Buscar

Questão Indígena no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		No que diz respeito à demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios podemos afirmar que:
I - Terra Indígena (TI) é uma porção do território nacional, de propriedade da União, habitada por um ou mais povos indígenas, por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas
II - Terra Indígena é uma porção  imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessária à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
III - Por se tratar de um bem da União, a terra indígena é inalienável e indisponível, e os direitos sobre ela são imprescritíveis. 
	
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas II está correta.
	
	
	Apenas III está correta.
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas I está correta.
	
Explicação:
Sobre as terras indígenas podemos definí-las como: porção do território nacional, de propriedade da União, habitada por um ou mais povos indígenas, por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas. Éuma porção  imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessária à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Por se tratar de um bem da União, a terra indígena é inalienável e indisponível, e os direitos sobre ela são imprescritíveis. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Baseados em seus estudos sobre a chamada "questão indígena" no Brasil do final do século XIX e do século XX, marque a alternativa abaixo correta.
	
	
	
	d) A Fundação nacional do Índio (FUNAI), criada em 1967, teve como principal objetivo era servir como tutora dos índios brasileiros e tal instituição representou uma mudança no padrão de relacionamento entre indígenas e o Estado brasileiro uma vez que os primeiros passaram a direcionar as políticas públicas voltadas às suas demandas.
	
	
	e) A política estatal de demarcar as terras indígenas tem sido uma solução eficiente para os problemas dos nativos brasileiros e o processo de para uma terra ser reconhecida e demarcada como indígena requer um acordo entre os nativos e os funcionários de Estado.
	
	
	c) Antropólogos importantes como Heloísa Alberto Torres, Darcy Ribeiro, Roberto Cardoso de Oliveira, Eduardo Galvão fizeram parte do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e trabalharam para estimular a integração dos índios à sociedade nacional.
	
	
	a) A partir da proibição da lei portuguesa que proibiu a escravização dos nativos dos brasileiros em 1570, os indígenas passaram a viver de forma autônoma e paralela à história do Brasil, situação que mudou a partir do século XX e das viagens dos chamados "sertanistas".
	
	
	b) O militar Cândido Rondon foi um dos organizadores do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), órgão fundado em 1910, e essa instituição federal tinha como meta proteger os índios frente à escravização que estava ocorrendo no norte do país e a promoção à integração dos nativos, a fim de torna-los um proletário rural ou urbano.
	
Explicação:
O equívoco da alternativa A está no fato da ideia que os indígenas permaneceram autônomos e paralelos. Na verdade, os nativos permaneceram agentes ativos da sociedade brasileira através de movimentos políticos, trabalhando em iniciativas como o extrativismo vegetal e no pensamento dos românticos. O equívoco da alternativa C: os antropólogos citados criticaram a postura de SPI de buscar a integração dos índios ao modo de vida ocidental. O equívoco da alternativa D: FUNAI manteve a política tradicional do estado brasileiro de manter uma tutela autoritária e com pouco diálogo com as comunidades nativas. O equívoco da alternativa E: o o processo de para uma terra ser reconhecida e demarcada como indígena é longo e cheia de tramites burocráticos. Além disso, interesses do empresariado rural se fazem valer para dificultar tal processo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre a influência das culturas afro-descendente e indígena na composição atual da sociedade brasileira, é correto afirmar:
	
	
	
	Que ambas foram completamente aniquiladas e completamente apagadas do nosso registro histórico.
	
	
	Que estas culturas permanecem muito presentes em nossa composição atual. Podendo estas serem notadas em hábitos culinários, lingüísticos, religiosos, bem como outras formas culturais.
	
	
	Que a indígena está presente apenas em nomes de ruas, bairros e cidades e que a africana exclusivamente na música e nas danças.
	
	
	Que a cultura afro-descendente marca com sua influência a nossa sociedade, enquanto a indígena desapareceu completamente.
	
	
	Que a cultura indígena marca com sua influencia a nossa sociedade, enquanto a afro-descendente desapareceu completamente.
	
Explicação:
O aluno deverá demonstrar que conhece as contribuições culturais dos indígenas e dos afro-descendentes para a cultura brasileira.
O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas
Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.
A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
 
A bagagem cultural africana marcou profundamente nossa história, além do óbvio, conta Costa e Silva. ¿Devemos aos africanos a forma de construir a casa rústica; importantes técnicas agrícolas e pecuárias; as forjas de ferro; a maneira de peneirar o ouro nos garimpos; o modo de nos comportarmos, de gostar da rua. A influência é rural e urbana. Recebemos milhares de africanos de regiões diferentes, em períodos distintos, e cada povo deixou um legado. O povo da Alta Guiné tinha a cultura do arroz, e quando foi trazido para o Maranhão, deixou lá essa marca. O forte na Costa do Benin era o inhame, o dendê e a malagueta, e como eles vieram para a Bahia, o dendê se tornou uma marca da região. Cabe destacar também que a influência foi recíproca, pois o povo africano herdou de nós a mandioca, a batata-doce, o caju e o abacaxi. Na música temos o samba, o maracatu, o frevo¿
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assinale a opção que indica corretamente quais foram os principais motivos que levaram à extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1967, dando lugar à Fundação Nacional do Índio (FUNAI):
I - Má gestão e  falta de recursos
II - corrupção funcional e vulnerabilidade do órgão.
III - A necessidade de uma renovação nos quadros burocráticos do Estado.
IV - necessidade de um órgão mais enérgico para implantar as políticas indigienistas.
	
	
	
	Apenas I e II estão corretas. 
	
	
	Apenas III e IV estão corretas. 
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas II e III estão corretas. 
	
	
	Apenas II, III e IV estão corretas. 
	
Explicação:
O SPI foi extinto no ano de 1967 e substituído pela FUNAI. Os motivos que teriam levado a esta extinção são; falta de recursos, mau gerenciamento dos recursos existentes, fragilidade do órgão e ainda, mudança na política em relação aos indígenas, eliminando a prática de assimilação cultural.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O SPI (Serviço de Proteção ao Índio) fez o trabalho inicial em relação ao modelo de proteção aos indígenas. Um dos nomes que aparece como destaque neste período é: 
	
	
	
	Rui Sabino.
	
	
	General Rondon.
	
	
	Noel Nutels.
	
	
	Roberto da Matta.
	
	
	Darci Ribeiro.
	
Explicação:
Um dos principais nomes do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) em seus primeiros tempos era o General Rondon. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Podemos dizer que a influência da cultura indígena pode ser percebidade forma mais claro em algumas regiões do Brasil, como por exemplo:
	
	
	
	o norte e o centro-oeste.
	
	
	o centro-oeste e o sudeste.
	
	
	o norte e o sul.
	
	
	o norte e o nordeste.
	
	
	o sul e o sudeste.
	
Explicação:
A população indígena, ao longo da colonização, tendeu a migrar para áreas mais interiorizadas com o propósito de escapar do assédio europeu. Desta forma, as regiões Centro-Oeste e Norte mantiveram mais traços e costumes indígenas em comparação com as demais.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No tocante a questão indígena, a Constituição Brasileira propôs diversas inovações, dentre as quais podemos citar:
	
	
	
	A escolha aleatória de terras para a demarcação das reservas indígenas.
	
	
	A inserção do índio no mercado de trabalho.
	
	
	A obrigatoriedade do ensino religioso nas terras indígenas
	
	
	O reconhecimento da diversidade cultural indígena e do direito a preservação de suas tradições.
	
	
	A demarcação de terras indígenas desconsiderando as regiões originais que as tribos habitavam.
	
Explicação:
A Constituição reconheceu que os grupos indígenas são diversos entre si e que possuem características culturais que necessitam ser sistematicamente mantidas e preservadas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O movimento negro tem atuado de forma decisiva no debate das questões raciais brasileiras. Ainda que pesquisas acadêmicas já apontassem para a existência de preconceito racial na sociedade, coube ao movimento negro:
	
	
	
	Defender o princípio da democracia racial, exposto por Gilberto Freyre.
	
	
	Estimular as pesquisas acadêmicas sobre o assunto, restringindo a questão racial ao debate nesta esfera.
	
	
	Rejeitar as politicas afirmativas, o que tem levado a extinção das politicas de cotas.
	
	
	Propor a ampliação das cotas, não somente raciais, mas também por gênero.
	
	
	O papel de ampliar esta discussão, trazendo estas questões para a esfera publica que se traduziriam na pressão pelas leis contra as praticas racistas.
	
Explicação:
Como pode ser visto em nossa aula teletransmitida e também no slide 3 da aula 8, o Movimento Negro busca uma forma de denunciar as práticas racistas e pressionar o poder público para proteger aqueles que são vítimas dessa realidade social brasileira.

Outros materiais