posterior da escápula, abaixo da espinha da escápula, qual o músculo está sendo avaliado?
		
	 
	Músculo Infra-Espinhal
	
	Músculo Deltóide
	
	Músculo Bíceps Braquial
	
	Músculo Supra - Espinhal
	
	Músculo Trapézio
	Respondido em 11/11/2019 09:44:55
	
Compare com a sua resposta: Espinha da escápula, Angulo superior e inferior, Processo coracóide, margens lateral e medial, acrômio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810407909)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A bursite subdeltóidea aguda é a causa mais freqüente da limitação da mobilidade articular do ombro. Assinale a alternativa correta que descreve a técnica de palpação da Bursa subdeltóideana.
		
	
	Examinador com uma mão sobre o acrômio desliza na direção da cabeça do úmero imediatamente no sentido posterior, através do deltoide.
	 
	Examinador com uma mão sobre o acrômio desliza na direção da cabeça do úmero imediatamente no sentido lateral, através do deltoide.
	
	Examinador com uma mão sobre a cabeça do úmero desliza seu dedo transversalmente ao tubérculo maior, no sentido medial, através do deltoide anterior.
	
	Examinador com uma mão sobre a cabeça do úmero desliza seu dedo transversalmente ao tubérculo maior, no sentido lateral, através do deltoide
	
	Examinadorcom uma mão sobre o processo coracóide desliza na direção da cabeça do úmero imediatamente no sentido lateral através do deltoide anterior.
	Respondido em 11/11/2019 09:45:53
	
Compare com a sua resposta: Infraespinhal
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810407978)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se citar como músculos do ombro deltóide, subescapular, supra-espihoso, infra-espinhoso, redondo menor, redondo maior. A melhor estratégia para palpação do músculo Redondo Maior é:
		
	
	Paciente sentado ou em DD, braço apoiado na região lateral do tronco, cotovelo a 90°. Fisio - em pé, atrás do paciente. O terapeuta colocará a polpa de seus dedos sensitivos na fossa infra-espinhal, logo abaixo da porção posterior do deltóide. Com a outra mão posicionada na face lateral do terço distal do braço do paciente, irá resistir à rotação lateral do braço.
	 
	Posição do paciente e terapeuta semelhante à palpação anterior. O terapeuta localizará seu dedo sensitivo na borda lateral da escapula próximo ao ângulo inferior e pedirá ao paciente que execute rotação medial de úmero. Com sua mão sensitiva palpará o redondo maior, logo acima do grande dorsal, aproximadamente a dois dedos transversos do ângulo inferior da escápula.
	
	Paciente em pé, tronco flexionado à frente, braço pendente, em posição neutra ou em DL, com o braço em flexão e ligeira abdução pelo terapeuta. Fisio - ao lado e atrás do paciente ou à frente do paciente. O terapeuta colocará a polpa de seus dedos na região axilar, à frente do músculo grande dorsal, na direção da superfície costal da escápula, e dorsalmente ao peitoral maior. O paciente fará um movimento de rotação medial do braço, o que evidenciará a tensão do subescapular que será percebida pelos dedos do terapeuta. Obs.: Para se diferenciar da palpação do grande dorsal, pede-se inicialmente para aduzir o braço e resiste-se a esse movimento, o grande dorsal ficará evidenciado na região; após a identificação os dedos deverão ser colocados em sentido ventral.
	
	Paciente sentado, braço em extensão passiva mantida pelo terapeuta ou apoiado no encosto da cadeira. Fisio - em pé ao lado ou atrás do paciente. A palpação se realiza imediatamente caudal ao acrômio, na região mais superior do tubérculo do úmero. Obs.: Quando o braço se encontra pendente, o tendão no seu ponto de inserção fica encoberto pelo acrômio.
	
	Paciente sentado, braço ao longo do corpo, cabeça inclinada para o mesmo lado da palpação, para promover um relaxamento do músculo trapézio. Fisio - atrás do paciente, com uma das mãos na região lateral e terço distal do braço do paciente. O terapeuta pedirá ao paciente para abduzir o braço a 20° aproximadamente, impondo resistência a esse movimento. A mão sensitiva estará posicionada na fossa supra-espinhal em sua porção medial.
	Respondido em 11/11/2019 09:47:13
	
Compare com a sua resposta: Terapeuta posiciona-se por trás do paciente, colocando suas mãos espalmadas nas cristas ilíacas, lateraliza os polegares em direção ao processo espinhoso de L4, logo abaixo encontrará o processo espinhoso de L5.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810407708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O manguito rotador é um dos principais grupos estabilizadores do complexo articular do ombro. A lesão em dos seus tendões pode levar a incapacidade de elevar o braço e á perda da estabilidade articular. Dos 4 músculos que compõe o grupo, qual deles tem a inserção no tubérculo menor do úmero e tem a ação de rotação medial?
		
	
	Bíceps braquial
	 
	Subescapular
	
	Infraespinal
	
	Supraespinal
	
	Redondo menor
	Respondido em 11/11/2019 09:48:07
	
Compare com a sua resposta: Antebraço em posição neutra, solicita flexão do cotovelo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810407811)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas na escápula do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
		
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, fossa subescapular.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, cavidade glenóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa supraespinhal, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa infra espinhal, acrômio e processo coracóide.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, acrômio e processo coracóide.
	Respondido em 11/11/2019 09:49:16
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá trazer tres exemplos e sua palpação, entre eles: extensor longo do polegar, extensor curto do polegar, abdutor longo do polegar, processo estilóide do rádio, ossos do carpo - escafóide....

Outros materiais