A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Atividade 2 Conteúdo e Metod do Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do EF

Pré-visualização | Página 1 de 1

’
ATIVIDADE AVALIATIVA 2/aulas 5;6;7;8 
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFª: Me. VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA
NOME: _Daiana krug Beck______________ RGM: ___05318924_________
1. Para trabalhar com jogos em qualquer nível de ensino é necessário traçar os objetivos que almeja alcançar, para não configurar um momento de brincadeira somente ou ficar sem significado. Escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre o uso de jogos no ensino de Matemática.
Os jogos são ações que possuem sentindo funcional, fazendo com que a criança pratique a repetição, o que pode ser explicado nas demais atividades. 
Para que os jogos tenham valor didático, o docente precisa saber para que está sendo realizada essa atividade, bem como nas outras. Os jogos na matemática, funcionam como aprendizagem em qualquer faixa etária, pois fazem com que desperte interesse e motivação para aprendizagem do conteúdo. Os alunos têm a oportunidade de aprender de forma divertida, com o uso do lúdico na sala de aula. Desenvolve habilidades, estimula o raciocínio, colaborando e preparando o aluno para o cotidiano. Contribuem também para a socialização, comunicação, respeito. Porém, devemos levar em conta, que os jogos precisam estar de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula.
2. Os materiais manipuláveis consistem em um importante recurso didático que o professor pode utilizar em sala de aula. Escreva um texto de 10 a 15 linhas que relate a importância de utilizar recursos didáticos nas aulas de Matemática.
O uso de materiais concretos, facilita bastante o ensino e aprendizagem de matemática. Os recursos que o professor tem à sua disposição, faz a diferença no seu desempenho. A escola deve disponibilizar alternativas metodológicas para os professores, bem como espaços para a realização das práticas de ensino. Além dos espaços dentro da escola, que podem ser laboratórios ou outros espaços adequados, o professor também deve ter uma boa formação pedagógica e matemática, para que possa proporcionar um ensino de qualidade aos alunos.
Com a utilização de recursos didáticos, a matemática, além de se tornar mais acessível, pode se tornar mais compreensiva. Dessa forma, os alunos podem encarar a disciplina e os conteúdos de forma mais fácil, aprendendo de maneira divertida.
3. Tanto o estudo de frações quanto o ensino de números decimais (ambos consistem em conteúdos iguais), devem ser apresentados por meio de material concreto. Cite dois tipos de recursos que podem ser utilizados para facilitar o ensino e a aprendizagem desse conteúdo.
Ábaco 
É feito com arames, dispostos horizontalmente ou verticalmente, com objetos circulares (rodelas). A utilização desse material tem contribuído muito no ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal. 
Tangram
Esse material é de origem chinesa, formado por 7 peças. Com ele podemos explorar conteúdos matemáticos como: perímetros, áreas, ângulos, simetria, etc. Na educação infantil, o Tangram pode ser usados para formar figuras, com o auxílio. 
4. O professor pode liberar o uso de calculadora no ensino fundamental desde que elabore situações didáticas com objetivos claros. Verifique na aula 8 do material de aulas, exemplos de atividades que incentivam o cálculo mental e elabore duas atividades diferentes que podem ser aplicadas do 1º ao 5º ano.
Atividade 1: Problema matemático:
Pedro ganhou 123 figurinhas, seu amigo Pablo ganhou o dobro de figurinhas. Sendo que para completar o álbum, precisavam de 150 figurinhas.
Quantas figurinhas Pablo ganhou?
Quantos figurinhas os dois tem no total?
Quantas figurinhas faltavam para cada um completar seu álbum? 
Atividade 2: Os alunos irão sentar em duplas, utilizaremos os seguintes recursos:
Cédula que nós confeccionaremos e sucatas. A atividade será brincar de mercadinho, acontecera da seguinte forma: Na dupla um dos alunos será o cliente e outro será o caixa do estabelecimento. Os produtos estarão etiquetados com os seus devidos valores, um aluno realiza a compra, o outro faz a soma dos produtos, chegando ao valor final. O comprador deverá saber qual o valor correspondente a ser pago e o outro deverá saber quanto deve dar de troco.
 Objetivo: Chegar a soma das compras usando raciocínio, incentivando o cálculo mental e em seguida poderá ser usada a calculadora para conferir o valor final.
5. Assim como a Matemática, a Geometria também faz parte do cotidiano da criança, por isso o (a) professor (a) pode aproveitar elementos encontrados tanto na natureza, quanto no ambiente em que vive a criança vive e relacioná-los com os conteúdos geométricos. Leia o conteúdo da aula 6 e elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre o abandono do ensino de Geometria no Brasil.
A geometria, assim com a matemática faz parte do cotidiano. Contribui para o ensino e aprendizagem dos números e medidas. Pode ser trabalhado também através da arte.
As principais causas para o abandono da geometria foi a deficiência no ensino da mesma para a formação dos professores de matemática. Não tinha a disciplina nos livros didáticos. Entendemos então, que o professor de fato não tinha como ensinar, transmitir um conteúdo o qual ele não aprendeu. Pois para ensinar, é preciso dominar o conteúdo. Isso poderia gerar muitas consequências para as futuras gerações.
A realidade do abandono da geometria, está mudando, pois foram dados importantes passos a favor do ensino da disciplina na educação básica. Isso se dá pelo fato de estarem sendo reestruturados os livros didáticos, que muitas vezes é um dos únicos recursos utilizado pelos professores.