Buscar

atividade50783_270320041708

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 1/aulas 1;2;3;4 
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFª: Me. VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA
NOME:NÁDIA FABIANY AGUILERA__ RGM: 053.12417__
1. Leia os textos disponíveis em material de aula_arquivo e faça um paralelo entre os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em relação aos conteúdos de Matemática do 1º ao 5º ano, focando as principais mudanças nas seguintes unidades temáticas:
1ª Álgebra:8
 A álgebra estava contemplada no bloco de números e operações, trazendo como principais conteúdos a utilização de representações algébricas para expressar generalizações sobre propriedades das operações aritméticas e regularidades observadas em sequências numéricas, a partir do sétimo ano anterior ou posterior das habilidades do pensamento algébrico. 
 Agora álgebra compõe um dos cinco eixos temáticos apresentados pela base, há um foco de pensamento algébrico e nas operações algébricas especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, os conteúdos se relacionam a percepção e ao estabelecimento de padrões e regularidade, as propriedades das operações e o sinal de igualdade, as ideias de proporcionalidade e equivalência entre outros.
2ª Geometria
 O eixo era representado com a denominação de Espaço e Forma e era
focada na geometria clássica, não havia qualquer ênfase às aplicações e relações da geometria com o espaço vivenciado pelos alunos.
 Os conteúdos relativos a geometria clássica continuam presentes, mas há uma ênfase na geometria das transformações, desde as séries iniciais até as finais do ensino fundamental, alguns conteúdos passam a ser tratados nas séries iniciais(plano cartesiano, simetria e semelhança, entram a partir do quinto ano).Além disso, a base sugere o desenvolvimento de habilidades como identificar movimentações de pessoas e objetos no espaço e suas representações no plano, algo que não aparecia nos PCNs.
.
3ª Números
 Componha o eixo de números e operações, desmembrando na proposta da BNCC, englobava toda a parte de álgebra e propriedades operatórias deixando de focar especificamente nos significados dos entes numéricos e das operações, a estrutura de ampliação gradativa dos conjuntos já existía, mas, com menos foco na construção dos números, inteiros como compostos por fatores primos, frações com relações de inteiros em diversos significados e reais como referências aos pontos da reta.
 A proposta é que o aluno perceba a existência de diversas categorias numéricas e compreenda os diferentes significados das operações matemáticas, sendo capaz de construir estratégias de cálculo, de cabeça, sem necessariamente escrever os algorítimos, assim para fazer uma adição ele precisa saber o que significa adicionar números, que e preciso somar unidades com unidades, dezenas com dezenas, conhecer alguns resultados de cor.
4ª Grandezas e Medidas
 Não passou por nenhuma mudança em relação a sua denominação, em relação ao conteúdo o eixo temático não incluía com tanta ênfase as medidas não convencionais essenciais para a compreensão global do conceito de medidas e de suas aplicações no contexto social.
 As noções de comprimento, massa, capacidade, a área e temperatura estão locadas desde os anos iniciais, a ideia de volume,(grandezas associadas a sólidos geométricos), é introduzida a partir do quinto ano.
5ª Probabilidade e Estatística
 Eixo anteriormente chamado de tratamento da informação, era mais voltado para análise e interpretação de resultados estatísticos, apresentados em gráficos e tabelas, medidas de tendências central e a dispersão.
 A ênfase está na pesquisa para a coleta, organização e comunicação de dados em tabelas, gráficos e quadros, desde os anos iniciais, os estudos das medidas estatísticas é voltado mais para sua interpretação do que para o calculo.
 Há também uma atenção á relação entre a probabilidade clássica e a frequência a interpretação e a colaboração de gráficos mais complexo, que antes acontecia apenas no ensino médio, já é tradada como objetivo de conhecimento a partir do 6º ano.
2. Com a implantação da BNCC o ensino de Matemática no EF1 (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) passa por mudanças significativas. Dê a sua opinião se essas mudanças podem contribuir para facilitar o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. (6 a 10 linhas).
 A BNCC traz um destaque na necessidade de se ter um compromisso com o letramento matemático, na perspectiva de se ver um ensino da matemática por outro ângulo, tirando o professor de detentor do conhecimento e colocando o aluno como protagonista na construção de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões, os jogos e brincadeiras ocupam um lugar de destaque no que se refere em aprendizagem em geral especificamente na matemática podendo o professor usar desse artifício para facilitar e ampliar a construção de conhecimento significativo.
3. De acordo com os conteúdos da aula 2 sobre a origem dos números, qual foi a necessidade que levou à necessidade de estabelecer um parâmetro de valor dos objetos? (4 a 6 linhas).
 As novas maneiras de viver foram surgindo e as mudanças que ocorreram na vida do homem, tais como, a criação de animais, a dedicação a agricultura, a construção de moradias, levaram à necessidade de estabelecer um parâmetro de valor dos objetos.
4. Leia o trecho a seguir:
 “A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e tem-se desenvolvido a partir dos problemas que o homem encontra. Dessa forma, a essência da Matemática é a resolução de problemas. Por este motivo para o seu ensino não basta só conhecer, é necessário ter criatividade, fazer com que os alunos participem das resoluções” (Ariana Bezerra de Souza).
Cite, no mínimo, cinco dificuldades que o professor enfrenta para ensinar resolução de problemas em sala de aula.
Fica a seu critério, entrevistar ou não, um professor dos anos iniciais do ensino fundamental.
 Para os alunos a matemática ainda representa um bicho de sete cabeças, as vezes o conteúdo nem foi introduzido mas só de saber que se trata de uma aula de matemática eles já se sentem incapaz, é está a palavra para resumir, eu sou professora em uma extensão rural na qual é multianual, então vou falar por experiência própria:
1: Uma das dificuldades é quando o aluno não faz uso de uma boa leitura, assim ele se perde no problema e não consegue interpretar para resolver.
2: Fazer com que o aluno concentrar se na história do problema, para que ele compreenda qual operação será aplicada.
3: Conseguir fazer com que o aluno se identifique com aquele problema, e que vai ser importante no futuro em seu cotidiano identificar e encontrar soluções nas operações matemáticas.
4: Materiais lúdicos, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos alunos, fazer com que eles assimilem a história contada no problema com números e símbolos gráficos.
5: Um outro fator que dificulta o trabalho do professor é a falta de comprometimento da família, uma vez que matemática não é uma matéria decorativa e sim uma ciência na qual o aluno precisa aprender e compreender, para que o processo da aprendizagem se solidifique com a prática dos exercícios diários, muitas vezes nós professores acabamos não recebendo essa devolutiva dos pais, por questão social econômica de escolaridade ou pelo simples fato de achar que a obrigação de ensinar cabe apenas ao professor.
.
5. Dadas as operações, escreva o nome dos termos, conforme a aula 4 do guia de estudos:
a) 36+4=40
36 ___parcela___ 4 __parcela_____________ 40 _soma ou total______
b) 86-28=58
86 ___minuendo___ 28 _subtraendo_______ 58_resto ou diferença______
c) 32x5= 160
32 ___multiplicando ______ 5 __multiplicador_____ 160 ___produto_____
d) 28:4=7
28 _____dividendo___ 4 ___divisor_____ 7 _________quociente___
0 __resto_____
Obs: todos os textos devem ser de sua autoria

Outros materiais